Iluminação natural: conheça os benefícios da telha ondulada transparente

Você conhece os benefícios da iluminação natural em ambientes internos? O uso de telha ondulada transparente em projetos arquitetônicos se tornou uma tendência no mercado. As vantagens que esse tipo de produto traz para os usuários das edificações são incríveis, proporcionando melhor bem-estar para todos.

Esse método de iluminação natural é capaz de oferecer conforto ao ambiente, mudando o astral das pessoas, além de ter uma estética muito agradável. Por isso, separamos algumas informações valiosas para você entender melhor, quais são os benefícios da iluminação natural e qual a importância da telha ondulada transparente em projetos arquitetônicos.

Quais são os benefícios da iluminação natural?

Atualmente, diversos projetos arquitetônicos têm beneficiado a luz solar para as edificações. Acontece que a iluminação natural é capaz de trazer diversos benefícios para as pessoas, proporcionando muito mais bem-estar e aconchego.

Além disso, a luz natural tem ligação direta aos aspectos de economia, estética e meio ambiente. Vale ressaltar que a técnica se baseia no uso da luz do sol em ambientes internos nas edificações.

Conforto visual

A luz do sol tem uma ótima característica no nosso dia a dia. Ela é capaz de tornar qualquer ambiente mais agradável, possibilitando maior bem-estar para todos presentes no cômodo. Isso acontece porque, quando ela é bem coordenada e ajustada ao local, é capaz de proporcionar a melhor iluminação para os nossos olhos.

Assim, é possível reproduzir as cores com maior eficiência. Dessa forma, ela se torna uma ótima aliada à saúde ocular, possibilitando tarefas, como leitura, trabalhar, cozinhar e praticar outras atividades muito mais seguras e saudáveis.

Ajuda na saúde

O contato com a luz solar no nosso corpo é capaz de produzir vitamina D. Ela é responsável pela absorção do cálcio, no fortalecimento dos ossos e na melhoria dos níveis de melatonina e cortisol. Também, ela auxilia na liberação do hormônio que causa a sensação de bem-estar.

Por isso, ter uma fonte de iluminação natural em sua casa é uma ótima maneira de fazer com que você se sinta mais disposto, realizando com mais vigor as tarefas do dia a dia. Além disso, ela também é responsável pela redução de estresse e cansaço.

Maior eficiência energética

Contar com a luz natural em uma edificação é uma ótima forma de reduzir os gastos com energia elétrica. Isso acontece principalmente porque, a iluminação solar é capaz de proporcionar maior conforto térmico em climas gelados. Isso dispensa a necessidade de uso de aquecedores, auxiliando a economizar em períodos mais frios.

Além disso, quando comparada com a iluminação artificial, os valores da luz natural são muito superiores. Isso significa que a eficiência energética é muito maior. Por isso, quando usada adequadamente, é possível iluminar completamente os ambientes, por várias horas ao longo do dia.

Menor impacto no meio ambiente

Em um bom projeto de iluminação natural para o imóvel, é possível conseguir com luz nos ambientes internos, aproximadamente de 80% a 90% da claridade necessária ao longo do dia. Assim, como resultado, existe uma redução de consumo elétrico que, consequentemente, reduz a diminuição do impacto negativo gerado ao meio ambiente, tal qual os gastos associados ao consumo elétrico.

Por isso, é importante ressaltar que a combinação da eficiência da luz natural combinado com a ventilação natural cruzada é um ótimo meio de reduzir o valor na conta de energia. Isso porque, a necessidade de equipamentos de climatização, como ventiladores e ar-condicionado é eliminada, proporcionando um ambiente naturalmente fresco.

Qual a importância do telhado para a iluminação natural?

Apesar das janelas serem o meio mais tradicional para possibilitar a entrada de luz solar nos ambientes internos, o telhado vem ganhando muito destaque nesse ponto. A telha ondulada transparente é um produto sustentável, ou seja, não causa nenhum estrago ao meio ambiente.

Esse tipo de telha é a opção ideal para projetos inovadores onde o foco é privilegiar a iluminação natural, já que esse produto apresenta uma transparência superior a 90%. A telha ondulada transparente é bastante resistente, aguentando impactos 250 vezes maiores que o vidro e 40 vezes mais que o acrílico.

Ainda, ela é um produto extremamente durável, reduzindo a frequência das substituições e reparos, ao contrário dos modelos de PET ou de vidro, que exigem limpeza e substituições frequentes.

Quais os benefícios da telha ondulada transparente?

Confira, agora, os principais benefícios da telha ondulada transparente para as edificações.

Necessidade de manutenção reduzida

O peso da telha ondulada transparente é muito inferior que os demais modelos no mercado — com ¼ do peso do modelo de vidro, por exemplo. Isso possibilita que a sua instalação na cobertura seja feita com um investimento menor, já que a estrutura não precisa ser muito robusta.

Além disso, como citamos, esse tipo de telha é praticamente inquebrável, além de não desbotar e nem descascar com o passar do tempo. Isso permite que você passe anos sem precisar gastar com manutenções periódicas ou reposição, reduzindo os gastos enquanto garante um telhado eficiente.

Possibilita passagem de luz natural

A telha ondulada transparente permite que o seu projeto de obra ou reforma residencial usufrua de todos os benefícios da iluminação natural. Esse material tem uma transparência que permite uma conexão visual com o espaço exterior.

Assim, as residências mais bem iluminadas são menos dependentes de energia elétrica para gerar claridade. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de energia em até 80%. Além disso, é importante ressaltar que o material dessa telha conta com um filtro ultravioleta, garantindo proteção a todos os moradores contra os raios solares nocivos.

Instalação prática

Por ser um produto mais leve que os demais, o seu transporte se torna muito mais prático. Consequentemente, esse aspecto da telha ondulada transparente, acaba impactando todo o processo de instalação.

Por causa do seu peso, fica muito mais fácil realizar a aplicação desse produto na cobertura da sua casa. Todo o processo se torna mais simples e rápido, já que a mão de obra necessária é bem menor.

Conheça da Telha Transparente de Policarbonato Onduline:

Esse modelo é a opção ideal para os projetos que querem priorizar a luz natural no imóvel. Além de ser um produto muito versátil e durável, ela pode ser usada sozinha ou até mesmo em conjunto com a Telha Ecológica Onduline Clássica.

Disponível em três cores — transparente, fumê e leitosa — esse modelo oferece possibilidades criativas para você montar uma cobertura de diferentes estilos em sua casa. Assim, você também privilegiará o uso da iluminação natural nos ambientes internos do seu lar.

Gostou de conhecer os benefícios da telha ondulada transparente? Deixe o seu comentário neste post sobre o que você achou do assunto! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.