Telha ecológica Onduline: 5 detalhes que você precisa saber

Presente no Brasil desde 1996, a telha ecológica Onduline é uma das mais utilizadas nos projetos de cobertura com telha de fibra vegetal, cada vez mais populares no Brasil e no mundo.

A marca tem se firmado no mercado como sinônimo de qualidade e durabilidade, tornando-se uma das preferidas dos brasileiros, pelo compromisso com a excelência dos seus produtos.

Telha ecológica Onduline Stilo 3D

Mas afinal, o que diferencia uma cobertura com a telha ecológica Onduline daquela realizada com outros materiais? Qual é o grande diferencial do produto quando comparado tanto com as telhas tradicionais, quanto com suas similares? É o que você vai descobrir agora. Boa leitura!

Diferenciais da telha ecológica Onduline

1. Sua utilização reduz os custos do projeto

A utilização da telha ecológica Onduline traz uma economia para o projeto. Como ela é até cinco vezes mais leve que outros tipos de telhas, o produto diminui a necessidade de madeiramento no telhado, que em alguns casos pode chegar a 50% de  redução de madeira.

A leveza e a flexibilidade da telha ecológica Onduline também facilitam o transporte, armazenamento e manuseio do material, o que possibilita que a construção seja realizada mais rapidamente, economizando tempo e diminuindo os custos totais da obra.

Além disso, o desempenho do produto no quesito isolamento térmico possibilita que os ambientes  internos fiquem até 2 graus mais frios, quando comparados àqueles construídos com coberturas de fibrocimento de 5 mm. Essa característica do produto diminui os custos de energia elétrica para fins de climatização.

2. O produto é realmente comprometido com o meio ambiente

Na Onduline, o termo telha ecológica é levado a sério. O processo de fabricação dos produtos está integralmente comprometido com a sustentabilidade e o meio ambiente, e todo o ciclo de vida do material visa à redução dos impactos ambientais.

Diferentemente do que acontece com outros fabricantes, nenhuma árvore é cortada para a produção das telhas de fibra vegetal Onduline. Isso porque a celulose, uma das principais matérias-primas da telha ecológica Onduline, é proveniente de aparas de papel reciclado que levariam centenas de anos para se decompor, caso não fossem reaproveitados.

A Onduline também se preocupa em utilizar processos de produção limpos, com baixo consumo de energia e com reaproveitamento da água em circuito fechado.

Em recente levantamento realizado por uma consultoria na França, a telha Onduline foi a que apresentou a menor emissão de gás carbônico entre todas as coberturas no mercado europeu.  Não por acaso, é a única marca com certificações de sustentabilidade EDP e 50% de material reciclado na composição.

3. A instalação da telha ecológica Onduline é prática

A telha ecológica Onduline é muito fácil de instalar. No recente lançamento da telha Stilo, a empresa se preocupou em desenvolver um produto prático e altamente intuitivo, com uma série de características que facilitam o trabalho do telhadista. Saiba quais são elas:

  • Smart Lock: os marcadores nas extremidades das telhas têm como objetivo orientar o sentido de sobreposição e vedação, o que evita vazamentos e aumenta a durabilidade;
  • Relevos de apoio e fixação:  indicam para o telhadista o espaçamento adequado entre ripas e pontos de fixação, garantindo maior precisão;
  • Apoie aqui: o marcador impresso na parte inferior da telha indica onde deve haver elementos de suporte.

Além de instruções e marcadores na própria telha que são um diferencial do modelo Stilo, todos os produtos Onduline contam com um guia de instalação detalhado, com orientações precisas sobre o cálculo de telhas, inclinação, espaçamento, montagem e fixação, além de dicas de manutenção e outras informações que visam garantir a alta durabilidade da cobertura.

4. Possui ampla variedade de modelos e cores

Diferente de outros fabricantes, a telha ecológica Onduline pode ser encontrada em uma ampla variedade de modelo e cores. Saiba mais sobre os principais modelos disponíveis:

Telha ecológica Onduline Stilo

  • Stilo: com ondulação moderna, inspirada no design mediterrâneo, essa telha ecológica é oferecida em quatro cores (vermelha, preta, verde e marrom). Pode ser encontrada ainda na versão 3D, que simula o visual de cerâmica;

Telha ecológica Onduline Clássica

  • Clássica: com ondulação regular, alia praticidade e economia e está disponível em quatro cores (vermelha, verde, preta e marrom). É a solução perfeita para coberturas de casas, edifícios, quiosques e galpões;

Telha ecológica Onduline Onduvilla

  • Onduvilla: um produto premium, com características únicas. Possui um tamanho menor do que os outros modelos de telhas e 7 cores exclusivas: black, brown, fiorentino, shaded green, shaded red, slate grey, torino brown. Oferece um visual semelhante às tradicionais telhas cerâmicas.

5. O processo de fabricação da telha ecológica Onduline atende aos padrões internacionais

Embora ganhem cada vez mais popularidade no Brasil, as telhas de fibra vegetal ainda suscitam dúvidas quando o assunto é durabilidade e resistência.

Maior produtora do mundo de telhas de fibra vegetal onduladas, a Onduline é uma corporação francesa fundada em 1950, hoje, com presença em mais de cem países. A empresa atua com grande sucesso em países como Rússia e Polônia, famosos pelas condições climáticas intensas.

