Telhado perfeito: 5 tipos de telhas que não esquentam o ambiente

A escolha da telha certa para a sua cobertura não é apenas um detalhe. Afinal, além da estética, uma boa cobertura é essencial para o conforto térmico dentro do imóvel. Saber quais são as telhas que não esquentam o ambiente é o primeiro passo para fazer uma boa escolha.

Imagem ilustrativa de telhas que não esquentam o ambiente

Existem diferentes tipos de telhas, além de outras soluções que proporcionam beleza e um ambiente interno muito mais agradável e aconchegante. Continue lendo para saber como escolher a melhor telha para um telhado perfeito.

Telhas que não esquentam o ambiente: a importância do conforto térmico

Construir ou reformar consome tempo e dinheiro. E, para não desperdiçar esses recursos, é essencial fazer boas escolhas para o seu projeto.

A maior parte dos consumidores prioriza estética e custo, no entanto, a funcionalidade dos materiais pode contar muito.

Imagine construir a casa dos seus sonhos, mas no verão você mal consegue ficar dentro dela por conta do calor? Ou ainda, você opta por uma cobertura barata, mas depois gasta muito com a conta de energia, porque precisa manter um aquecedor ligado o tempo todo no inverno.

Muitas vezes o conforto térmico é deixado de lado porque sua importância só é percebida quando o projeto já está finalizado. Porém, não se atentar a esse detalhe pode trazer gastos adicionais, além de frustração.

Quando o assunto é telha, há diversas opções no mercado que proporcionam conforto térmico tanto no verão, quanto no inverno. Conheça as principais telhas que não esquentam o ambiente:

Tipos de telhas que não esquentam o ambiente

Há diferentes tipos de telha que não esquentam o ambiente. Com propostas, finalidades e preços distintos é possível encontrar a telha perfeita para todo tipo de projeto.

1. Telha térmica

A telha térmica, também conhecida como telha sanduíche, é um dos tipos de telha que não esquentam o ambiente. Dependendo do modelo, o isolamento térmico pode ser de até 95%, representando uma queda de até 8° na temperatura.

Feita com duas chapas metálicas, que podem ser de aço ou de alumínio, essas telhas são revestidas internamente com um material isolante. Também existem telhas térmicas feitas com espumas rígidas, materiais expansíveis e até minerais.

Além de proporcionar conforto térmico, essas telhas também promovem um bom isolamento acústico, o que as torna mais interessantes para determinados tipos de projetos.

As telhas térmicas tem formato ondulado e exigem baixa inclinação. No entanto, por ser um tipo de cobertura mais plana, dependendo do projeto, essa telha pode não ser a melhor opção.

2. Telha de cerâmica

Imagem ilustrativa de telha de cerâmica

As telhas de cerâmica são outro tipo de telha que proporciona um bom conforto térmico. Disponíveis em vários modelos, essas telhas são amplamente utilizadas na construção civil. Embora sejam acessíveis em termos de custo, as telhas de cerâmica são pesadas e necessitam de uma boa estrutura para suportar a cobertura.

Como requerem manutenção constante e podem sofrer com as intempéries, é essencial fazer o uso de manta para prevenir problemas com goteiras e infiltrações. O uso da manta térmica também pode melhorar o desempenho da cobertura no controle da temperatura.

 

3. Telha de concreto

As telhas de concreto são um dos exemplos de telhas que não esquentam o ambiente. Como possuem baixo índice de condutividade térmica, elas proporcionam um bom isolamento térmico.

As telhas de concreto de cores claras, no entanto, são mais eficientes em termos de conforto térmico, pois como não há a absorção dos raios solares, as temperaturas não aumentam facilmente dentro da edificação.

Essas telhas também são bastante resistentes e têm uma alta durabilidade. Elas são apenas um pouco mais pesadas do que as telhas de cerâmica, no entanto, como não absorvem água e umidade, a estrutura do telhado não é sobrecarregada com o tempo.

4. Telha gravilhada

A telha gravilhada vem se mostrando uma tendência em projetos e é mais um dos tipos de telha que não esquentam o ambiente. Trata-se de uma telha metálica que é revestida por uma camada de rocha moída, com tratamento cerâmico.

Devido aos materiais com os quais é feita, essas telhas proporcionam um bom conforto térmico. Além disso, são leves e resistentes.

5. Telha ecológica

Imagem ilustrativa de telha ecológica

A telha ecológica, além de sustentável, também proporciona um bom conforto térmico (principalmente quando comparadas aos modelos de fibrocimento de 5mm). Assim como as telhas de concreto, a telha ecológica tem um baixo índice de condutividade térmica, o que faz com que o ambiente não esquente, nem esfrie demais.

As telhas de cores claras são mais eficientes, se o objetivo do projeto for priorizar o conforto térmico. Além disso, quando combinada com uma manta térmica, o ambiente pode ficar ainda mais agradável.

Outras possibilidades para o conforto térmico

Além de escolher telhas que não esquentam o ambiente, algumas técnicas construtivas também podem ser aplicadas a um projeto visando melhorar o conforto térmico no imóvel. O uso de subcoberturas e pintura pode ser boas soluções.

Subcobertura

O uso de mantas térmicas ou mantas isolantes é uma boa solução para garantir o conforto térmico na edificação. Esse tipo de subcobertura é aplicado por baixo das telhas e promove não apenas o conforto térmico, como também o isolamento acústico e a impermeabilização do telhado.

Imagem ilustrativa de subcobertura com uma manta térmica

Aplicar subcobertura no telhado é uma prática que traz diversos benefícios para o projeto, já que ela serve como barreira não apenas contra a radiação solar, como também contra a água que pode gerar infiltrações e vazamentos. A madeira da estrutura do telhado também fica protegida, já que a subcobertura impede que a umidade acabe apodrecendo a estrutura.

Pintura

Caso você não opte por telhas que não esquentam o ambiente, a pintura externa do telhado com uma cor clara também é uma prática que pode melhorar o conforto térmico do imóvel. Existem diversas tintas que contém esferas de cerâmica em sua composição, o que faz com que esse efeito seja ainda melhor. Para que essa técnica funcione, no entanto, é essencial manter o telhado sempre limpo.

Imagem ilustrativa de pintura externa do telhado

Existem diversas alternativas para proporcionar mais conforto térmico para o seu projeto arquitetônico. Se você está em busca de um projeto que ofereça ambientes confortáveis tanto no verão, quanto no inverno, vale a pena pesquisar e investir nos melhores materiais.

Agora que você já sabe quais são as telhas que não esquentam o ambiente, confira também alguns tipos de telhados para inspirar o seu projeto!

4 Respostas
  1. Ana maria de Carvalho martins

    Bom dia! Gostaria de saber se as telhas ecológicas são mesmo térmicas e não passam barulho para a casa!

    1. Equipe Coberturas Leves

      A Telha Ecológica Onduline é até 2ºC mais fria quando comparada a uma telha de fibrocimento de 5 mm. Mas não é só isso, ela esfria muito mais rápido durante a noite, garantindo um ambiente mais fresco e um período de sono muito mais tranquilo. Em relação ao barulho, elas possuem um ótimo conforto acústico.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Maria.

      Para conhecer a linha completa de produtos da Onduline, por favor acesse a seção “Produtos” do nosso site: https://br.onduline.com/produtos/sistemas-de-coberturas

      Nossos produtos são vendidos em home centers e lojas de materiais de construção em todo o Brasil e os preços variam de acordo com cada região do país. Para descobrir o local de venda mais próximo da sua casa e consultar os preços por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

Deixe um comentário