Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre telhado verde!

O que você sabe sobre o telhado verde? Em meio ao caos urbano, em algumas metrópoles, é praticamente impossível ter contato com elementos da natureza. Apesar de ser uma solução usada desde antigamente, o telhado verde começou a se popularizar nas últimas décadas, se tornando uma ótima opção para quem deseja ter um ambiente mais verde mais perto da sua rotina.

Apesar de esteticamente encantador, esse tipo de cobertura também traz uma série de benefícios para os usuários das edificações, servindo até mesmo como área de lazer. A sua proposta é única no mercado e é um dos tipos de telhado preferidos quando o assunto é melhoria da qualidade de vida.

Pensando nas vantagens que esse tipo de telhado tem, elaboramos este guia completo para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

1. O que é o telhado verde?

O telhado verde é um sistema de cobertura desenvolvido para aplicar plantas e vegetações na superfície do telhado em ver dos materiais mais comuns, como madeiramento, telhas etc. Apesar de remontar à década de 1960, essa solução começou a ficar popular apenas nos últimos anos, se tornando uma ótima alternativa para os modelos comuns.

Dessa forma, surgiu uma tendência que veio para romper a monotonia das coberturas tradicionais, servindo como solução para trazer a natureza até as pessoas, mesmo com a vastidão cinza das grandes metrópoles.

O telhado verde, popular há muito tempo na Europa, começaram a despertar o interesse nas pessoas como uma forma eficiente de promover o ambientalismo e resolver os principais problemas que os telhados convencionais têm.

A Alemanha foi uma pioneira no desenvolvimento dessa solução, apresentando resultados significativos em 2001. Nesse ano, o país já contava com 13,5 milhões de metros quadrados de telhados verdes, aproximadamente 14% de todas as edificações.

Esse tipo de cobertura contém uma vegetação em sua superfície, sem gerar nenhum impacto negativo às edificações. Acontece que esse tipo de projeto serve como uma ótima solução para aproveitar o espaço negligenciado, tornando-o útil.

Além disso, os telhados verdes são uma ótima oportunidade para quem quer uma cobertura durável, já que eles têm uma vida útil muito superior que os modelos convencionais, além de reduzir gastos com energia elétrica e fornecer um isolamento natural às edificações.

Ao fugir do tradicional cinza dos concretos da selva urbana, o investimento em um telhado verde possibilita um contato próximo à natureza, criando retiros tanto para as pessoas quanto para os animais.

Observando as principais melhorias de vida que o telhado verde pode trazer para a população, podemos observar a melhoria na qualidade do ar. Também, esse tipo de cobertura é ideal para reduzir o efeito Urban Heat Island (Ilha de calor urbano, em uma tradução literal).

Essa condição é bastante comum em centros urbanos e suburbanos, onde o calor é absorvido e retido pelas edificações e asfalto, criando uma sensação de mormaço intensificada pela ausência de vegetação.

2. Quais são os tipos de telhado verde?

O telhado verde tem três tipos diferentes que variam de acordo com o tipo de uso, as condições da edificação e os requisitos de manutenção que ele demanda.

2.1 Extensivo

Nesse tipo de telhado verde, o projeto se baseia em um sistema de tetos finos e leves, possibilitando um meio de plantio medindo entre 6 a 30 cm de profundidade. Esse modelo tem uma espessura máxima de 8 cm, servindo como solução financeira mais viável para quem quer ter um projeto mais sustentável, porém, conta com um orçamento mais apertado.

Por ser uma solução mais simples e prática de instalar, ela é ótima para quase qualquer tipo de edificação. O seu peso chega a variar entre 60 a 150 Kg / m² e, por isso, não demanda uma estrutura mais robusta para suportá-la.

Ele é capaz de suportar o plantio de algumas plantas que são tolerantes à seca, com sistemas radiculares mais rasos. Assim, é possível crescer ervas e gramas de baixo crescimento, que são as escolhas mais comuns para esse tipo de telhado verde.

O seu grande diferencial do modelo intensivo é que ele necessita de alguns cuidados extras para evitar problemas com sobrecarga de água das chuvas. Além disso, os telhados verdes extensivos não necessitam de muita manutenção, já que eles não requerem irrigação constante, exceto em períodos muito quentes.

2.2 Intensivo

Já o tipo intensivo de telhado verde é uma solução mais intensificada que o modelo anterior, exigindo uma estrutura mais robusta para suportar o seu peso. Ele pode pesar entre 180 a 500 Kg / m² e, por isso, requer um planejamento prévio para analisar se é possível realizar a sua instalação na edificação.