A telha ecológica Onduline é fabricada com tecnologia avançada, gerando produtos altamente resistentes e que atendem aos padrões nacionais e internacionais de qualidade.

Antes de chegar ao consumidor final, o material passa por testes de resistência mecânica, que garantem sua segurança, qualidade e rigidez. Os produtos Onduline atendem a todas as normas europeias e brasileiras de qualidade e a ISO 9001, conjunto de normas técnicas de padronização que certificam um sistema de gestão da qualidade.

Por tudo isso, a telha ecológica Onduline é a melhor opção para quem busca uma solução de cobertura diferenciada: prática e moderna, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do planeta.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características da telha ecológica Onduline, conheça também o portfólio completo dos produtos da marca e escolha aquela que mais combina com o seu projeto!

22 Respostas
    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Vandonete

      A Telha Onduline é até 2ºC mais fria quando comparada a uma telha de fibrocimento de 5 mm. Mas não é só isso, ela esfria muito mais rápido durante a noite, garantindo um ambiente mais fresco e um período de sono muito mais tranquilo.

      Atenciosamente,
      Equipe Coberturas Leves

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Pablo

      Ela é até 2ºC mais fria quando comparada a uma telha de fibrocimento de 5 mm. Mas não é só isso, ela esfria muito mais rápido durante a noite, garantindo um ambiente mais fresco e um período de sono muito mais tranquilo.

      Atenciosamente,
      Equipe Coberturas Leves

  1. eduardo

    Só faltou dizer que a vida média delas gira em torno de 15 anos, o que pode parecer muito, mas para um telhado é bem pouco….

  2. Jair de Sá

    Para uma laje de 100m2, quanto de Telha Ecológica Stilo 3d Vermelha eu irei utilizar?
    Estou em dúvida quanto a quantidade e durabibilade.
    E quais matérias serão necessários para a fixação em estrutura metálica e espaçamento das vigas, aqui no sudeste interior de São Paulo?

  3. Josiane

    Boa noite! Gostei muito desse tipo de cobertura desde a primeira vez que vi. Gostaria de saber qual a telha mais indicada para a cobertura de casa. Moro no RS, local que faz muito frio no inverno, e também tenho receio com temporais (vento, granizo…). Desde já, agradeço a atenção.

  4. Alan

    EU POSSO TROCAR AS TELHAS DE AMIANTO POR ESSAS DA ONDULINE, MEU RECEIO E QUE EM TEMPESTADES ELA SAIA VOANDO POR AI, E QUE OS GRANIZOS PERFUREM A TELHA. É indicada ou tem outro modelo que eu posso comprar?

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Alan.

      Sim, é possível fazer a substituição. Mas é importante ressaltar que a instalação e o espaçamento do madeiramento são diferentes das telhas de amianto.

      As telhas Onduline tem boa resistência contra vendavais e chuva de granizo.

      Para descobrir o local de venda mais próximo da sua casa e consultar os preços por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/pt-br/consumidor/onde-comprar

      Obrigado pelo interesse!

  5. Salvadora Aparecida de Souza

    Oi Boa noite, gostei muito pretendo comprar. Vc pode me ajudar.?
    A fazer uma boa compra?
    Pode me dar algumas dica. De qual é melhor para uma churrasqueira ?
    Ela é aberta.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Salvadora.

      O modelo Clássica Fit é uma ótima opção para pequenas coberturas, como a área da churrasqueira.

      Os produtos da Onduline são vendidos em home centers e lojas de materiais de construção em todo o Brasil e os preços variam de acordo com cada região do país. Para descobrir o local de venda mais próximo da sua casa e consultar os preços por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

  6. Gorete gorete

    Gostei muito destas informações e pretendo fazer minha cobertura assim que estiver trabalhando pois no momento estou fora do mercado

  7. Camila

    Olá, estou com um projeto…
    Gostaria de saber se com uma furadeira eu consigo furar a Telha Ecológica Stilo 3D ? Pois pretendo prender ela em uma mão francesa retrátil.
    Ou se eu tentar furar,ela irá trincar?

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Camila.

      Encaminhamos a sua dúvida para a área técnica da Onduline, que irá responder em breve.

      Obrigado!

      1. Equipe Coberturas Leves

        Olá Camila.

        Sim, você consegue usar uma furadeira. Mas, para fixar a telha em qualquer estrutura metálica, você deve usar o fixador Speedfix da Onduline.

        Obrigado.

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Maria Aparecida.

      Os produtos da Onduline são vendidos em home centers e lojas de material de construção em diversas regiões do Brasil. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para descobrir a revenda mais próxima de você e consultar os preços.

      https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

  8. paulo Alfredo Klajn

    Lendo a explanação, gostei do produto; futuramente qdo sobrar uma grana, troco o telhado. Gosto muito por ser ecológica. Valeu pela explicação. Abraços!

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Paulo.

      Legal você se interessar pelas nossas telhas. Quando tiver um tempinho passe em um home center ou loja de material de construção próxima da sua casa para conhecer o produto de perto.

      Para descobrir qual fica mais perto de você acesse o nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado.

Deixe um comentário