Telha Onduline: 5 diferenciais incríveis para o seu telhado

O uso de telhas de fibra vegetal na construção civil é uma tendência no Brasil e no mundo. Como se trata de uma matéria prima ecologicamente correta, produtos que usam a fibra vegetal, como a telha Onduline, se transformaram em uma alternativa interessante frente às telhas tradicionais.

Imagem de uma casa com telha Onduline clássica

É claro que o estilo do projeto e suas características são determinantes para a escolha da cobertura ideal. Porém, aspectos como durabilidade, custo-benefício e praticidade na instalação não devem ser deixados de lado, já que podem garantir diferenciais incríveis para o telhado. Confira!

1. A telha Onduline é leve e durável

A telha Onduline chega a ser cinco vezes mais leve do que outros modelos disponíveis no mercado. Além de facilitar o armazenamento e o transporte, essa característica favorece a rápida conclusão do projeto. Todo mundo sabe que tempo é dinheiro! Logo, diminuindo o tempo de construção, o consumidor acaba também economizando nos gastos totais da obra.

Detalhe da Telha Ecológica Premium Onduvilla

A leveza da telha Onduline também proporciona economia nos gastos com a estrutura da cobertura. Diferentemente de outros tipos de telhas, a telha Onduline não exige tanto do madeiramento do telhado, o que também acaba minimizando os gastos com a obra.

Muitos consumidores ficam na dúvida na hora de optar pela telha Onduline, pois associam sua leveza à falta de durabilidade. Porém, essa é uma impressão equivocada sobre o produto. Durabilidade não tem nada a ver com peso! Mesmo sendo leve, a telha Onduline é capaz de suportar até 90 kg/m2*. Além disso, por conta da própria resistência do material, elas não quebram e nem trincam, trazendo mais segurança para a cobertura.

As telhas Onduline são revestidas com resina e betume, o que garante maior resistência contra intempéries. Além disso, oferecem 15 anos de garantia de impermeabilização.

* utilize sempre uma tábua para distribuir melhor a carga quando for caminhar no telhado.

2. A instalação é simples e sem complicação

Além de ser uma telha leve e de fácil manuseio, a telha Onduline é de fácil instalação. Alguns modelos de sua linha de produtos contam com um sistema de marcações, que faz com que todo o processo seja intuitivo e bem mais fácil. Por exemplo: há marcações nas extremidades para orientar o telhadista sobre o sentido da sobreposição e vedação.

Detalhe das instruções de montagem da Telha Ecológica Onduline Stilo

Detalhe das instruções de montagem da Telha Ecológica Onduline Stilo

Detalhe das instruções de montagem da Telha Ecológica Onduline Stilo

As telhas também indicam o espaçamento adequado entre as ripas e os pontos de fixação para que a cobertura seja instalada com melhor precisão. Por fim, a telha Onduline também conta com marcadores indicando a localização dos elementos de suporte da cobertura.

A Onduline oferece um guia de instalação completo, com todas as orientações sobre inclinação, espaçamento, fixação e até o cálculo das telhas. Esse material detalhado resolve muitas dúvidas na hora da instalação, para que o processo seja simples e fácil.

3. Variedade de cores, modelos e estilos

O design da telha influencia diretamente no estilo do projeto. Por isso, na hora de escolher a telha, além da funcionalidade da peça, também é importante considerar a variedade de modelos e cores. A Onduline tem um portfólio de telhas bem variado, para diferentes tipos de projetos.

7 cores da Telha Ecológica Premium Onduvilla

A Telha Ecológica Premium Onduvilla, por exemplo, pode ser encontrada em sete cores. Além de conferir ao telhado um visual semelhante às telhas de cerâmica, essa telha tem um bom rendimento e proporciona uma cobertura bonita e sofisticada.

4 cores da Telha Ecológica Onduline Stilo

Já a Telha Ecológica Onduline Stilo tem um design mais moderno, inspirado no estilo mediterrâneo. Esse modelo de telha está disponível em quatro cores, com a opção da exclusiva  pintura 3D no modelo Onduline Stilo 3D, que se assemelha muito ao telhado de cerâmica.