Aqui, os meios de cultivo crescente variam de 20 a 100 cm. Com isso, eles suportam o crescimento de uma variedade mais ampla de plantas, incluindo algumas árvores pequenas e arbustos, por exemplo.

Além disso, os tipos de telhado verde intensivo necessitam de cuidados com a sua manutenção. Por isso, para evitar problemas, é essencial que você realize uma irrigação regular na vegetação da sua cobertura e mantê-la encantadora por bastante tempo.

2.3 Semi-intensivo

Os telhados semi-intensivos são um misto entre os dois tipos anteriores. Por isso, eles têm uma média de plantio mais fina que o modelo intensivo, porém, mais espessa que um extenso. Dessa forma, o sistema pode variar entre 120 a 250 mm, com um peso médio de 120 a 200 Kg / m².

3. Como é a estrutura de um telhado verde?

Ao optar por essa solução, primeiramente, você deve procurar por uma assistência especializada, já que existem edificações incapazes de suportar a instalação desse tipo de cobertura. Além disso, o telhado verde exige uma estrutura de concreto, que é a mais estável para esse tipo de projeto. Porém, existem construções de metal e madeira que também são adequadas e, por isso, precisam ser previamente analisadas.

Existem também outros pontos que a estrutura de um telhado verde deve ter, servindo como garantia de um serviço de qualidade na hora de planejar o seu imóvel sustentável.

3.1 Impermeabilização

Independente do tamanho ou do tipo da sua cobertura, para realizar a instalação de um telhado verde em sua estrutura é indispensável realizar o processo de impermeabilização em sua superfície. Ela é responsável por proteger o imóvel contra infiltrações, evitando problemas com goteiras e vazamentos.

Acontece que não são todas as soluções de impermeabilização que resistem a ação das raízes. Um exemplo é a manta asfáltica. A raiz da vegetação é capaz de atravessar com bastante facilidade o componente orgânico, prejudicando a vida útil do material.

Mesmo as soluções que contém aditivo antiraizes não são tão eficazes, já que o passar do tempo pode anular essa característica. O ideal é contar com produtos com uma membrana de drenagem de polietileno de alta densidade. Eles garantem a máxima proteção que o seu telhado verde precisa, evitando uma série de problemas. Além disso são 100% impermeáveis, resistentes, altamente isolante, flexíveis e fáceis de instalar e seguras e práticas de colocar.

3.2 Sistema de drenagem

O sistema de drenagem é uma parte crítica do telhado verde. Ele é responsável por evitar a retenção de água na estrutura da cobertura, favorecendo um fluxo adequado à água durante e após períodos de chuva.

O seu design possibilita que uma porção do líquido seja retido acima de onde é permitido que a água flua livremente para fora da cobertura. O projeto desse sistema serve para garantir que as plantas possam se beneficiar da água por períodos mais longos, sem a saturação excessiva.

Com isso, é possível ter uma vegetação forte e saudável no seu terraço, além de evitar condições anaeróbias do solo que impossibilitam a retenção da água — problema esse que pode resultar em infiltrações e goteiras no futuro.

3.3 Tipos de telhado

Como cada tipo de cobertura é diferente do outro, eles têm influência direta na estrutura de um telhado verde, que depende de alguns aspectos específicos para que a sua instalação seja correta. O modelo mais adequado são os telhados planos. Eles possibilitam que o sistema de drenagem funcione corretamente.

Em coberturas com uma inclinação superficial diferem bastante da estrutura de um telhado plano. Como essa característica faz com que a água escorra mais rapidamente, ela requer uma camada de substrato mais espessa, fornecendo nutrientes necessários para que as plantas permaneçam saudáveis.

4. Como é realizada a instalação?

A instalação de um telhado verde não se baseia apenas em colocar uma camada de terra sobre a sua cobertura e pronto. Para que ele seja funcional e de qualidade são necessários uma série de cuidados especiais para evitar problemas futuros na estrutura do imóvel.

Por isso, antes de começar o planejamento é preciso analisar alguns aspectos estruturais da edificação. Esse tipo de construção se difere muito dos modelos tradicionais, já que o peso de um telhado verde pode comprometer a estrutura de um imóvel que não foi preparado para suportá-lo.

Assim, caso você ainda esteja em fase de planejamento do projeto de telhado, isso não interfere em nenhum aspecto da edificação, já que é possível adaptar a estrutura para suportar a sua nova cobertura. Porém, caso você esteja reformando o seu imóvel e optou pelo telhado verde, é preciso contratar um especialista na área para verificar as condições estruturais da sua casa.

