Confira quais são os tipos de telhados modernos e suas principais características

 Você conhece os principais tipos de telhados modernos e quais são as suas características? Muitos projetos arquitetônicos contemporâneos têm como objetivo trazer maior sofisticação e charme para as fachadas das construções. Para isso, existem diversas opções no mercado que são capazes de valorizar o imóvel, trazendo um aspecto único e encantador.

Por isso, o telhado é uma peça muito importante na hora de ter a casa dos sonhos. Dessa forma, é preciso entender qual é a cobertura ideal para o seu projeto, que seja capaz de proteger o imóvel, ser resistente, impermeável, durável e de fácil manutenção.

Pensando nisso, separamos, neste texto, os principais modelos de telhados modernos para você não ter dúvidas na hora de fazer a escolha certa!

Telhados verdes

O telhado verde é uma tendência que veio para mudar padrão da vista aérea das áreas urbanas. Ela veio para romper a monotonia das coberturas comuns como uma opção sustentável para os projetos de edificações. A sua popularidade começou na Europa, atraindo proprietários residenciais e empresas para promoverem o ambientalismo e para resolver os problemas dos modelos convencionais.

Com o objetivo de complementar a vegetação tradicional, sem interromper a infraestrutura urbana, os telhados modernos verdes ocupam um espaço geralmente negligenciado, tornando-o útil. Com maior durabilidade que os modelos convencionais, essa é uma ótima opção sustentável, já que é capaz de reduzir custos de energia com o seu isolamento natural.

Além disso, esse modelo cria um retiro pacífico para as pessoas e animais e é capaz de absorver as águas pluviais — reduzindo potencialmente a necessidade de um sistema de drenagem mais complexo e caro. Em uma escala mais ampla, os telhados verdes são bastante eficazes em melhorar a qualidade do ar, ajudando a reduzir o efeito Urban Heat Island.

Essa condição é gerada pelo desenvolvimento urbano e suburbano que retêm o calor. Um bom exemplo dela é ao atravessar um estacionamento escaldante em um dia de verão, onde o mormaço é praticamente insuportável.

As camadas de um telhado verde deve, como em qualquer outro modelo, acomodar a drenagem e proteger a residência das intempéries com uma membrana a prova d´água. Mas, além disso, além disso, deve existir uma área crescente para fornecer barreiras de apoio, irrigação e proteção às raízes, mantendo-o mais leve possível.

Existem alguns tipos de telhados verdes que são capazes de aliar a estética e sustentabilidade e promover soluções encantadoras para os projetos arquitetônicos.

Telhado verde hidromodular para coberturas

Esse é a melhor opção para a instalação de coberturas verdes em prédios, lajes residenciais ou até mesmo como forma de cobrir um pátio. Ele proporciona uma área vegetada, trazendo maior conforto térmico para os ambientes internos, além de aproximar a arquitetura urbana da natureza.

Telhado verde com laminar alto

O laminar alto é o único tipo de telhado verde que também funciona como cisterna, além de ser completamente independente de irrigação com água potável. Isso acontece principalmente porque ele é capaz de reter a chuva, possibilitando também realizar o tratamento e polimento de águas cinzas para o uso — como lavar louças, piso, carro, roupas etc.

Dessa forma, esse é um dos tipos de telhados modernos que funciona como uma cisterna de água da chuva, garantindo o suprimento de até 180lm². Ele pode ser usado sobre lajes planas e terraços, providenciando benefícios como a retenção de líquidos e maior conforto térmico nos ambientes internos da construção.

Telhados embutidos

Os telhados embutidos são uma forma de garantir um design mais limpo para a construção, ocultando a inclinação das telhas e valorizando a modernidade das edificações. Eles podem vir em dois modelos que são ótimas opções para quem quer um visual mais moderno em seu lar.

Telhado embutido em platibanda

Na área de construção, o termo platibanda é usado para descrever a continuação das paredes externas das construções. Assim, é possível ter um design mais limpo, com linhas retas. Por isso, esse tipo de telhado é uma tendência no mercado que vem se fortalecendo cada vez mais. Sua estrutura é capaz de deixar as edificações mais contemporâneas, possibilitando economizar com a cobertura.

A platibanda tem a principal função de esconder as telhas, as calhas e a caixa d´água da casa. Ela é um elemento construtivo bastante econômico e funcional, já que fornece proteção e sombra adequada para os ambientes internos.

Embutido em beiral

Os projetos arquitetônicos de telhados modernos estão cada vez mais apostando nesse modelo de telhado embutido. Ele é uma ótima solução para proteger as edificações contra o sol e a chuva. Isso porque, o beiral é uma espécie de prolongamento do telhado, que pode ser feito de madeira ou concreto. Geralmente, ele chega a ter 80 cm de extensão, e pode ser executado no telhado em platibanda.

Telhados de vidro

Os telhados de vidro são uma ótima solução para valorizar ainda mais os imóveis. Ele é uma excelente escolha para tornar os ambientes ainda mais encantadores, além de possibilitar uma ótima eficiência energética na construção.

Isso acontece porque, por causa da sua transparência, esse tipo de telhado possibilita a entrada de raios solares nos ambientes internos. Isso possibilita cômodos com maior claridade, dispensando a necessidade de energia sintética para iluminar o local. Além disso, é possível ter uma redução nos gastos das contas de luz, já que a energia elétrica não será tão utilizada durante grande parte do dia.

Telhados aparentes

O telhado aparente é um modelo com bastante presença nos projetos de telhados modernos. A sua principal característica é que uma parte pode ser mais alta que a outra. Assim, a sua estrutura pode ser construída com madeiramento ou alvenaria.

Apesar de ser uma escolha tradicional, ele ainda tem bastante relevância nas construções contemporâneas. Como forma de tornar o seu telhado ainda mais moderno, é possível selecionar telhas de materiais que possam tornar o visual do seu imóvel ainda mais encantador e único.

Um ótimo exemplo são as telhas ecológicas. Elas são bastante leves, pesando 3,4 Kg por metro quadrado e extremamente resistentes e duráveis. Isso permite economizar durante uma obra, já que ela exige menos das estruturas.

Além disso, esse tipo de produto é uma ótima escolha para fornecer ambientes internos mais confortáveis. Elas possibilitam reduzir em até 2ºC além de resfriar mais rápido durante a noite. Por causa dessas características, esse tipo de produto possibilita liberar a criatividade ao planejar a cobertura dos seus sonhos.

Agora que você já conhece os principais tipos de telhados modernos, é possível encontrar aquele que mais se encaixa no seu projeto para obter o melhor resultado em sua obra. Por isso, procure entender como vai ser a estética do seu imóvel, o quanto pretende gastar e o qual característica você mais valoriza para a sua cobertura.

Gostou de conhecer os tipos de telhados modernos? Aproveite para conferir 5 tipos de telhas que não esquentam os ambientes internos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.