Telha transparente: 5 usos inovadores dessa tendência em telhados

Prática e moderna, a telha transparente já virou tendência na arquitetura por sua versatilidade. Antes restrito aos pequenos espaços, o material virou um dos favoritos de quem não abre mão da luz natural em seus projetos e invadiu varandas, corredores e até cozinhas.

Telha transparente: 5 usos inovadores dessa tendência em telhados

As telhas transparentes podem ser fabricadas em diversos materiais, sendo as mais comuns o pet reciclado, o vidro e o policarbonato. Esse último, no entanto, apresenta uma série de vantagens competitivas em relação aos demais. Entenda!

Policarbonato: uma opção prática e de alta durabilidade

Uma das maiores vantagens do policarbonato está no quesito durabilidade: apesar de leve, ele é 250 vezes mais resistente a impactos que o vidro e suporta, com eficiência, variações de temperatura de – 50ºC a 135ºC.

Facilmente laváveis com água e sabão neutro, as telhas transparentes de policarbonato praticamente não exigem manutenção e podem ser utilizadas em projetos de cobertura, tanto como material único, como mescladas às telhas comuns para criar pontos de luz em ambientes escuros, aumentando consideravelmente o conforto dos ocupantes sem pesar no orçamento.

No quesito praticidade, as telhas transparentes de policarbonato também saem na frente. Fáceis de instalar, elas se encaixam perfeitamente nas telhas clássicas, desde que sejam da mesma marca. Como são 86% mais leves do que o vidro, o peso necessário para que uma estrutura suporte o material é muito menor.

Além disso, o uso da telha transparente no projeto também pode auxiliar na manutenção da estrutura do telhado, uma vez que ela funciona bem em ambientes com alto índice de umidade, evitando a proliferação de pragas e fungos na estrutura.

Se a preocupação for o calor, a telha transparente de policarbonato também é a melhor opção. Isso porque como ela recebe proteção contra os raios ultravioleta durante a fabricação, acaba transmitindo menor quantidade de calor quando comparada às similares em pet reciclado ou vidro. Além disso, o material não amarela e oferece ótima transparência.

Agora que você conhece todas as vantagens de incluir a telha transparente no seu projeto de cobertura, conheça algumas soluções criativas da aplicação da tendência e inspire-se!

Usos criativos para a telha transparente em projetos de arquitetura

Embora seu uso mais comum seja mesclada às telhas clássicas para criar pontos de iluminação no telhado, as telhas transparentes não precisam mais ficar restritas ao papel de coadjuvante. Veja outras maneiras de utilizar o material na sua obra:

1. Jardim de inverno ou estufa

Telha transparente usada para criar um estufa

Quando usada para cobrir esse tipo de ambiente, a telha transparente possibilita a o aproveitamento da luz natural na vegetação, ao mesmo tempo em que a mantém protegida da chuva.

Nesse caso, o ideal é optar pelas telhas transparentes de policarbonato, já que o tratamento contra os raios ultravioleta evita que o calor excessivo danifique plantas mais delicadas.

2. Piscina

A telha transparente de policarbonato é uma excelente opção também para cobertura de piscinas, já que possibilita o seu uso mesmo em dias de chuva sem impedir a entrada da luminosidade nos dias ensolarados.

Além da versão transparente, esse tipo de telha também pode ser encontrado em versões coloridas, fumê ou leitosa, garantindo assim que o material se adeque ao seu projeto e que seus benefícios não comprometam a estética da construção.

3. Cozinha

Utilizar telhas transparentes na cobertura da cozinha pode trazer modernidade e originalidade ao projeto.

Além da vantagem estética, a instalação da telha transparente pode representar uma economia importante na conta de energia elétrica, já que o aproveitamento da luminosidade natural diminui o uso da iluminação artificial.

Outra vantagem de instalar esse tipo de telha na cozinha diz respeito ao bem-estar proporcionado aos usuários do ambiente: a presença de luz natural ativa uma região do cérebro responsável pelas atividades vitais, auxiliando no aumento da disposição e produtividade. Perfeito para começar o dia!

 

4. Varanda

Telha transparente usada em uma varanda

Você tem uma enorme varanda disponível e pensa em aproveitá-la como sala de jantar, mas não quer deixar os móveis sujeitos às intempéries?

Nesse caso, a telha transparente pode ser a solução ideal, já que, além de manter a luminosidade tão característica desse tipo de espaço, ela permite sua utilização mesmo nos dias mais chuvosos, preservando os móveis de eventuais danos causados pelas condições climáticas: muito Sol ou chuva.

Outra vantagem do uso desse tipo de cobertura na varanda é que ela não atrapalha o crescimento de flores e plantas como trepadeiras, que podem trazer ainda mais charme à decoração do espaço.

5. Corredores

Além de oferecer uma grande vantagem estética, a telha transparente também é bastante funcional.

