Será que chegou a hora fazer o retelhamento da casa? Descubra

O telhado fica exposto a sol, chuva, vento e toda sorte de intempéries, em função disto, o retelhamento é necessário para evitar possíveis problemas. Ao fazer a manutenção correta das telhas, calhas e estruturas, a durabilidade dos sistemas de cobertura é muito boa, no entanto, é preciso avaliar as condições gerais para verificar o momento de substituir peças.

A substituição deve ser programada, acompanhe aqui dicas para executar o retelhamento de sua casa ou empresa!

Quais são os principais problemas de cobertura?

Poucas pessoas consideram reformas e substituições sem que existam problemas, certo? Os problemas em edificações normalmente são chamados de patologias, quando falamos especificamente da cobertura, as situações mais frequentes são:

  • quebra de telhas;
  • infiltrações;
  • problemas na estrutura do telhado;
  • inclinação inadequada, lembre de verificar e seguir as orientações do fabricante;
  • degradação dos materiais.

Todos estes problemas acabam resultando em comprometimento das estruturas sob a cobertura, pois, a água causa degradação das edificações.

Muitas vezes os sintomas da infiltração demoram a aparecer, por isso, preste atenção aos detalhes para descobrir quando é ideal fazer o retelhamento do telhado.

Qual é o passo a passo para programar o retelhamento?

Bom, primeiramente é necessário avaliar a situação geral do telhado. Levantar dados sobre os possíveis problemas e conferir como está a estrutura do telhado. Chame um profissional responsável como um engenheiro ou arquiteto para atestar as condições de sua cobertura.

Verifique com o profissional se existem goteiras, pontos de infiltração e as possíveis origens, como telhas quebradas, por exemplo.

Ao constatar as patologias e suas causas, avaliem a necessidade de substituição da cobertura. Neste ponto é importante fazer um projeto. No projeto será observada a viabilidade da substituição do tipo de telha e preservação de estruturas já existentes.

Lembre que ao alterar o tipo de telha pode ser preciso modificar também a estrutura do telhado, por isso, muito cuidado na hora da mudança!

O projeto é importante?

No passo a passo falamos da necessidade de projetar o retelhamento, mas sabe porque o projeto deve ser feito? Ao contratar um arquiteto, ou engenheiro, o profissional verificará qual é a melhor opção para o seu telhado e dimensionará as inclinações e águas da cobertura.

Com o projeto será verificada a vazão de água e a divisão em partes suficientes para o adequado escoamento. Investir no projeto implicará em redução no custo da execução e segurança de investimento em um sistema bem-feito.

E sobre a execução do retelhamento?

Depois de elaborado o projeto passamos para a parte executiva do retelhamento, e, neste momento, a primeira etapa é remover os materiais e sistemas antigos da edificação para permitir a instalação das novas telhas.

Todo o material retirado deve ser destinado adequadamente, tome cuidado com os resíduos sólidos da construção. Alguns podem ser contaminantes, por isso, a destinação deve seguir as regulamentações ambientais.

Ao remover as estruturas antigas, o telhado será preparado para receber as novas telhas. Contrate empresas de confiança e acompanhe a execução, assim, seu telhado será feito com todo o cuidado necessário.

Substituir as telhas é muito caro?

Tudo vai depender dos danos sofridos pela estrutura anterior, neste sentido cada caso é um caso. Pode ser necessário substituir parcialmente, ou totalmente. Por isso, lembre de contatar um profissional para avaliar qual será a sua situação!

A partir desse conteúdo, você já deve ter considerado alguns pontos que seu telhado precisa ser analisado. Dessa forma, esteja atento os detalhes e esteja disposto a encontrar possíveis danos ou identificar os sinais para a necessidade de retalhamento.

Se você precisa de qualquer ajuda, entre em contato conosco, podemos te auxiliar com esse problema!

Deixe um comentário