Telhado de Acrílico X Telhado de Policarbonato: qual o melhor?

O telhado de acrílico e o telhado de policarbonato são exemplos de coberturas transparentes que permitem um melhor aproveitamento da luz natural em um espaço arquitetônico. A luz do dia é capaz de tornar um ambiente mais saudável e convidativo – do ponto de vista do design de interiores, uma sala bem iluminada é uma sala confortável.

Imagem ilustrativa de telhado de policarbonato feito com telhas Onduclair da Onduline

Além disso, a iluminação natural oferece a um projeto o benefício adicional de reduzir os custos com energia elétrica, uma vez que ilumina e aquece um espaço sem a necessidade do uso de equipamentos elétricos.

Mas qual telhado transparente é a escolha ideal para um projeto arquitetônico? Telhado de acrílico ou telhado de policarbonato? É o que você vai descobrir melhor agora! Continue a leitura!

Telhado de policarbonato

Vantagens

O policarbonato é um termoplástico leve, conhecido por sua capacidade de resistir praticamente incólume a temperaturas extremas, quentes ou frias. Pode ser encontrado na forma de chapas compactas ou de chapas alveolares, semelhantes ao vidro canelado.

Um telhado de policarbonato é praticamente inquebrável – é 200 vezes mais resistente que o vidro e 50 vezes mais resistente que o acrílico – o que o torna capaz de suportar eventos climáticos extremos como vendavais, tempestades e granizo.

A telha de policarbonato, geralmente, é usada em pontos estratégicos de um projeto arquitetônico, permitindo a passagem da luz em locais como corredores, banheiros, pátios, decks, jardins e varandas. Também é usada com frequência em coberturas de piscinas ou em armazéns industriais.

Imagem ilustrativa de telhado de policarbonato em um galpão feito com telhas Onduclair da Onduline

Telhas de policarbonato podem ser encontradas em várias cores. Como o material é extremamente leve, pode ser instalado em praticamente qualquer telhado, sem a necessidade de reforço adicional. Isso torna o projeto mais barato e a instalação mais rápida e fácil.

Desvantagens

Por se tratar de um material com alto índice de dilatação térmica, um telhado de policarbonato exige cuidados adicionais durante a instalação – as telhas devem ser mantadas de modo a considerar a deformidade do material.

Embora os painéis sejam muito duráveis, são pouco resistentes a arranhões. Isso significa que os proprietários devem ter cuidado ao limpar a cobertura, evitando produtos abrasivos ou alcalinos, que podem arruinar a superfície do telhado.

 

Telhado de acrílico

Vantagens

O acrílico pode ser encontrado em dois formatos: extrudado ou “cellcast”, indicado para projetos arquitetônicos com maior apelo estético. É um material de construção leve e transparente.

Uma grande vantagem do telhado de acrílico é que a cobertura é altamente refletiva. Isso significa que um projeto arquitetônico com essa cobertura permitirá que os moradores economizem dinheiro com resfriamento, já que os raios UV do sol têm impacto limitado na superfície do material.

Imagem ilustrativa de telhado de acrílico

Muitos sistemas de cobertura podem se tornar empoeirados e sujos ao longo do tempo, diminuindo seu apelo estético e, assim, reduzindo o valor do seu investimento. Um telhado de acrílico, no entanto, é projetado para ser resistente à sujeira, o que significa que a cobertura permanecerá transparente mesmo depois de muitos anos. Essa característica garantirá as qualidades reflexivas do material ao longo do tempo.

Desvantagens

O telhado de acrílico é pouco resistente a variações de temperatura – pode ser expandir ou encolher por cerca de 0,7 mm por metro, por isso a sua instalação deve ser feita por profissionais habilitados.

Um telhado de acrílico, assim como um de policarbonato, não é resistente a arranhões. Além disso, o material não apresenta boa resistência a impactos e pode rachar ou se quebrar em dias de tempestades de granizo ou ao sofrerem impactos.

Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens do telhado de acrílico e do de policarbonato, descubra quais as vantagens de usar a iluminação natural em um ambiente:

Vantagens da luz na natural em um projeto arquitetônico

A maneira como uma casa é iluminada pode transformar um ambiente. Telhas transparentes bem posicionadas criam espaços ativos, onde as famílias podem passar grande parte do tempo: salas de jantar que energizam a família antes da escola ou do trabalho, um espaço para receber os amigos ou um recanto aconchegante para leitura.

A luz natural é abordada de forma diferente com base nas estações do ano. A luz direta que penetra nos espaços nos dias frios, aquece os ambientes e praticamente elimina a necessidade de usar a luz artificial durante o dia. Em dias mais quentes a luz do sol pode ser amplamente aproveitada em áreas externas que utilizem o telhado de acrílico.

Além disso, espaços que fazem uso da iluminação natural têm o potencial de gerar benefícios substanciais, incluindo melhorias na saúde e na produtividade humanas. Especialistas afirmam que a luz natural estimula nossos corpos a produzirem vitamina D, a prevenir a depressão e a regular nossos ritmos circadianos. Tudo isso nos ajuda a sermos mais produtivos e a dormirmos melhor.

O projeto de um telhado que privilegie a iluminação natural é capaz de contribuir bastante para a redução do consumo de energia elétrica de uma casa, trazendo economia para o dia a dia. Além disso, um telhado transparente pode criar ambientes muito agradáveis.

Embora tanto o telhado de acrílico como o de policarbonato sejam transparentes, o segundo tem a vantagem de ser mais durável e possuir maior resistência a impactos. Além disso, caso o seu projeto exija um material resistente a variações de temperatura, o policarbonato é a melhor opção.

Agora que você já conhece melhor o telhado de acrílico e o telhado de policarbonato, que tal descobrir também como escolher uma telha resistente ao vento para o seu telhado?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.