Elas são a cobertura perfeita, por exemplo, para corredores de quintais e outros espaços que precisam estar abrigados da chuva e outras intempéries, mas não podem perder a luminosidade natural sob pena de comprometer o bem-estar dos ocupantes do imóvel.

Versátil, a telha transparente pode ser utilizada ainda em espaços como sótãos, despensas, churrasqueiras e até banheiros, garantindo o aproveitamento da luz natural de maneira prática, eficiente e durável.

Como você pode ver, muito mais do que uma tendência passageira, a telha transparente vem firmando-se como uma solução inteligente para quem busca alternativas para ambientes escuros ou mal iluminados, ou mesmo para quem quer criar espaços charmosos e iluminados, sem aumentar os custos com energia elétrica.

Telha transparente usada em combinação com telhas ecológicas no telhado

No entanto, para obter o resultado desejado, é importante que você pesquise bastante e busque um fornecedor comprometido com a qualidade do material que oferece, garantindo assim a segurança da sua obra e a boa aplicação do seu investimento.

Gostou de descobrir algumas das diversas possibilidades de uso da telha transparente? Então, que tal conhecer também alguns materiais de construção sustentáveis que você pode utilizar no seu projeto?

22 Responses
  1. Vanessa

    Ola, boa noite!

    As telhas onduclair, servem também para o modelo onduline stilo 3d?
    Gostaria de usar as duas! Elas se encaixam?

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Marilza

      Na sua cidade você encontra nas lojas Leroy Merlin

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

      Equipe Coberturas Leves

  2. BARBARA MAREGA DA SILVA OLIVEIRA

    Boa tarde!

    Gostei muito da telha transparente. Contudo, estou com muita dificuldade de encontra-lá por aqui na região. João Pessoa – PB.

    Liguei nos lugares indicados aqui no site, mas não tem por aqui, a transparente.
    Vocês poderiam me indicar alguma loja para a qual vocês fornecem? Poderia ser em Recife ou em Natal também.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Barbara

      Você encontra na Leroy Merlin da sua região.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

      Equipe Coberturas Leves

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Angela

      A Telha Onduclair só pode ser utilizada com a Telha Ecológica Onduline Clássica.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

      Equipe Coberturas Leves

  3. ROZELI FERREIRA

    Estou procurando telhas totalmente transparentes, mas estou tendo dificuldades de encontrar em São Paulo, já fui em todos os home centers e não encontro.

    Podem indicar algum lugar em São Paulo Capital (Região norte).

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Rozeli

      Você pode encontrar a Telha Transparente de Policarbonato Onduclair da Onduline na na Obramax – Av. do Estado, no 6.313 – Mooca – São Paulo/SP.

      Obrigado pelo interesse.

  4. ANA ELITA FELIZARDO FELIZARDO DO NASCIMENTO

    Boa tarde

    Quantas telhas translúcida fume eu usaria nesta MEDIDAS 4.80 × 4 . 80 cm ? Qual valor das mesmas e o frete para enviar para o Tocantins 777 6000

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Ana.

      Nossos produtos são vendidos em home centers e lojas de materiais de construção em todo o Brasil e os preços variam de acordo com cada região do país. Para descobrir o local de venda mais próximo da sua casa e consultar os preços por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Entre em contato com a loja mais próxima. Assim fica melhor para você saber os preços e o frete.

      Obrigado pelo interesse!

  5. Giovanna

    O chamado “telhão” tem um tamanho diferenciado. A de vcs só tem um tamanho, daquele padrão menor? Ou não?

  6. Arnaldo

    O uso do policarbonato com proteção contra os raios ultravioleta evita “queimar” a pintura do carro no caso de garagem?
    Aguardo retorno. Grato

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Arnaldo.

      Vamos consultar nossa equipe técnica de te damos um retorno em breve.

      Obrigado.

    2. Equipe Coberturas Leves

      Olá Arnaldo.

      Consultamos a nossa equipe técnica. As telhas tem proteção UV e isso inibe a entrada dos raios mais nocivos. Esse produto é vendido mundialmente e não temos relatos de queima de pintura de veículos na Europa, onde é comum o uso desta telha em garagens.

      Obrigado.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Nelson. Os produtos da Onduline são vendidos em lojas de material de construção e home centers. Os preços variam de acordo com cada região do Brasil. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para encontrar as lojas mais próximas de você: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline.

      Em qualquer uma delas você poderá obter o preço.

      Obrigado

      1. Equipe Coberturas Leves

        Olá Nelson. Conforme já orientamos você, os produtos da Onduline são vendidos em lojas de material de construção e home centers. Os preços variam de acordo com cada região do Brasil. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para encontrar as lojas mais próximas de você: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline.

        Em qualquer uma delas você poderá obter o preço.

        Obrigado

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.