Tendência de Arquitetura 2019: tudo o que vai estar nos telhados por aí

Quer saber qual é a tendência de arquitetura 2019? Assim como acontece com a moda, a arquitetura se reinventa a cada estação. O estilo e as cores dos telhados das casas, por exemplo, entram e saem de moda, conforme a influência de outras áreas da sociedade, como o design, a arte e a cultura.

Fachada de casa com telhas ecológicas Onduline Stilo na cor vermelha - tendência de arquitetura 2019

A tendência de arquitetura 2019 privilegia projetos de casas menores e mais funcionais. A sustentabilidade também surge com força total. O vermelho, o verde e os tons terrosos surgem nas fachadas das casas e nos detalhes da decoração.

Continue lendo e saiba mais sobre as tendências que vão influenciar os telhados em todo o Brasil em 2019!

Tendência de Arquitetura 2019 

Cores

Vermelhos e tons terrosos

Detalhe de casa com telhas ecológicas Onduline Stilo na cor vermelha e paredes em cor cinza  - tendência de arquitetura 2019

O vermelho será a cor de maior destaque em 2019. Nos telhados, a tonalidade poderá ser vista em diferentes nuances, variando entre o vermelho vivo e os tons de berinjela.

Inspirados na natureza, os tons terrosos são outra forte tendência de arquitetura 2019, assim como o amarelo, que deve ser usado em contraste com cores sóbrias como o cinza e o preto. Um telhado preto, por exemplo, pode ser combinado com uma fachada amarela. Já, um telhado vermelho fica perfeito com paredes em tons mais sóbrios, com o cinza e o marrom.

Verde escuro

Detalhe de telhado com telhas ecológicas Onduline modelo Clássica, na cor verde  - tendência de arquitetura 2019

O tom de verde encorpado é outra forte tendência de arquitetura 2019. A ideia é aproximar a natureza do ambiente urbano por meio de tons que acalmam e revigoram.

Nos telhados, a cobertura com telhas de fibra vegetal na cor verde escuro pode ser combinado com paredes de tons mais claros da mesma cor, como o verde lima, o verde broto ou o verde chá. Uma fachada branca com detalhes dourados também é uma boa opção.

Monocromático

Fachada de casa monocromática com telhas ecológicas premium Onduvilla by Onduline - tendência de arquitetura 2019

Outra forte tendência de arquitetura 2019, são os ambientes monocromáticos. É possível criar uma decoração de impacto ao apostar em uma fachada inteira da mesma cor.

Um telhado marrom, por exemplo, combinado com paredes e janelas pintadas do mesmo matiz oferece ao projeto um toque de inspiração e elegância. Para tornar a fachada da casa ainda interessante, é possível utilizar nuances levemente diferentes e texturas variadas.

Material

Madeira Natural

Exemplo de casa com revestimento em madeira - tendência de arquitetura 2019

A madeira natural e a madeira escura aparecem como fortes tendências de arquitetura 2019. A madeira é um material capaz de tornar um ambiente mais confortável e aconchegante. Ela pode ser utilizada como piso ou revestimento.

Telha Ecológica Onduline Stilo 3D na cor vermelha combinada com estrutura em madeira aparente - tendência de arquitetura 2019

Nos telhados, a textura natural da madeira aparente pode ser usada em varandas e em decks, dando um toque mais natural a esses ambientes.

Nas áreas internas da casa, o telhado com estrutura de madeira pode ser deixado à mostra, sem a necessidade de forro ou laje. Além da madeira, pedras, bambu, vegetação natural e outros elementos que remetam ao meio ambiente estão em alta.

Arquitetura e construção

Sustentabilidade

Exemplo de Casa Sustentável - tendência de arquitetura 2019

Casas sustentáveis estão em alta no mercado – os consumidores estão cada vez mais tentando reduzir sua pegada de carbono e privilegiando escolhas inteligentes, que se encaixam no seu estilo de vida.

Portanto, não é de se estranhar que materiais de construção sustentáveis, como a telha ecológica de fibras vegetais e os eletrodomésticos inteligentes, estejam tão em alta na arquitetura.

