Vantagens da Telha Ecológica sobre outros 5 tipos de telhas

A telha ecológica é uma solução diante da crescente necessidade de aliar pesquisa, desenvolvimento e tecnologia à funcionalidade das edificações na construção civil, a favor da sustentabilidade.

Atualmente, o setor residencial consome cerca de 40% de toda a energia de uma cidade, mais energia do que o setor industrial (32%) ou de transporte (28%). Isso significa que essas construções são responsáveis por quase metade das emissões de carbono do planeta.

Felizmente, o segmento de construção ecológica está em franco crescimento no Brasil e no mundo, fazendo uso de materiais de construção sustentável, como a telha ecológica.

Vantagens da Telha Ecológica sobre outros 5 tipos de telhas

Fabricada com fibras de papel reciclado ou fibras naturais, esse tipo de telha contribui com o meio ambiente ao reutilizar materiais. Alguns modelos também são fabricados a partir de garrafas PET e embalagens Tetra-Pak que, quando descartadas, poluem o meio ambiente.

Além de ser ecologicamente correta, a telha ecológica oferece várias vantagens quando comparada aos tipos de telhas mais comuns do mercado. Descubra:

1. Telha ecológica x Telha de zinco

A qualidade do ambiente interno de uma construção depende das condições climáticas do espaço e de como essas condições afetam os ocupantes da edificação. Essas condições incluem iluminação, ergonomia, qualidade do ar e principalmente a sensação térmica no local.

Um dos tipos de telhado bastante utilizados no brasil, o telhado galvanizado, também conhecido como telhado de zinco, é durável e muito resistente à corrosão atmosférica. No entanto, ele reproduz o barulho da chuva, do vento e não é eficiente sobre o ponto de vista térmico.

Sabemos que a boa qualidade do ambiente interno protege a saúde dos moradores e usuários de uma edificação, reduz o estresse e melhora a sua qualidade de vida. As telhas ecológicas são feitas de materiais que tornam o ambiente agradável sob o ponto de vista térmico, colaborando nesse sentido.

2. Telha ecológica x Telha de fibrocimento

A telha ecológica não é fabricada com produtos nocivos à saúde ou que possam liberar materiais tóxicos no ambiente. Já, a telha de fibrocimento, pode ser insalubre.

A famosa telha de amianto é um produto de baixo custo que, geralmente, não tem durabilidade. Além disso, embora o amianto seja uma fonte eficaz de isolamento, ele é extremamente perigoso para a saúde. Quando inalada ou ingerida, essa substância pode causar sérios problemas de saúde, como cicatrizes nos pulmões, asbestose e até câncer.

3. Telha ecológica x Telha de concreto

Estima-se que a construção civil seja responsável por 38,1% das emissões de dióxido de carbono do país. No entanto, esse número pode ser reduzido com a ampliação da arquitetura ambientalmente responsável e de um bom planejamento urbano.

A produção de concreto responde por grande parte da emissão de gases de efeito estufa despejados anualmente na atmosfera, respondendo por aproximadamente 5% da produção antropogênica global de CO2. Nos últimos anos, foram usados aproximadamente mais de três milhões de toneladas desse material na indústria da construção – cada tonelada de concreto produzido despeja a mesma quantidade de CO2 na atmosfera. Assim, ao optar por uma telha de concreto para o seu projeto, você está contribuindo com o aquecimento do planeta.

Por outro lado, a produção da telha ecológica não produz resíduos e não emite gazes de efeito estufa uma vez que ela é fabricada com materiais renováveis, como a fibra vegetal, reutilizando também materiais recicláveis, como a garrafa PET.

 

4. Telha ecológica x Telha de cerâmica

A telha cerâmica é durável e está disponível em uma ampla gama de estilos e cores. Os modelos mais tradicionais dessa telha têm o aspeto de meio cilindro instalado em duas camadas. Esse tipo de cobertura é durável e funcional, mas a instalação em duas camadas exige muito material e leva bastante tempo.

Além disso, esse tipo de cobertura requer uma estrutura de suporte robusta – mesmo as telhas cerâmicas mais leves do mercado demandam muita madeira para telhado.

a telha ecológica é leve, pesa menos da metade de uma telha cerâmica, o que permite uma construção mais rápida, usando menor quantidade de madeira.

5. Telha ecológica x Telha de vidro

Um benefício surpreendente da telha de vidro é a sua eficiência energética, uma vez que um espaço com essa cobertura é menos dependente de luz artificial. Comparado a um telhado tradicional, a telha de vidro também proporciona isolamento térmico e acústico eficiente.

No entanto, a telha de vidro exige manutenção frequente para  não criar limo ou acumular sujeira, o que compromete sobremaneira o visual da cobertura.

Ao contrário da telha de vidro, a telha ecológica é muito resistente, além de ser impermeável, pois é protegida por resina. Assim, diferentemente dos telhados feitos de vidro, que podem sofrer com o tempo úmido, permitir vazamentos ou exigir reparos periódicos, a telha ecológica tem excelente durabilidade.

Ao reduzir o uso de fontes de energia que poluem o meio ambiente, os materiais de construção sustentáveis, como as telhas ecológicas, contribuem para manter a qualidade do ar e para diminuir o ritmo das mudanças climáticas no planeta. Assim, a telha ecológica é uma opção vantajosa para a qualidade, desempenho e design de um projeto, colaborando para a redução de danos ao meio ambiente.

Agora que você já conhece as vantagens da telha ecológica comparada a outros tipos de telhas, leia também nosso artigo sobre outros tipos de materiais de construção sustentável.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

    Fiquei meio cabrero de colocar a telha de aluzinco 😕 será que a ecológica é melhor então? Me ajude
    Ecológica ou zinco

      Olá José Carlos

      A Ecológica com certeza é uma ótima opção!

      Equipe Coberturas Leves

    Qual o tempo de durabilidade da telha ecológica?

      Olá Cristiana.

      As telhas Onduline tem vida útil de aproximadamente 25 anos, desde que respeitadas todas as recomendações de instalação e manutenção.

      Obrigado pelo interesse!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.