Aprenda como fazer uma reforma ecológica em sua casa

Você sabe o que é uma reforma ecológica e como ela pode ser feita em sua casa? Esse tipo de obra tem base no conceito da bioconstrução. Isso significa que ela deve ter o mínimo de impacto ambiental possível, porém, sem deixar de lado as funcionalidades e a estética das edificações.

Com isso em mente, é preciso considerar todas as características do imóvel na hora de planejar uma reforma nesse segmento. Assim, é possível unir a sustentabilidade com as funcionalidades da sua cobertura, tornando o seu lar encantador e ecologicamente correto.

Considerando os seus diversos benefícios, vamos explicar, ao longo deste texto, como você pode realizar uma reforma ecológica em seu imóvel e tornar a sua vida mais sustentável!

Quais são os benefícios de uma reforma ecológica?

Pensar em soluções verdes para o seu imóvel traz uma série de consequências positivas, tanto para você quanto para a sua família.

Uma reforma ecológica não é apenas uma maneira de preservar o meio ambiente, mas também um estilo de vida benéfico para os usuários. É a solução ideal para quem quer unir sustentabilidade e estética. Confira os seus principais benefícios.

Maior conforto térmico

Existem diversos materiais no mercado que são bastante duráveis, porém, influenciam diretamente o aquecimento dos ambientes internos e, consequentemente, trazem uma sensação de desconforto para os usuários. As soluções sustentáveis são ótimos meios de evitar esse tipo de problema, principalmente por não transmitirem o calor para dentro do imóvel.

As telhas ecológicas, por exemplo, ficam até 2º C mais frias que as de fibrocimento, além de esfriarem mais rápido durante o período noturno. Isso evita a sensação de mormaço proveniente do telhado nos ambientes internos, possibilitando maior conforto térmico para você e para a sua família.

Outra solução são os telhados verdes. A forma como eles são instalados em um imóvel é capaz de providenciar conforto térmico. Isso possibilita que os cômodos fiquem mais frescos e arejados em períodos de altas temperaturas, além de garantir que o calor permaneça em épocas mais frias.

Redução de gastos com energia elétrica

Além de possibilitar maior conforto térmico nos ambientes internos, ao planejar uma reforma ecológica é possível encontrar um equilíbrio entre estética e sustentabilidade. Isso significa que você não vai depender tanto de aparelhos como ar-condicionado ou ventiladores para refrescar os cômodos do seu lar.

Ao contar com esse ótimo benefício, você, consequentemente, passa a gastar menos com energia elétrica proveniente do uso desses aparelhos.

Investir em telhas transparentes também é uma ótima ideia. Dessa forma, é possível valorizar o uso da luz solar, garantindo uma iluminação natural prolongada. Assim, você não vai precisar mais depender de luzes artificiais durante o dia para iluminar os ambientes internos. Isso garante economia de energia, além de trazer maior conforto e uma melhor qualidade de vida para os moradores.

Mais sustentabilidade

Ao planejar uma reforma ecológica, você imediatamente está contribuindo para a economia de recursos naturais que muitas vezes são usados nesse tipo de processo. Dessa forma, os benefícios que esse tipo de projeto traz não são únicos para as edificações, mas também para o meio ambiente.

Com isso, é possível evitar o uso de matérias-primas extraídas da natureza a favor da sua reforma, possibilitando resultados incríveis com soluções sustentáveis para o seu imóvel. Isso dá uma margem de opções, como a possibilidade de reaproveitar recursos naturais — como a água da chuva — para usar no seu dia a dia.

Isso pode ser feito ao planejar meios de captar a água em sua cobertura e distribuí-la para que seja possível usá-la em outras tarefas domésticas, como limpeza do quintal ou para lavar roupas.

Como é possível realizar uma reforma ecológica?

Planejar uma reforma ecológica não é uma tarefa difícil. Por isso, separamos as principais formas que você pode praticar a sustentabilidade em seu projeto e se beneficiar com as suas diversas vantagens!

Escolha telhas adequadas

Antes de iniciar uma reforma ecológica em seu imóvel, você deve considerar os tipos de telhas que vão ser usadas no seu projeto. Existem muitos materiais no mercado, porém, nem todos são ecologicamente corretos e podem acabar fugindo da proposta inicial.

Por isso, a pesquisa de mercado é essencial para que o seu planejamento ocorra como o esperado e você obtenha os melhores resultados em sua obra. Existem modelos de telhas ecológicas que garantem diversos benefícios, como alta durabilidade, leveza, conforto térmico e acústico e também beleza para o seu imóvel.

Opte pela energia solar

Outra forma de realizar uma reforma sustentável em seu imóvel é ao optar por meios de aproveitar os recursos naturais, como a luz solar, em benefício do seu projeto. Para isso, existem telhados solares que permitem captar a radiação do sol e transformá-la em energia elétrica.

Assim, além de economizar energia elétrica, é possível se beneficiar de fonte de energia limpa e pura e que não agride o meio ambiente.

Invista em claraboias

As claraboias são a melhor solução para quem quer ambientes internos ventilados e frescos. Elas permitem a entrada do vento diretamente do telhado do imóvel, valorizando a circulação de ar nos cômodos e trazendo maior conforto para os moradores.

Além de ser uma ótima opção sustentável para a sua reforma, as claraboias também permitem uma visão agradável do céu para os moradores. Assim, é possível passar horas observando as estrelas diretamente do sofá de sua casa, por exemplo.

Pronto! Agora você sabe como fazer uma reforma ecológica em sua casa. Por isso, procure sempre investir em materiais de qualidade, principalmente se tratando das telhas da sua cobertura. Lembre-se que é possível unir sustentabilidade com durabilidade e segurança. Dessa forma, analise bem as suas opções para se certificar que fez a melhor escolha para o seu lar!

Gostou de aprender como fazer uma reforma ecológica? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e mostre para os seus amigos e conhecidos como é possível ter um lar sustentável!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.