A telha ondulada transparente é boa opção para o telhado?

A telha ondulada transparente é uma solução arquitetônica moderna para incluir a iluminação natural em projetos de arquitetura modernos e inteligentes.

Foto de um prédio com telha ondulada transparente

Fabricada de policarbonato — um polímero derivado do carbono – ela é extremamente bonita, resistente e durável, por isso, seu uso tem aumentado bastante.

Entenda como esse modelo de telha pode ser um recurso viável para beneficiar o seu projeto. Continue lendo!

Características da telha ondulada transparente

Fabricada a partir de um termoplástico derivado do petróleo, o policarbonato, a telha ondulada transparente é um material de construção extremamente versátil, que pode ser encontrado nas versões translúcida e opaca. Esse tipo de telha é a escolha ideal para projetos inovadores, que privilegiam a luz natural, uma vez que ela apresenta transparência superior a 90%.

Detalhe da telha ondulada transparente

A telha transparente ondulada é muito resistente250 vezes mais forte que o vidro e 40 vezes mais que o acrílico. Além disso, ela é um muito durável, o que equivale a dizer que mesmo após muitos anos de uso, se mantém como nova, ao contrário das telhas de PET ou de vidro que exigem limpeza e substituições frequentes, pois se tornam opacas com o passar dos anos.

Benefícios da telha ondulada transparente

Pouca necessidade de manutenção

A telha ondulada transparente é extremamente leve — ela tem 1/4 do peso de uma telha de vidro — o que permite a construção do telhado com uma estrutura de madeira pouco robusta.

Esse modelo de telha é praticamente inquebrável não desbota ou descasca com o passar dos anos, o que garante que os gastos com manutenção ou reposição sejam mínimos.

Permite o uso da luz natural

A telha ondulada translúcida permite que um projeto arquitetônico usufrua de todos os benefícios da iluminação natural.

A transparência do material permite uma conexão visual dos moradores com espaço ao redor. Além disso, casas mais bem iluminadas são menos dependentes da iluminação elétrica, o que proporciona economiza de energia. De fato, a iluminação natural pode reduzir o consumo de energia em até 80%! Incrível, não é mesmo?

Além disso, um projeto arquitetônico que utiliza a telha ondulada transparente permite que a luz do Sol aqueça naturalmente o ambiente, mesmo nos meses mais frios do ano, tornando o espaço mais acolhedor.

A iluminação natural estimula o bem-estar — é sabido que realizar atividades à luz do dia, mesmo que por um curto período, previne a depressão e nos torna mais alertas.

Quando comparada à iluminação artificial, a iluminação natural reduz o cansaço visual e aumenta a acuracidade, permitindo enxergar com maior nitidez, aspecto de fundamental importância em ambientes dedicados ao estudo ou ao trabalho, como escritórios e salas de leitura.

Também é importante observar que o policarbonato é um filtro ultravioleta natural, isso significa que todos os moradores da casa estarão protegidos dos raios solares nocivos, mesmo nos períodos mais quentes do dia.

 

A telha ondulada transparente expande ambientes

Varandas, decks, pátios, e áreas de lazer cobertos com a telha ondulada transparente acrescentam espaço extra a uma casa, permitindo que os moradores desfrutem de uma área externa mesmo nos dias de chuva.

Edícula com telha ondula transparente

O uso da iluminação natural pode tornar os espaços mais amplos, mais convidativos e aconchegantes. Além disso, espaços naturalmente iluminados agregam valor ao projeto, uma vez que tornam o imóvel muito mais bonito.

Dá resistência ao telhado

Ao contrário do vidro, o policarbonato pode suportar impactos provenientes de tempestades ou granizos, sem quebrar ou ficar danificado.

Essa característica torna a telha ondulada transparente ideal para casas de famílias numerosas e cheias de crianças que adoram brincar. Telhados de vidro correm o risco de quebrar em dias de chuva ou caso algum objeto caia sobre a cobertura, o que pode acabar machucando os moradores ou danificando os seus objetos pessoais.

Isolamento termoacústico

A telha ondulada transparente oferece bom isolamento termoacústico aos ambientes, o que permite a construção de espaços que, além de bonitos e bem iluminados, podem ser dedicados a atividades específicas, como leitura ou relaxamento.

Instalação rápida

Foto de um projeto de casa sustentável com telhas transparentes onduladas

Outra vantagem significativa de tipo de telha é que ela pode ser instalada com relativa rapidez. Sua montagem é simples, uma vez que o material é leve e muito resistente.

Já uma cobertura de vidro de um telhado do mesmo tamanho exige muito mais tempo e esforço para ser instalada. Além disso, alguns acidentes podem ocorrer durante o processo, exigindo a reposição das telhas quebradas.

Escolher a telha ideal para o projeto de construção ou reforma do seu telhado é a melhor maneira de evitar transtornos e prejuízos com a cobertura.

Avalie se a telha ondulada transparente atende às características e necessidades do seu projeto.

Agora que você já sabe os motivos que tornam a telha ondulada transparente uma boa opção para o seu projeto, conheça 9 materiais inovadores para construir uma casa sustentável.

2 Respostas
  1. Maurício Bianchini

    Poderiam melhorar a visualização da telha. Ideal fotos isoladas bem próxima de uma telha de modo que tenha cor e tamanho próximos da realidade.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Maurício

      Obrigada pela observação, estamos trabalhando para melhorar.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

      Equipe Coberturas Leves

Deixe um comentário