Telhado Ecológico: 3 vantagens que você precisa conhecer

O telhado ecológico contribui para a criação de espaços arquitetônicos sustentáveis, bonitos e funcionais. A cobertura ecológica também contribui para a melhoria do bem-estar dos moradores do imóvel, uma vez que propicia ambientes agradáveis, do ponto de vista termoacústico.

Imagem ilustrativa de uma casa com telhas ecológicas de fibra vegetal Onduline

Além disso, o telhado ecológico contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta, uma vez que pode ser fabricado com materiais reciclados. Uma construção sustentável pode ser feita com diferentes tipos de telhados ecológicos, como o telhado verde e o as telhas ecológicas de fibra vegetal. A telha solar também é considerada uma opção de material de construção ecológico.

Os telhados ecológicos estão se popularizando, mas você sabe quais são as vantagens que eles oferecem a um projeto arquitetônico? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!

Tipos de telhado ecológico

Antes de conhecer as vantagens do telhado ecológico, é importante entender as diferenças entres os tipos de telhado ecológico disponíveis no mercado.

Telhado verde

Imagem ilustrativa de um telhado verde

O telhado verde combina diferentes espécies vegetais para substituir telhas e outros materiais de construção tradicionais usados na cobertura de um imóvel.

Esse tipo de cobertura ecológica contribui para o aumento das áreas verdes, o que pode tornar o imóvel mais atraente e, ao permitir a substituição do concreto pela vegetação natural, ele também propicia a prevalência das espécies animais nas áreas urbanas, uma vez que atrai aves. Além disso, a cobertura verde contribui para a diminuição das chamadas ilhas de calor urbano.

Existem dois tipos de telhado verde, o intensivo e o extensivo. O primeiro tipo é mais espesso e comporta uma grande variedade de vegetação, com plantas que podem atingir até 40 cm de altura. É uma cobertura elaborada que exige uma manutenção cuidadosa.

O outro tipo é o extensivo, que possui uma vegetação mais leve, com altura máxima de 20 cm. Esse é um tipo de telhado ecológico que exige poucos cuidados.

Já é tendência da construção sustentável o uso conjunto de telhados verdes com painéis fotovoltaicos. Como o sistema de geração de energia não funciona bem ao ser exposto às temperaturas extremas, o telhado verde atua para diminuir a ação do calor sobre o sistema, tornando, assim, a geração de energia mais eficiente.

Telhas solares

Imagem ilustrativa de telhas solares

Ao contrário dos grandes painéis solares, grandes e pouco atrativos do ponto de vista estético, as telhas solares se assemelham às telhas cerâmicas tradicionais e acabam sendo uma opção mais discreta para o telhado do imóvel.

Entre os muitos benefícios oferecidos pelas telhas solares, está a capacidade de transformar a energia solar, uma fonte verdadeiramente renovável, em energia elétrica. Telhas solares usam células de silício para transformar a luz solar em eletricidade, gerando economia de energia.

 

Telha ecológica de fibra vegetal

Imagem ilustrativa de uma casa com telhas ecológicas de fibra vegetal Onduline

A arquitetura contemporânea busca executar projetos funcionais, bonitos e, é claro, sustentáveis. A telha ecológica de fibra vegetal é um destaque nesse cenário, uma vez que possibilita a construção de imóveis “amigos do meio ambiente”, mas que também são modernos e atraentes. Esse tipo de cobertura pode ser utilizado nas áreas externas e internas das construções.

telhado ecológico é muito resistente, durável e extremamente leve, o que permite a construção de uma estrutura de madeira pouco robusta para suportar a cobertura. A telha vegetal recebe um acabamento de betume, que a torna impermeável e anticorrosiva, aumentando a sua durabilidade. Além disso, a telha ecológica de fibra vegetal dispensa manutenção constante.

Agora que você já conhece melhor os tipos de telhado ecológico, que tal conhecer as vantagens de escolher essa cobertura para o seu projeto?

Vantagens do telhado ecológico

Sustentabilidade

O telhado ecológico, feito com telha ecológica de fibra vegetal, é uma opção de cobertura que privilegia o meio ambiente desde o processo de produção do material. A telha ecológica de fibra vegetal é um material de construção sustentável fabricado com fibras vegetais que podem ser extraídas do coco, da bananeira ou do sial e aparas de papel reciclado. Ao incorporar a fibra de papel reciclado ao seu processo de fabricação, a telha ecológica de fibras vegetais é capaz de reduzir a utilização de novos materiais, consumindo menos a energia incorporada, que pode ser definida como a energia usada na produção de novos materiais.

O uso de materiais verdes contribui para obtenção de pontuação para certificação LEED, pela possibilidade de inserção de um sistema de energia renovável no projeto como as telhas solares, por exemplo.

Eficiência térmica

Telhados ecológicos são muito eficientes em proteger os moradores de uma casa contra a radiação UV e contra a ação dos elementos. Do ponto de vista térmico, o telhado ecológico de telhas de fibras vegetais é eficiente garantindo uma casa fresca no verão e confortavelmente aquecida no inverno.

É importante lembrar que menores demandas com aquecimento e ar-condicionado são traduzidas em menores gastos com energia, ou seja, em contas mais baratas.

Proporciona eficiência acústica

O telhado verde – em particular o seu substrato – absorve bem ruídos causado por impactos como os da chuva e do granizo e provenientes do ambiente externo.

A telha ecológica é eficiente do ponto de vista acústico, sendo ideal para imóveis localizados em áreas muito barulhentas como escolas ou centros comerciais.

Além de trazer inúmeras vantagens para o imóvel e seus usuários, o telhado ecológico contribui com toda a sociedade, garantindo uma relação mais saudável entre homem e natureza. Além disso, a aparência moderna de uma cobertura sustentável combinada com a redução nos gastos com energia e ampliação da vida útil do telhado da edificação gera a valorização do imóvel.

Agora que você já descobriu algumas vantagens do telhado ecológico, conheça também 9 materiais inovadores para construir uma casa sustentável.

2 Responses
    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Izabel.

      Nossos produtos são vendidos em home centers e lojas de materiais de construção em todo o Brasil e os preços variam de acordo com cada região do país. Para descobrir o local de venda mais próximo da sua casa, em Manaus, e consultar os preços por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.