A ausência desse cuidado pode causar muitos problemas para você e a sua família, já que pode existir risco de desabamento caso a estrutura não suporte o peso do telhado verde.

Para garantir um processo de qualidade e eficiente para a sua obra, separamos um passo a passo sobre como essa instalação é feita.

4.1 Preparação da laje

Antes de iniciar qualquer etapa da instalação de um telhado verde em seu imóvel, é preciso certificar que está tudo em ordem para que o processo seja feito da melhor forma possível. Por isso, a preparação da laje da sua cobertura é um ponto importante durante esse tipo de obra.

Para tanto, é preciso conferir alguns detalhes de sua laje e se ela é capaz de comportar com sucesso a estrutura de um telhado verde. Por isso, verifique se há ralos capazes de captar a água da chuva que é drenada.

Para ter uma boa captação, a inclinação mínima da superfície da laje deve ser de 1,5% para que a água seja capaz de escoar até o dreno.

4.2 Impermeabilização da superfície da laje

Logo após realizar os preparos necessários em sua laje, chegou a hora do próximo passo: a impermeabilização. Essa etapa é bastante importante, já que, como dissemos anteriormente, sem ela, toda a estrutura do imóvel pode ficar comprometida com infiltrações e goteiras.

Apesar de existirem diversas formas de realizar a impermeabilização, recomendamos a importância de procurar pelos métodos mais seguros e confiáveis. Por isso, opte sempre por produtos de qualidade e que sejam capazes de garantir uma superfície impermeabilizada e segura.

Uma das melhores opções no mercado são as mantas para telhado, como a Fondaline Drain, que é 100% impermeável, fácil de instalar, não oxida, é resistente, leve e altamente resistente. Materiais desse tipo são sempre a solução mais eficaz e garantida para uma obra de qualidade na sua cobertura!

4.3 Aplique uma camada de material granular

Com a impermeabilização realizada, a próxima etapa da instalação do telhado verde é a criação de uma camada de material granular. Ela é a melhor solução para auxiliar no escoamento de água e, por isso, não pode ser ignorada em seu projeto.

Geralmente, a camada tem aproximadamente entre 7 a 10 cm, funcionando como um fundo drenante e, também, colaborando para que a superfície da laje se mantenha arejada. Para formar essa camada, o uso de argila expandida é o material mais comum usado. Isso acontece principalmente pelo fato de ele ser mais leve, aliviando a sobrecarga sobre a estrutura da cobertura.

4.4 Aplique a manta geotêxtil

A manta geotêxtil deve ser aplicada sobre a camada de material granular logo após a sua criação. Ela serve como uma espécie de filtro, possibilitando a passagem de água para que ela seja drenada com sucesso. Essa ação é bastante importante, já que ela impede que o substrato usado nas plantas escoe junto com o líquido.

4.5 Lance a camada de substrato

Após a aplicação da manta geotêxtil chega a hora de lançar a camada de substrato. Ela é a terra apropriada para as plantas em um telhado verde e, sem ela, é impossível concluir esse tipo de cobertura.

Por isso, fique a tento ao tamanho dessa camada. Ela tem, em média, 10 centímetros de altura, possibilitando o desenvolvimento e crescimento saudável das plantas. Em grande parte das obras, são usadas terra vegetal ou terra preta adubada.

4.6 Instale as plantas

Com o telhado verde quase completo, agora resta apenas a última etapa da sua instalação: as plantas. Sem elas, não há razão em ter uma cobertura sustentável como essa. Por isso, comece desde já o plantio para que o resultado esperado chegue o mais rápido possível!

Mas lembre-se. Como citamos ao longo deste texto, os tipos de plantas vão depender dos tipos de telhado que você instalou em seu imóvel. Portanto, procure entender bem quais vegetações a sua cobertura é capaz de suportar, evitando problemas e dores de cabeça futuro.

4.7 Manutenção do telhado verde

Essa etapa não chega a ser sobre a instalação em si do telhado verde, mas também é uma parte muito importante para garantir a qualidade da obra concluída. Esse tipo de cobertura exige uma manutenção regular em alguns aspectos. Por isso, procure irrigá-la sempre que necessário e eliminar as plantas invasoras que surgem com o passar do tempo.

Além disso, é bastante válido realizar uma inspeção regular sobre o funcionamento do sistema de drenagem do telhado. Assim, você vai ser capaz de se certificar que a estrutura da sua casa não está sendo prejudicada por possíveis problemas de infiltração.

