Telhado com goteiras: o que fazer?

Você sabe como identificar um telhado com goteiras e o que fazer para repará-lo? Esse tipo de problema é bastante comum, principalmente quando não existe uma manutenção periódica na cobertura. Elas são essenciais para prevenir problemas com infiltrações, além de garantir a qualidade da cobertura.

Por isso, caso perceba o surgimento de goteiras e infiltrações no seu lar, o primeiro passo é identificar a raiz desse problema. Com isso, é possível começar a elaborar um reparo ou uma reforma para evitar transtornos recorrentes no futuro.

Pensando nisso, separamos, neste texto, algumas informações valiosas para você identificar goteiras no seu telhado, além de como é possível realizar o reparo desse problema!

Quais são as causas de telhado com goteiras?

As goteiras são um problema bastante grave para qualquer tipo de imóvel. Além de estragar móveis, elas também causam infiltrações que comprometem as estruturas da edificação. Isso pode gerar uma série de prejuízos com manutenções e reformas, pesando no bolso dos moradores.

Por isso, inicialmente, é preciso entender como identificar um telhado com goteiras, o que fazer e como resolver esse tipo de problema.

Telhas quebradas

O principal motivo do surgimento de goteiras no telhado são as telhas quebradas. Esse tipo de problema é facilmente identificável, já que é possível avistar os danos na estrutura do material. É comum que as telhas se quebrem com o passar do tempo, principalmente após tempestades e vendavais.

Calhas entupidas

Esse é um dos motivos que causam goteiras nas edificações que muitas pessoas desconhecem. As calhas são feitas com o propósito de ajudar na passagem da água que cai das chuvas. Por isso, caso elas fiquem entupidas, elas acabam transbordando o líquido para o telhado, que acaba penetrando para dentro da estrutura da cobertura, causando goteiras no interior.

Laje mal impermeabilizada

A má impermeabilização é outra culpada no surgimento de goteiras no interior dos imóveis. É possível avistar manchas de molhado se formando as costuras do seu telhado. Esse tipo de problema pode causar uma série de infiltrações nas paredes e no teto.

O que fazer para resolver o problema com goteiras?

Caso você identifique algum problema nas suas telhas, o primeiro passo é ver a dimensão dos danos causados. Caso sejam poucas unidades quebradas, uma reposição basta para evitar maiores prejuízos.

Mas caso a estrutura do telhado esteja comprometida por causa da infiltração, pode ser necessário realizar uma reforma para reparar o problema de uma vez por todas.

Além disso, a manutenção periódica do telhado é essencial para evitar as goteiras. Por isso, procure manter as suas calhas sempre limpas, possibilitando a passagem de água corretamente.

 Além disso, ao realizar a impermeabilização do seu telhado e da sua laje, procure contar com profissionais de confiança. Assim, você terá maior garantia de que o produto foi instalado com sucesso, possibilitando o interior do seu imóvel mais seco.

Pronto! Agora você já sabe como identificar um telhado com goteiras e o que fazer para reparar esse problema. Para isso, é muito importante contar com uma equipe qualificada e especializada nesse tipo de reparo.

Gostou de aprender sobre como é possível identificar a fonte das goteiras no seu telhado? Aproveite para nos seguir nas redes sociais, Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.