Projetos pequenos

Exemplo de casa com pequena metragem - tendência de arquitetura 2019

A construção civil consome cerca de 75% dos recursos naturais da Terra. Esse grande impacto ambiental acabou por inspirar projetos menores, com designs multifuncionais e contemporâneos.

A crescente popularidade da cohabitação e dos espaços multi-gerenciais também mostra o crescente interesse por esse estilo de vida. Espaços arquitetônicos pequenos, bem divididos e funcionais são a grande tendência atual. No telhado, essa tendência se reflete nas coberturas “amigas do meio ambiente”.

Ambientes internos que se integram aos externos

Casa com telhas ecologicas premium Onduvilla com exemplo de ambientes internos que se integram aos externos - tendência de arquitetura 2019

Uma forte tendência de arquitetura 2019, especialmente em residências, é transformar espaços ao ar livre em uma extensão funcional dos ambientes internos.

Abolir as linhas que separam diferentes ambientes torna-os mais amplos e convidativos. Jardins podem ser estendidos em uma área de jantar e um deck pode dialogar com uma sala de visitas ou com um salão de jogos, por exemplo. Ambos podem ser cobertos com telha vegetal de fibra ecológica, o que permite usar esses espaços mesmo nas estações mais chuvosas do ano.

Fachadas modernas

O estilo moderno, com suas linhas retas e minimalistas, desponta como uma tendência de arquitetura 2019. Casas com estilo moderno utilizam acabamentos mais simples e neutros, como o vidro e a madeira e costumam exibir telhados embutidos.

Luzes direcionadas

As luzes direcionadas não chegam a ser uma novidade, mas despontam como tendência de arquitetura 2019. Nesse tipo de iluminação, alguns spots são adicionados em pontos estratégicos da casa, criando alguns pontos de luz na fachada, que destacam detalhes interessantes da arquitetura do imóvel.

Concreto aparente

Exemplo de casa com acabamento em concreto aparente - tendência de arquitetura 2019

Aos olhos de um arquiteto, o concreto é praticamente um fetiche. Pode ser utilizado em uma ampla gama de projetos, da infraestrutura até o acabamento, e oferece ao profissional uma grande liberdade criativa.

A grande novidade é que, agora, o concreto não precisa ser escondido com reboco e tinta – vigas de concreto, paredes marcadas por fôrmas de concreto ou o piso que não recebeu acabamento são exibidos propositalmente. Estruturas de iluminação, tubulação aparente e o telhado sem forro finalizam esse tipo de decoração.

A cobertura de uma casa deve garantir aspectos importantes como segurança e durabilidade. Também deve contribuir para tornar o espaço confortável do ponto de vista térmico, ser “amiga do meio ambiente” e tornar o projeto mais harmônico e bonito, independentemente da tendência de arquitetura vigente.

Casa com telha ecológica premium Onduvilla - tendência de arquitetura 2019

Agora que você já conhece as principais tendências de arquitetura para 2019, que tal conhecer 9 materiais inovadores para construir uma casa sustentável?

6 Respostas
  1. Fatima

    Foram dicas muito interessantes.Gostei muito Estou indo construir minha casa na praia e procuro novidades que tornem mais barata a construção

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Fátima.

      Obrigado pelo elogio. Volte sempre para ler mais conteúdos e dicas interessantes.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Vosneide.

      Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo. Volte sempre!

      Obrigado.

  2. ELCIO JOSE JOAQUIM

    DESEJO SABER COMO FAÇO PRA COMPRAR ESSAS TELHAS, VOU PRECISAR DE 16 DELAS ,O LOCAL DA COMPRA SERÁ IMPORTANTE, OU SEJA O MAIS PRÓXIMO, PRA EVITAR CUSTO ALTO NO FRETE. ENDEREÇO: Campinas sp :C E P 13053286

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Elcio.

      Em Campinas existem home centers e lojas de material de construção que comercializam as telhas da Onduline.

      Para saber os preços, que variam conforme a região do Brasil, por favor acesse a seção “Onde Comprar” do site para descobrir a revenda mais próxima de você.

      https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse em nossos produtos.

Deixe um comentário