5. Quais os benefícios?

Os telhados verdes não são apenas um tipo de cobertura usado para projetos de casa sustentável. Eles também podem beneficiar os usuários com uma série de vantagens que proporcionam uma grande melhoria na qualidade de vida.

5.1 Maior conforto térmico e acústico

Um dos grandes benefícios do telhado verde para as edificações é a sua capacidade de melhorar o conforto térmico nos ambientes internos. Acontece que o solo impossibilita que a radiação solar seja absorvida pela laje, possibilitando um clima mais arejado nos cômodos do imóvel, mesmo em dias ensolarados.

Além disso, esse tipo de cobertura é ideal para reduzir os barulhos vindos de cima, como a chuva, por exemplo. Isso possibilita noites de sono livres de ruídos externos, providenciando um descanso de qualidade.

5.2 Retenção da água da chuva

O uso de um telhado verde em seu imóvel é um ótimo benefício para a sua família e para as pessoas do seu município. Isso porque, o sistema de drenagem desse tipo de cobertura é capaz de armazenar e eliminar posteriormente a água das chuvas pelas plantas. Esse tipo de retenção é ideal para aliviar os esgotos da sua cidade em períodos de chuva forte, reduzindo significantemente o problema com enchentes.

5.3 Contribui para filtragem do ar

O problema de poluição do ar poderia ser amplamente reduzido com a instalação de telhado verde na maioria das edificações. Acontece que as plantas são a melhor forma de absorver o gás carbônico emitido na atmosfera para devolver oxigênio puro para a população.

Nesse caso, esse tipo de cobertura age diretamente como um filtro de ar, possibilitando uma qualidade de vida melhor ao redor dos imóveis com telhado verde. Dessa forma, além de uma casa sustentável, você passa a contribuir diretamente para a preservação do meio ambiente.

5.4 Beleza para o empreendimento

Ter o imóvel dos seus sonhos nunca esteve tão perto de ser alcançado. Os telhados verdes, além de serem uma solução sustentável, possibilitam jardins encantadores sob a cobertura da sua casa. Isso traz mais beleza para o seu lar, tornando-a uma referência em questões estéticas.

O melhor de tudo são as diversas formas de personalizar o seu telhado. Isso permite uma cobertura mais alinhada à sua personalizada e gostos pessoais, se diferenciando dos demais imóveis.

5.5 Bem-estar para os moradores

A natureza é capaz de proporcionar conforto e tranquilidade para as pessoas. Com isso em mente, os projetos de telhado verde são planejados como uma forma de trazer essa qualidade de vida para as edificações.

Isso proporciona um contato direto com elementos da natureza que, consequentemente, se tornam um meio efetivo para refrescar a cabeça e relaxar. Em coberturas com telhado verde intensivo, é possível até mesmo descansar sob a sombra de uma árvore e aproveitar o dia ao ar livre.

6. Onde o telhado pode ser aplicado?

Se a sua preocupação é com o local onde você deseja instalar um telhado verde, fique tranquilo! Esse tipo de cobertura tem outra ótima vantagem, podendo ser aplicada em diversos tipos de edificações diferentes e, ainda assim, apresentar ótimos resultados.

Em outros países, por exemplo, é possível ver prédios públicos que investiram nesse tipo de telhado, usando-os como solução sustentável para melhorar o meio ambiente. Por isso, a sua aplicação apresenta resultados até mesmo em centros urbanos ou áreas rurais.

Outro ótimo exemplo de aplicação pode ser visto nas casas de campo, onde é possível aliar a vegetação local com a sua cobertura, possibilitando um design único e incrível. Além disso, existem projetos que usam o telhado verde como uma espécie de jardim na área externa dos imóveis, garantindo um espaço de lazer e tranquilidade para os moradores.

Existem diversos tipos de aplicação de telhado verde com inúmeros designs. Por isso, ao planejar esse tipo de cobertura, procure pesquisar quais são os principais elementos da natureza que você gostaria de inserir na sua vida e comece desde já o seu projeto dos sonhos!

Pronto! Agora você sabe tudo o que precisa sobre telhado verde! Dessa forma, você está pronto para começar o seu projeto dos sonhos para ter a sua casa perfeita. Além dessa solução, existem outros materiais de construção sustentáveis — como os tipos de telha ecológica— essenciais para garantir um imóvel ecologicamente correto e esteticamente encantador. Por isso, antes de iniciar uma reforma de telhado, faça uma pesquisa de mercado e encontre as melhores soluções para a sua obra!

Gostou de conhecer tudo sobre telhado verde? Portanto, assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades sobre construções sustentáveis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.