Telhado de Vidro: projetos que encantam ao redor do mundo

O telhado de vidro permite a criação de projetos encantadores, com design diferenciado.

A arquitetura moderna tem traçado caminhos cada vez menos convencionais. O uso do vidro como material de construção surgiu recentemente na arquitetura. Por isso, as construções com telhado de vidro começaram a ganhar destaque nos últimos anos, com projetos que exibem uma beleza de tirar o fôlego.

Confira essa lista com 12 projetos arquitetônicos ao redor do mundo que usam telhado de vidro e inspire-se para o seu projeto!

12 projetos incríveis com telhado de vidro

1. Elbphilarmonie – Alemanha

Elbphilarmonie - Alemanha

Projetada pelos arquitetos Herzog e Meuron, a Elbphilarmonie é um prédio dividido em dois: a parte inferior é uma estrutura sólida e robusta, enquanto a superior, de vidro, é mais leve e delicada. O telhado apresenta inúmeros recortes e oferece ao projeto um ar elegante e sofisticado. A Elbphilarmonie está localizada em Hamburgo, na Alemanha.

2. Metropolis Center – Romênia

Telhado de Vidro - Metropolis Center - Romênia

Localizado em Bucareste, o Metropolis Center abriga um centro comercial, um hotel e um espaço empresarial. Seu design único une uma estrutura de vidro à parte histórica, construída no final do século XIX. O projeto é do famoso escritório de arquitetura Bereau XII.

3. Margaretenstrase 9 – Áustria

Telhado de Vidro - Margaretenstrase 9 - Áustria

O telhado de vidro do Margaretenstrase 9 é um espaço aberto que expõe a vista panorâmica de toda a cidade. A estrutura foi projetada para integrar-se perfeitamente com a parte do edifício que já existia, o que tornou a construção visualmente muito agradável.

4. Museu Canadense da Natureza – Canadá

Telhado de Vidro - Museu Canadense da Natureza - Canadá

O Museu Canadense da Natureza foi construído em 1912 pelo arquiteto David Ewart. Anos depois, algumas partes do prédio cederam e tiveram que ser demolidas. O museu foi, então, reconstruído e um telhado de vidro foi adicionado ao topo.

A estrutura oferece uma vista panorâmica da cidade e no local é possível encontrar réplicas de animais gigantescos como baleias e dinossauros.

4. Restaurante pop-up modular – Itália

Telhado de Vidro - Restaurante pop-up modular - Itália

Esse telhado de vidro compõe uma estrutura temporária que funciona como um restaurante. Projetado pela Park Associati, a armação é removida nos meses de inverno e recolocada nos meses de verão. Além disso, ela pode ser montada sobre outros prédios da cidade, com ajuda de um guindaste. Na foto, o restaurante pop up modular está no topo de um prédio com vista para Pizza della Scala.

5. Union of Romanian Architects – Romênia 

Telhado de Vidro - Union of Romanian Architects - Romênia

O Union of Romanian Architects foi construído no século 19, no entanto, em 1989, um incêndio consumiu metade do edifício. O prédio, então, passou por diversas reformas até que em 2003 recebeu um acréscimo de sete andares e um telhado de vidro. O projeto dos arquitetos Dan Marin e Zeno Bogdanescu preservou a fachada antiga e as escadas, que sobreviveram ao incêndio.

6. Museu Real de Ontário – Canadá

Telhado de Vidro - Museu Real de Ontário - Canadá

O prédio do Studio Libeskind é um dos lugares mais visitado em Toronto devido, principalmente, à sua arquitetura marcante – o que chama atenção no projeto são as estruturas de vidro, que penetram na parte antiga da construção, de forma quase dramática.

 

7. Torre Hearst – Estados Unidos 

O projeto, do escritório de arquitetura Foster and Partners, é considerado o primeiro prédio sustentável da cidade de Nova York. Possui seis andares de aço e um telhado de vidro, onde funciona uma galeria de arte.

A silhueta escultural e irregular da edificação foi feita com armações de aço triangulares. Vale a pena destacar que a maior parte do aço utilizado no projeto é reciclado. O projeto também prevê sistemas de reaproveitamento de água e fontes limpas para geração de energia.

8. Oficina do Instituto de Tecnologia de Kanagawa – Japão

Telhado de Vidro - Oficina do Instituto de Tecnologia de Kanagawa - Japão

Localizado em Tóquio, a Oficina do Instituto de Tecnologia de Kanagawa é uma das construções mais transparentes do mundo e remete a uma pequena floresta.

Projetado pelo escritório Junya Ishigami and Associates, ele é composto por colunas de aço branco e vários painéis de vidro, que vão do chão ao teto. O telhado de vidro transpassa todo o prédio, permitindo o aproveitamento da luz natural.

9. Sede do Departamento de Saúde Basco, País Basco

Telhado de Vidro - Sede do Departamento de Saúde Basco, País Basco

A beleza artística do prédio se assemelha a de um ponto turístico e não de um prédio do governo. O Departamento de Saúde Basco é um dos edifícios mais emblemáticos do mundo – a sua fachada de vidro permite que a luz natural penetre por toda a extensão do prédio, refletindo o céu. O projeto é do escritório Coll-Barreu Arquitectos.

10. Pirâmide do Louvre

Telhado de Vidro - Pirâmide do Louvre

A Pirâmide do Louvre possui o telhado de vidro mais famoso do mundo. Apesar da sua fama, o prédio não é uma unanimidade, muitos o veem como uma mancha na arquitetura clássica do Museu do Louvre.

Projetado pelo arquiteto IM Pei, a estrutura piramidal serve como entrada principal do renomado museu.

11. Casa Dançante, República Checa

Telhado de Vidro - Casa Dançante, República Checa

A casa dançante é um ícone da arquitetura moderna e se assemelha a um casal de dançarinos em homenagem a Fred Asteire e Ginger Rogers. Construído em 1996, na cidade de Praga, o prédio se destaca em meio às construções clássicas da região. Foi projetado pelos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry.

12. Centro Nacional de Artes Performáticas – China

Projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu, o edifício foi construído com vidro e titânio e é mais comumente chamado de ovo gigante. O prédio abriga uma companhia de ópera, salas de teatro e uma sala de concerto. O telhado de vidro da edificação permite o aproveitamento pleno da luz natural.

Embora o telhado de vidro seja muito bonito, esse tipo de cobertura apresenta algumas desvantagens. O vidro é um material frágil, que pode rachar ou se quebrar durante uma tempestade. Além disso, a cobertura exige manutenção e limpeza constantes – a frequência depende do tipo de vidro utilizado, mas o ideal é que seja feita, pelo menos, todos os anos. Por se tratar de uma estrutura frágil e de difícil acesso, é aconselhável que a manutenção sejam feita por profissionais especializados.

Agora que você já conhece alguns projetos incríveis ao redor do mundo, cobertos com telhado de vidro, descubra 10 exemplos de sustentabilidade na construção civil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.