Telhas sob medida: conheça 3 vantagens dessa tendência!

Você já ouviu falar das telhas sob medida? A cada dia, o seu uso é mais comum em obras de cobertura de construções devido suas inúmeras vantagens. Fundamentais na estrutura de um telhado, além da função original, também podem proporcionar mais estilo e personalidade para o imóvel e, por isso, a procura por formas de chegar a esse objetivo com um bom custo-benefício aumenta.

Por esse motivo, neste artigo, nós elencamos 3 vantagens em utilizar essa tendência em uma obra. Confira!

1. Maior economia para a obra

Tempo e dinheiro são duas coisas que, quanto mais for possível economizar, melhor. Por isso, trabalhar com telhas que já são compradas sob medida é uma boa maneira de não gastar tempo, já que não vai ser preciso se preocupar com a necessidade de cortá-las na obra, e de economizar dinheiro, já que não haverá sobras de material para serem descartadas.

Além disso, é possível economizar ainda mais ao escolher certos tipos de telha. As telhas metálicas e as transparentes, por exemplo, possuem um custo-benefício maior em relação às outras disponíveis no mercado.

2. Segurança

Quando deixamos para realizar o corte das telhas no próprio local de instalação, o risco de cometer algum tipo de erro é bem grande. Já quando a obra conta com a aquisição de telhas sob medida, qualquer falha é responsabilidade do fabricante e, por isso, a incidência de telhas quebradas ou com cortes mal feitos costuma ser bem menor.

Outro ponto a ser considerado no quesito de segurança é o manuseio desse tipo de material. Independentemente do tipo de telha que for escolhido, é indicado que somente pessoas especializadas façam algum tipo de ajuste ou os cortes necessários nelas. Isso porque, se forem feitos de forma incorreta, podem ocasionar cortes ou machucados.

3. Redução de desperdícios

Diferente de outros tipos de acabamento — como os pisos, por exemplo —, não se torna muito viável trabalhar com sobras de telha. Na maioria das obras, geralmente, elas não são utilizadas e é difícil armazenar uma peça grande que tenha sobrado. Isso pode fazer com que elas virem entulho, o que não é uma boa opção nem para o seu bolso, muito menos para o meio ambiente, já que o descarte, na maioria das vezes, não é realizado de forma correta.

Ao utilizar telhas com medidas pré-definidas no projeto, é possível evitar desperdício, já que elas possuem o tamanho exato da cobertura. Além disso, você ainda contribui com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade, já que não gerará lixo proveniente de sobras não utilizadas.

Desvantagens do uso de telhas sob medida

Mesmo que as vantagens de optar por esse tipo de telha sejam diversas, é preciso deixar claro que também existem desvantagens no seu uso. A primeira delas é em relação ao comprimento.

O manuseio de telhas com mais de 5 ou 6 metros na obra fica prejudicado. Não é impossível de manuseá-las nesses tamanhos, porém, pode ser uma tarefa arriscada e bastante complicada. Em muitos casos, chega a ser preciso alugar equipamento próprio para isso, o que pode gerar mais custos.

Tipos de telha sob medida

Existem vários tipos de telha no mercado e algumas delas podem ser entregues em formatos personalizados. São elas:

  • termoacústicas: preenchidas com um isolante especial que garante conforto acústico, térmico e resistência mecânica;
  • translúcidas: fabricadas em material transparente e projetadas para permitir a passagem da luz solar para clarear ambientes;
  • calandradas: oferecem um efeito de arco à cobertura para suprir necessidades estéticas ou da obra;
  • metálicas: um dos revestimentos mais tradicionais, são fabricadas em aço galvanizado, inox e alumínio.

Por cada uma delas apresentarem características distintas, é necessário pesquisar sobre qual se encaixará melhor no seu projeto.

Como você pode perceber, contar com telhas sob medida em uma obra oferece diversas vantagens, principalmente em relação à economia de tempo e dinheiro, além de não gerar entulhos que podem prejudicar o meio ambiente. Para garantir a eficiência da obra, é preciso contar com fornecedores que ofereçam materiais de qualidade e com boa durabilidade.

Gostou do assunto do post? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdo como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.