Telha ecológica Onduline modelo clássica

A empresa também fabrica as telhas Onduline Clássica e Onduline Clássica FIT, que são os modelos tradicionais da marca. A telha Clássica tem um tamanho um pouco maior e está disponível em quatro cores. Já a Clássica FIT é uma telha muito boa para reparos e pequenas coberturas, disponível em três cores. Ambas aliam praticidade e economia.

Além das telhas de fibra vegetal que são ecológicas, a Onduline também oferece outras soluções para coberturas leves, como a telha Onduclair que é transparente e favorece o melhor aproveitamento da iluminação natural no projeto.

 

4. A telha Onduline é ecologicamente correta

Construir usando técnicas e materiais de construção que causam menos impactos ao meio ambiente é uma tendência. No entanto, como você pode saber se está, de fato, diante de um produto sustentável?

Além do reaproveitamento de materiais, produtos ecologicamente corretos possuem um processo de produção limpo, ou seja, aproveitam ao máximo os recursos sem gerar resíduos, danos e outros impactos ao meio ambiente.

A telha Onduline é fabricada dentro deste conceito. Além do baixo consumo de energia, toda a água utilizada no processo é reaproveitada. As telhas também têm como matéria-prima aparas de papel, que caso não fossem reaproveitadas, ficariam acumuladas na natureza.

Como as telhas contêm mais de 50% de materiais reciclados na sua composição, elas têm a certificação EDP.

5. A telha Onduline apresenta um ótimo custo-benefício

Casa com telha ecológica Onduline modelo clássica na cor marrom

Quem quer economizar na hora de construir ou reformar, costuma olhar apenas para o preço unitário da telha. No entanto, quando a assunto é material de construção, outros fatores também interferem no orçamento.

Quando o assunto é telhado, por exemplo, questões como a necessidade de forro, rendimento da telha e até a estrutura necessária para a cobertura podem trazer mais custos para o projeto. Por isso, é importante avaliar não apenas o preço unitário da telha, mas também suas características e funcionalidades.

A telha Onduline apresenta um excelente custo-benefício. Por se tratar de uma telha leve, ela reduz os gastos com a estrutura do telhado e pode até minimizar o tempo da construção. Além disso, como a telha não quebra nem trinca durante o transporte e manuseio, o desperdício de material é praticamente nulo. Por fim, a telha Onduline é impermeável e requer menos manutenção do que outros modelos de telhas, o que também implica em economia.

Comparada às outras telhas do mercado, sem dúvida, a telha Onduline oferece economia, praticidade e variedade para diferentes tipos de projetos.

Agora que você já conhece os diferenciais da Telha Onduline, veja algumas dicas para fazer uma boa cobertura!

6 Respostas
  1. Valério Polleti

    Moro em Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Aqui a temperatura média no verão é de 35° . Estou querendo cobrir uma área de 20m2 . Preciso de uma cobertura que aminize o calor na frente da sala. Qual a inclinação que devo ter para utilizar esse tipo de cobertura? Uma vez que não queria elevar a altura da parede.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Valério.

      A inclinação mínima para os modelos Clássica e Clássica Fit é de 18% (ou seja, levantar 18 cm para cada 100 cm, sempre do beiral para a cumeeira). Para os modelos Stilo, Stilo 3D e Onduvilla a inclinação mínima é de 27% (ou seja, levantar 27 cm para cada 100 cm, sempre do beiral para a cumeeira).

      Obrigado pelo interesse nos produtos da Onduline.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Mauro.

      Os tamanho estão listados abaixo.

      Clássica Fit: 200 cm x 75 cm
      Clássica: 200 cm x 95 cm
      Stilo: 200 cm x 95 cm
      Stilo 3D: 195 cm x 96 cm
      Onduvilla: 107 cm x 40 cm

      Para saber os preços, por favor acesse a seção “Onde Comprar” do site para descobrir a revenda mais próxima de você e consultar os valores, pois eles variam de região para região.

      https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

  2. Joel matias do couto

    Achei muito legal e muito pratico o estilo desta telha e sensacional,aonde encontrar,porque na minha cidade ainda nao chegou.8

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Joel.

      Ficamos felizes em saber que gostou dos diferenciais das nossas telhas!

      Os produtos da Onduline são vendidos em home centers e lojas de material de construção em diversas regiões do Brasil. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para descobrir a revenda mais próxima de você e consultar os preços.

      https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado.

Deixe um comentário