Afinal, vale a pena instalar telhas termoacústicas na sua casa?

Você conhece a telha termoacústica? Também chamada de telha sanduíche, é um dos diversos modelos de cobertura para telhado disponíveis no mercado ultimamente. Com características próprias, sua utilização proporciona algumas vantagens e, por isso, é bastante utilizada.

Como o conceito delas ainda não é tão conhecido pela maioria das pessoas, muitas delas ainda optam por modelos mais tradicionais sem levar em conta o custo-benefício envolvido na construção. Por esse motivo, neste artigo, reunimos algumas informações a respeito desse tipo de telha, assim como as vantagens e desvantagens da sua utilização. Confira!

Características da telha termoacústica

Formadas por duas chapas metálicas que, geralmente, são fabricadas com aço galvanizado, o interior da telha termoacústica é preenchido com um isolante, que pode ser de isopor ou poliuretano. É por ter essa formação que é chamada de telha sanduíche.

O material que forma o isolante é formado por lã de vidro, lã de rocha ou EPS. No mercado, são encontradas em duas versões. A primeira é a mais simples, que são mais baratas e possuem somente uma chapa de aço na parte exposta, o revestimento no meio e uma folha de alumínio na parte de baixo.

Já a telha sanduíche dupla é a mais utilizada. São formadas por duas chapas metálicas do mesmo material e o revestimento termoacústico em seu interior. Geralmente, nos dois tipos, a espessura do isolante é de 30 milímetros, mas pode variar conforme o nível de isolamento desejado.

Em relação ao tamanho das telhas, é possível encontra-las com largura de 1 metro e o comprimento pode variar de 2 a aproximadamente 8 metros. O peso de cada uma delas pode variar de 12 a 14 quilos por metro quadrado.

A inclinação que esse tipo de telha oferece também é uma característica que deve ser levada em consideração na hora da escolha. Diferente das outras, ela pode ser instalada com a porcentagem mais baixa disponível atualmente, que corresponde a 5%, e pode ser elevada até o padrão normal dos outros modelos, que é de até 55%. Essa vantagem serve tanto para deixar o ambiente esteticamente mais agradável, pois muitas residências não utilizam forro de gesso na cobertura, além de ser uma boa característica para a construção de telhados embutidos.

Uma característica interessante sobre esse tipo de telha é que, além da utilização na cobertura, ela pode ser utilizada em fachadas e no revestimento de paredes internas. Isso se dá tanto por contar com um isolante termoacústico quanto pela grande disseminação do estilo industrial, onde as telhas podem fazer parte da decoração do imóvel.

Vantagens

Os benefícios apresentados pela telha sanduíche são muitos. Confira, a seguir, quais são alguns deles.

Melhor custo-benefício

Por apresentar bastante resistência como uma das suas características principais, o custo-benefício dessas telhas é uma vantagem que precisa ser levada em consideração na hora da escolha do acabamento da cobertura de uma construção. Isso porque elas aguentam naturalmente a exposição a diferentes intempéries e materiais e, assim, apresenta uma vida útil mais longa que outros materiais.

Além disso, também é possível aumentar o vão entre os apoios da estrutura do telhado — que, geralmente, é de um metro e pode ficar maior de acordo com o modelo e a largura da telha escolhida. Dessa forma, é possível evitar maiores gastos e preservar a utilidade dos materiais.

Fácil manutenção

Um dos maiores benefícios ao utilizar a telha termoacústica é a manutenção, que é feita de forma simples. Em primeiro lugar, é importante verificar se existe algum objeto na cobertura que possa impedir o escoamento da água da chuva ou causar corrosão — como pontos de oxidação, que podem se transformar em perfurações nas telhas.

Se esse tipo de telha for utilizado em fachadas, é preciso realizar a limpeza com máquinas de pressão e sabão neutro. Ao limpá-las, o ideal é remover todo e qualquer tipo de resíduo de poluição, assim como teias de aranha, poeira e outras substâncias que podem deixa-las sujas.

Outro ponto que precisa de atenção nas manutenções é em relação ao uso de tinta. Caso a telha receba esse tipo de acabamento pode ocorrer descoloração por ficar exposta constantemente a intempéries. Se isso acontecer, é só refazer a pintura seguindo as instruções do fabricante da tinta.

Redução significativa de ruídos externos

De um modo geral, essas telhas conseguem reduzir, em média, de 20 a 40 decibéis de captação do som externo. Isso se dá por conta das propriedades físicas do isolante presente nelas, principalmente a densidade, pois o poliuretano é um isolante acústico superior ao poliestireno.

Dessa forma, a instalação da telha sanduíche é indicada para imóveis localizados próximos a locais com muito barulho. Imóveis próximos a avenidas, casas de show, ou ruas com grande tráfego de pessoas são bastante beneficiadas quando contam com essas telhas na cobertura.

Isolamento térmico

Por apresentar um revestimento entre as duas placas de aço galvanizado, a telha termoacústica proporciona um isolamento térmico melhor que os outros tipos de telhas disponíveis no mercado, como a de cerâmica, por exemplo. Além disso, também há controle de chamas e de incêndio, o que aumenta a segurança do imóvel.

Ainda sobre a isolação térmica, o índice que esse tipo de telha proporciona pode chegar a até 90% em ambientes fechados, o que é bastante significativo e não é encontrado em, praticamente, nenhuma outra telha atualmente. Por esse motivo, ainda há economia de energia elétrica, já que não será necessário utilizar nenhum aparelho, como ventiladores ou ar condicionado, para proporcionar uma temperatura agradável dentro do imóvel.

Desvantagens

Mesmo com inúmeras vantagens a seu favor, a telha termoacústica também apresenta algumas desvantagens e cabe a você ponderar se, mesmo com elas, a escolha desse material vale a pena. Confira, a seguir, algumas delas.

Custo elevado da telha

Mesmo com o custo-benefício positivo dessas telhas por conta da economia com os outros materiais, a telha em si possui um custo mais elevado que as outras disponíveis no mercado. Essa diferença se dá por conta do seu processo de confecção e dos materiais empregados na sua construção. Na hora de fazer a conta da relação do preço desse item com o custo total do telhado, o resultado pode ser decisivo para a escolha do material.

Alto custo para instalação

Como utiliza um processo diferente de instalação, ele também se torna uma desvantagem na aquisição dessas telhas porque, geralmente, também possui custo mais elevado. Além disso, a mão de obra especializada para realizar o serviço também costuma ser mais cara.

Como você pode perceber, a telha termoacústica é bastante popular, possui inúmeras vantagens e, acima de tudo, possui fácil instalação e manutenção. Esperamos que com as informações apresentadas aqui você consiga decidir se ela é o revestimento ideal para instalar na sua casa.

Gostou do assunto do texto? Então nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos conteúdos novos! Estamos no Facebook e no Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.