Telhadista: 5 dicas essenciais para contratar certo no seu projeto

Contar com o apoio de profissionais especializados, como arquitetos e engenheiros, é fundamental para o sucesso de um projeto de construção ou reforma. No entanto, para realizar uma obra, outros profissionais precisam ser envolvidos. Uma figura fundamental nos projetos de arquitetura e construção é o telhadista. Esse é um profissional cujo treinamento e experiência fazem muita diferença no processo de colocação da cobertura da sua casa.

Imagem ilustrativa de um telhadista

Um bom telhadista é capaz de encontrar as melhores técnicas e os melhores materiais de construção para a execução do seu projeto.

Veja as principais informações que você precisa saber antes de contratar um telhadista!

O que faz um telhadista?

O telhadista é o profissional especializado na construção de telhados. É responsável por analisar um projeto e garantir que o telhado seja construído em estrita conformidade com as suas especificações técnicas. Determinar as vigas, treliças e caibros sobre os quais as telhas serão instaladas também é uma função que deve ser desempenhada pelo telhadista.

Telhadistas também são os profissionais responsáveis por substituir os materiais antigos de um telhado por estruturas novas, uma vez que esses profissionais sabem lidar com diferentes materiais para cobertura, incluindo metal, borracha, polímeros, telhas ecológicas e telhas cerâmicas.

Além disso, o telhadista pode propor maneiras criativas de resolver eventuais problemas no telhado que podem surgir durante a construção, por meio do detalhamento do projeto.

Preparar desenhos técnicos e precisos reduz significativamente os erros de um projeto arquitetônico. Essa habilidade do telhadista garante que todas as decisões críticas sejam tomadas e aprovadas antes do início da construção. Mudanças no design do telhado são muito menos caras do que as de campo, o que inclui mudança de material ou do processo de construção. Essa abordagem também tornará mais fácil para o contratado estimar e construir com precisão a cobertura da sua casa.

Dicas para contratar um telhadista

1. Procure um profissional que trabalhe respeitando as condições de segurança

O profissional escolhido para o projeto de construção do seu telhado deve usar de maneira adequada os equipamentos de proteção individual necessários ao exercício da profissão.

Entre os equipamentos de EPI podemos citar capacetes, luvas, botas e roupas espaciais. Ao sentir-se seguro, o profissional poderá se dedicar totalmente ao trabalho, sem risco de sofrer quedas ou acidentes.

2. Escolha um telhadista que tenha maior compreensão das suas necessidades

O seu telhadista deverá conhecer o seu estilo de vida e o estilo arquitetônico do seu projeto. Assim, poderá elaborar um plano de construção que atenda tanto aos seus desejos quanto aos requisitos estruturais da casa.

O profissional deverá ser capaz de transformar suas necessidades e desejos em uma expressão arquitetônica que também esteja em conformidade com os códigos de construção e com as melhores técnicas profissionais.

 

3. Busque um profissional especializado

Um telhado mal feito pode gerar muitos problemas em longo prazo, como infiltrações de água da chuva, quebra das vigas de sustentação e até mesmo a perda total da cobertura quando não respeitados os padrões mínimos de inclinação e também a escolha adequada da telha para o projeto.

Para evitar esses problemas é fundamental contratar um profissional habilitado, que tenha experiência na construção e reforma de telhados e com conhecimento técnico para trabalhar de acordo com os requisitos de orçamento, proporções e funcionalidade do espaço a ser construído.

Além disso, o telhadista deve construir a cobertura da sua casa observando a orientação, localização e layout da sua casa. Essas boas práticas de design definitivamente permitirão que a sua casa atenda aos requisitos da eficiência energética. Isso significa otimizar a quantidade de luz natural e aquecimento solar o que, por sua vez, permitirá que você economize nas contas de energia elétrica ao longo dos anos.

4. Considere contratar uma construtora para intermediar o processo

Uma boa maneira de encontrar um telhadista experiente é por meio de um contrato de prestação de serviço com uma construtora ou com um escritório de arquitetura. Essas empresas contam com profissionais capacitados para realizar o projeto de construção do seu telhado e podem auxiliar no processo de contratação do telhadista.

5. Leve a sustentabilidade em consideração

A indústria da construção civil produz metade de todo o resíduo gerado por ano no país.  Grande parte dos resíduos da construção é potencialmente perigosa e o seu descarte deve ser cuidadosamente planejado. Em particular, a eliminação tradicional de resíduos, como aterros e incineração, pode causar sérios danos ambientais.

Além disso, o entulho não descartado pode atrair insetos como escorpiões e formigas, e gerar acúmulo de lixo na região. Por isso, verifique se o profissional contratado se responsabiliza pelo descarte adequado do entulho ao final da obra.

 

Um projeto de arquitetura desenvolvido e executado por profissionais é muito superior às obras feitas de forma amadora. O bom design é um investimento rentável que agrega valor extra ao seu projeto: casas bem projetadas têm maior valor de revenda e são mais agradáveis de se viver do que as casas construídas sem um projeto de arquitetura. Por isso, contrate um telhadista experiente para o seu projeto de construção, invista em soluções arquitetônicas e evite dores de cabeça.

Agora que você já sabe o que faz um telhadista e como contratar esse profissional  para o seu projeto, que tal descobrir também qual é a melhor madeira para uma estrutura perfeita?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.