Telha ondulada ecológica: qual o melhor material?

A telha ondulada ecológica é um material de construção bastante popular, que oferece durabilidade, resistência e beleza a um projeto de construção ou reforma de telhado.

Além disso, o material é capaz de reduzir o impacto ambiental de uma construção e diminuir o acúmulo de lixo no entorno das grandes cidades.

Foto de uma casa com telhas onduladas ecológicas de fibra vegetal Onduline, modelo clássica

Foto de uma casa com telhas onduladas ecológicas de fibra vegetal Onduline, modelo Clássica.

Existem diferentes tipos de telhas onduladas ecológicas, como a telha ecológica de fibra vegetal, a telha ondulada de tubos de pasta de dente reaproveitados e a telha ondulada de pneus reciclados. A escolha do melhor tipo de telha dependerá do estilo arquitetônico e das peculiaridades de cada projeto.

Entenda qual material de telha ondulada ecológica oferece os maiores benefícios para a construção do telhado e faça a escolha certa para o seu projeto. Continue lendo!

6 Tipos de telhas onduladas ecológicas

1. Telha ondulada ecológica de fibra vegetal

Foto de telhado com telhas ecológicas de fibra vegetal Onduline, modelo Clássica

O maior desafio dos materiais arquitetônicos modernos é aliar funcionalidade, estética e sustentabilidade. A telha ondulada ecológica de fibra vegetal reúne todas essas características. É “um material verdadeiramente verde”, uma vez que seu processo de fabricação não gera resíduos tóxicos e nem emite gases poluentes no meio ambiente.

Fabricada com aparas de papel reciclado e fibras vegetais, o material recebe ainda uma camada de betume como acabamento final, mistura que o protege a telha contra a ação dos raios ultravioleta.

Essa telha ecológica é muito eficiente do ponto de vista térmico: o material mantém os ambientes até 2 °C mais frios do que outras opções de material para cobertura, como a telha de fibrocimento e a telha de concreto, por exemplo.

Ou seja, essa “cobertura ecológica” retém pouco calor, tornando todo o ambiente interno muito confortável, mesmo nos períodos mais quentes do dia. Essa eficiência térmica se traduz em contas de energia mais baratas devido à redução dos gastos com aquecimento ou com o resfriamento artificial da casa.

Foto de telhas ecológicas de fibra vegetal Onduline, modelo Stilo

A telha ecológica de fibra vegetal pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores como verde, vermelho, preto e marrom. Seu design moderno e elegante, permite que ela seja utilizada em projetos de diferentes estilos arquitetônicos que vão do mediterrâneo até o contemporâneo.

O material pode ser usado em projetos de arquitetura mais simples, como galpões industriais, até projetos mais sofisticados como centros culturais ou núcleos de  moda.

2. Telha ondulada ecológica de tubos de pasta de dente

Foto ilustrativa de telha ondulada ecológica de tubos de pasta de dente

A telha é fabricada com resíduos das embalagens de creme dental. Possui na sua composição 75% de plástico e 25% de alumínio.

É um material de construção muito resistente e, por possuir alumínio na sua composição, contribui para a eficiência térmica do projeto, uma vez que o metal reflete a luz do Sol. Essa característica permite a redução da necessidade do uso mantas térmicas no projeto, diminuindo o custo total da obra.

Bem mais leve do que as telhas cerâmicas, metálicas ou de fibrocimento, a telha de tubo de pasta de dente permite a construção do telhado com uma estrutura de madeira menos robusta, o que torna o projeto mais rápido e, é claro, mais barato. Além disso, esse material é resistente às intempéries e é 100% reciclável.

A telha ondulada de tubos de pasta de dente, no entanto, retêm água e pode exibir pontos de mofo que permitem a passagem da água.

 

3. Telha ondulada ecológica de garrafas PET

Também fabricada a partir de materiais reciclados, a telha ondulada de PET é leve e resistente.

Suporta altas temperaturas e, por ser pouco porosa, é pouco propensa à proliferação de mofos ou fungos. É possível encontrá-la em diversas cores e também na versão translúcida.

4. Telha ondulada ecológica de papel, asfalto e resina

Esse material de construção sustentável possui tratamento UV que evita que a sua superfície externa desbote. Telhas de papel, asfalto e resina são muito duráveis, leves e resistentes às intempéries.

No entanto, com o passar do tempo o material tende a descamar e causar pequenas infiltrações.

5. Telha ondulada ecológica de caixinha de leite

Foto de telha ondulada ecológica de caixinha de leite

A telha Tetra Pak é composta de uma mistura de alumínio, Pet, Polietileno e Polinylon. Seu uso é mais comum na construção de coberturas comerciais, barracões e canteiros de obra, uma vez se que seu aspecto é considerado pouco atrativo.

É um material mais resistente e durável do que as telhas de fibrocimento – pode suportar cargas de até 150 kg/m². Além disso, esse tipo de telha dificilmente quebra, trinca ou sofre danos quando exposto às adversidades climáticas.

O material é leve, flexível e muito resistente à umidade, portanto, não provoca danos climáticos no entorno da construção.

6. Telha ondulada ecológica de borracha

Foto ilustrativa de telha ondulada ecológica de borracha

As telhas de borracha são fabricadas a partir de pneus velhos. Em geral, esse tipo de telha é revestido com fragmentos de pedra, um artifício capaz de melhorar a textura do material.

Se assemelha às telhas de madeira e às telhas de ardósia, embora seja mais leve e durável do que esses materiais.

Pode ser encontrada em diversas cores, mas as mais utilizadas na construção de casas ou empresas são o preto, o verde e o cinza. Um telhado de borracha é muito resistente às variações de temperatura e umidade.

Sua instalação e manutenção precisam ser feitas por profissionais experientes, uma vez que é comum a cobertura se desprender em dias de ventos fortes.

O material de construção ideal para o projeto arquitetônico da sua casa deve ser durável, acessível e, acima de tudo, ecologicamente correto.

Além disso, ao escolher a telha ondulada ecológica ideal para o seu projeto é preciso considerar o design, a sustentabilidade e a durabilidade do material.

Agora que você já conhece os materiais das telhas onduladas ecológicas, veja como reformar o telhado sem retirar a cobertura antiga.

Deixe um comentário