Umidade em casa? Descubra as principais causas e como solucionar

Você conhece os perigos para a saúde que a umidade em casa pode causar e como a manutenção de telhados é uma ótima forma de evitar esse problema? O mofo pode aparecer em qualquer lugar dentro das residências, como em roupas, comida, papel, parede etc. Ele pode causar alérgenos e irritantes, que podem comprometer a saúde dos moradores.

A umidade é a grande culpada pelo surgimento de mofo e bolor dentro das casas. Por isso, é muito importante certificar que o seu imóvel está seguro contra as infiltrações e outros causas — como as goteiras em seu telhado — que podem comprometer a saúde da sua família e a estrutura do seu lar .

Pensando nisso, separamos neste texto algumas informações relevantes sobre as principais causas de umidade em casa e como solucioná-las!

Considere a qualidade das suas telhas

O telhado é uma parte fundamental de qualquer casa. Por isso, a sua qualidade deve ser superior para assegurar que nenhuma infiltração ocorra em sua residência. Acontece que a umidade pode prejudicar o madeiramento da cobertura, aumentando a possibilidade de apodrecimento, desnível e outros problemas causados pela água.

Essas avarias estruturais comprometem a segurança do seu imóvel, principalmente se não for realizada uma manutenção periódica no telhado da casa. Ao comprar uma telha de qualidade para compor a sua cobertura, é possível minimizar o risco de passar por problemas de infiltrações e goteiras que são provocados pela entrada de água da chuva no forro da residência.

Faça uma manutenção de telhado periodicamente em sua casa

Não existe um tempo determinado para que os materiais do telhado da sua casa se deteriorem. A qualidade deles é um fator que pesa nesse momento, garantindo uma longevidade para que a madeira e as telhas durem o máximo possível. Mesmo assim, é essencial realizar uma manutenção da cobertura periódica.

Por isso, é recomendável que anualmente você faça uma inspeção sobre a atual condição dos materiais, verificando se existem telhas quebradas, rachadas ou deslocada. Acontece que muitas pessoas deixam para realizar esse trabalho quando o telhado já está no fim de sua vida útil. A prevenção é um meio de prolongar esse tempo, providenciando maior segurança para os moradores e evitar a umidade em casa.

Encontre o melhor período para realizar a manutenção de telhados

Mesmo entendendo a importância de realizar uma manutenção no telhado de sua casa, é essencial definir um período para isso, já que esse serviço leva um tempo considerável. Por isso, procure começar as obras com, pelo menos, 1 mês de antecedência.

Além disso, é muito importante levar em consideração a época do ano em que você pretende realizar esse serviço em sua casa. Existem estações do ano em que o período de chuva é constante, impossibilitando que você realize uma manutenção em sua cobertura.

Por isso, o inverno é uma das melhores épocas para realizar a manutenção do seu telhado, evitando que a chuva atrapalhe a obra e que a umidade danifique a sua residência.

Projete a drenagem das calhas

A drenagem de água dos telhados pelas calhas é essencial para evitar o acúmulo na cobertura, possibilitando que ela seja levada para o chão. Por isso, é muito importante que o planejamento de como elas serão projetadas, garantindo que a drenagem seja adequada e evitando os danos causados na estrutura devido ao excesso de peso da água.

Além disso, você deve fazer uma limpeza periódica em toda a extensão das calhas, em especial na saída delas. O entupimento faz com que a água transborde, retornando para o telhado e causando a umidade em casa.

Tenha cuidado com a infiltração pelo solo

Quando o solo ao redor de uma residência não tem a inclinação ideal para afastar a água, ela acaba se infiltrando pelo piso e pelas paredes. Acontece que a umidade do solo atinge o baldrame e sobe pela alvenaria, atingindo a altura de até 1 metro.

Geralmente esse tipo de infiltração é ascendente, apresentando manchas no interior e exterior da casa. Por dentro, é possível notar salitre na parede afetada — ou até mesmo os bolores. Já por fora, o problema da umidade pode apresentar o surgimento de musgos.

Um dos procedimentos profiláticos que possibilitam garantir a integridade de alvenaria e o seu revestimento está na aplicação de uma camada de tinta betuminosa na base do baldrame até as suas laterais. Com isso, é possível criar uma barreira contra a água proveniente do solo.

Além disso, a impermeabilização é essencial para evitar a umidade em casa, protegendo os azulejos e cerâmicas e garantindo a proteção da parede e do piso contra a infiltração. Para isso, utiliza-se uma argamassa de revestimento com aditivo impermeabilizante.

Fique atento aos ambientes naturalmente úmidos

Existem regiões onde a umidade natural do ambiente é mais elevada que em outros locais. Desse modo, ocorre o surgimento de mofo e bolor nos cômodos das casas. Isso acontece principalmente quando não existe uma ventilação adequada nos quartos, impossibilitando que o ar circule, ajudando a secar a umidade naturalmente e evitando que fungos e bactérias se proliferem.

Além disso, é comum que as pessoas utilizem os seus móveis para cobrir as manchas de umidade que se formam nas paredes. Acontece que essa ação impede a circulação de ar no local, retendo o mofo e, com o passar dos dias, potencializando a sua proliferação.

Por isso, é recomendado separar os móveis a uma distância considerável, procurando manter um espaço necessário para a ventilação correta do local úmido. Existe também um erro comum que facilita o crescimento do mofo e dos maus odores dentro de uma casa. Estender roupas lavadas em locais fechados atrai umidade, impedindo que as peças sequem naturalmente e, consequentemente, liberando um cheiro desagradável no ambiente.

Outro grande problema causador de umidade em casa é a ausência de manutenção de telhado no imóvel. Acontece que em regiões onde há um clima tropical, com dias ensolarados e temporadas de muita chuva e umidade relativa do ar provocam um efeito de aquecimento e resfriamento que acabam danificando o material das telhas com o passar do tempo.

Para realizar uma manutenção de telhados que garanta segurança e proteção para a sua família, é muito importante contar com o auxílio de uma empresa especializada. Assim, é possível ter certeza sobre a qualidade dos materiais usados e de uma mão de obra capacitada na hora de realizar esse tipo de serviço, evitando a umidade em casa.

Gostou de ser informado sobre a umidade em casa? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos valiosos para você se manter cada vez mais informado sobre a manutenção dos telhados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.