Telhado econômico: 6 motivos para escolher a telha ecológica

O uso de materiais de construção sustentável, como a telha ecológica, vai além da “moda”. A “arquitetura verde” já é uma tendência e edifícios inteligentes e sustentáveis são uma necessidade crescente em nossa sociedade.

Nesse cenário, a arquitetura sustentável é o modelo mais eficaz de construção quando se deseja preservar recursos naturais, economizando energia.

Pensando na cobertura de telhados como um desafio nos projetos arquitetônicos sustentáveis, vale a pena analisar a telha ecológica como opção.

Continue lendo e descubra as vantagens desse tipo de cobertura ecológica.

Telhado econômico: 6 motivos para escolher a telha ecológica

O que é uma telha ecológica?

A telha ecológica é um produto ecologicamente correto, que pode ser fabricado com fibras naturais como sisal, bananeira e coco. Ela também pode ser produzida com materiais reciclados, como papel, garrafas Pet e caixas Tetra-Pak, que são matérias-primas que não esgotam os recursos naturais limitados do planeta.

As telhas recicladas também podem ser manufaturadas a partir de materiais como o papelão, plástico, asfalto e alumínio prensado.

É importante destacar que a telha ecológica não possui amianto, um material extremamente tóxico, em sua composição. Além de ser um produto eco-friendly, a telha ecológica apresenta várias outras vantagens.

Vantagens das telhas ecológicas

1. A telha ecológica reduz os custos da obra

Um estudo conduzido pela California’s Sustainable Building Task Force demonstrou que um investimento de apenas 2% em “design verde” pode produzir uma economia superior a 10 vezes o investimento inicial, em casos de edificações com vida útil em torno de 20 anos.

As telhas ecológicas são capazes de reduzir, tanto o custo da obra quanto a necessidade e as despesas com reformas de casas. Como a telha ecológica é mais leve do que os modelos de telhas mais tradicionais, como a telha de barro ou a telha de fibrocimento, um projeto contendo telhas ecológicas pode ser construído utilizando menos madeira para telhado, diminuindo os custos com madeiramento.

Comparativamente, telhados de telhas cerâmicas consomem mais madeira em sua estrutura e necessitam de mais material do que um telhado ecológico.

Em telhados de fibrocimento, o gasto com madeira é aproximadamente 27% maior do que o necessário para a construção de um telhado de telha ecológica e o gasto com materiais é 1,3% maior. Essa economia de material permite que uma construção verde seja finalizada mais rapidamente e que, ao final, ela seja mais barata do que uma construção tradicional.

Assim, podemos dizer que a “telha verde” colabora para a economia de tempo e dinheiro na obra.

2. A telha ecológica não torna o ambiente insalubre

>A Síndrome do “Edifício Doente”, que ocorre quando a edificação prejudica a saúde dos seus usuários, é um problema que acomete casas e escritórios há décadas.

Os edifícios verdes, no entanto, evitam muitos desses problemas ao serem construídos com materiais de construção não tóxicos, como as telhas ecológicas.

Esses fatores garantem conforto e favorecem a qualidade de vida aos ocupantes de um prédio sustentável.

3. A telha ecológica oferece conforto térmico

As telhas ecológicas promovem um ambiente interno mais confortável quando comparadas com modelos de telhas feitas de fibrocimento ou de metal.

Outro grande benefício que as telhas ecológicas agregam aos prédios verdes é a redução da demanda por serviços de eletricidade, gás e água, para fins de climatização, o que significa que essas infraestruturas são energeticamente eficientes.

 

4. A telha ecológica é resistente e durável

Com vida útil de uma geração, 25 anos, em média, a cobertura com telhas ecológicas é muito resistente, o que a torna uma escolha inteligente para todos os tipos de clima, tanto os secos como os muito úmidos. Esse tipo de telha é durável e resistente às intempéries.

A resistência do material da telha ecológica é elevada, o que evita que o produto quebre ou trinque durante o transporte ou no processo de montagem. Além disso, essa telha é extremamente flexível, o que garante que a sua instalação seja perfeita.

5. A telha ecológica é impermeável

A telha ecológica é impermeável, ou seja, seu material absorve muito menos umidade do que as telhas convencionais. Essa característica também impede que a umidade do meio externo alcance o meio interno, evitando danos nas paredes e na estrutura de madeira da construção.

O material da telha ecológica impossibilita a retenção de umidade, impede a proliferação de limo e não propaga fungos nocivos a saúde. Além disso, as telhas ecológicas são atóxicas.

6. As telhas ecológicas têm design moderno

As telhas ecológicas podem ser encontradas em diferentes formatos e em várias cores, como vermelho, verde, ocre e azul. Algumas opções disponíveis no mercado possuem pigmentação dos dois lados, permitindo que esse tipo de cobertura seja aplicado em projetos que dispensam o uso do forro.

Outro ganho de estética para projetos com telhas ecológicas é que essa cobertura pode ser pintada com tintas a base de água, criando telhados visualmente mais atraentes.

Entre as opções para cobertura de telhados, a telha ecológica é a melhor escolha para o seu projeto: possui design moderno, é impermeável, durável e o melhor de tudo, é um produto ecologicamente correto e capaz de reduzir substancialmente os custos do projeto de construção.

Quer saber mais sobre coberturas ecológicas? Leia também nosso artigo sobre como economizar na reforma do seu telhado usando telhas ecológicas.

2 Respostas
  1. Gilmar Jacintho

    Onde encontra no estado de Santa Catarina.Vou construir em Imbituba SC.
    Preciso de um fornecedor,ou representante.
    Muito obrigado.

Deixe um comentário