Reforma de telhado: como economizar usando telhas ecológicas

Para reformar um telhado, é importantíssimo escolher bem o material, já que a qualidade da cobertura é fundamental para garantir a segurança do imóvel. Nesse sentido, uma alternativa que tem se destacado bastante é a telha ecológica. Já ouviu falar a respeito?

Antes de mais nada, porém, é preciso saber a hora certa de providenciar uma reforma no telhado. Um sinal a que você deve ficar sempre atento é o surgimento de goteiras. A entrada de vento pela cobertura também indica a necessidade de reparos. Lembre-se de que esses são problemas sérios, capazes de comprometer a estrutura da casa e, consequentemente, colocar a segurança dos moradores em risco. Não dá para esperar!

Mas será que é mesmo possível economizar com o uso de telhas ecológicas na reforma de telhados? Neste post, vamos mostrar que é tão possível quanto provável gastar menos usando esse tipo de cobertura para a casa. Curioso para entender como? Então fique de olho!

O que é necessário para a reforma de telhados?

Antes de dar início à reforma, é necessário revisar toda a estrutura e analisar se foram usadas as telhas apropriadas para sua cobertura. Caso seja necessário substituir o modelo antigo por uma opção mais moderna, aproveite para buscar materiais de qualidade, ok?

Estrutura de madeira

Funcionando como o esqueleto da cobertura, é essa estrutura que garante a sustentação das telhas, protegendo assim o interior da edificação. Por isso, é preciso prestar bastante atenção na qualidade desse material: será que é resistente o suficiente para aguentar o peso das telhas? Será que essa base não está enfrentando problemas indesejados, como a presença de cupins, por exemplo?

Subcobertura

Se a qualidade de vida dentro do imóvel é uma prioridade para você, o material da subcobertura também deve ser. Isso porque ele é capaz de proteger os ambientes internos contra as altas temperaturas, evitando que a radiação das telhas passe calor para dentro da casa. Sabia que uma boa subcobertura consegue reduzir até 9ºC nos cômodos? Além disso, a temperatura também é retida durante períodos frios, providenciando maior conforto térmico aos moradores inclusive no inverno.

A subcobertura também é responsável por evitar que resíduos e fuligem entrem na edificação pelo telhado, auxiliando na manutenção da limpeza interna. Outra ótima característica desse produto é que alguns modelos oferecem ainda um isolamento acústico, possibilitando noites de sono mais tranquilas.

Calhas, rufos e condutores

Juntamente com as telhas, esses materiais são responsáveis pelo escoamento, indispensáveis para o bom funcionamento de um telhado. 

As calhas, por exemplo, funcionam como ótimos captadores de água pluvial, guiando o líquido para os condutores verticais que, por fim, levam-no ao solo com segurança. Os rufos, por sua vez, são importantes para evitar que ocorram infiltrações entre as telhas e as paredes da edificação. Por isso, se sua instalação for feita inadequadamente, pode acabar comprometendo a eficiência do produto.

Telhas

Além de darem o tom da parte estética da cobertura, as telhas servem de proteção para toda a estrutura que compõe o telhado. E sabia que a escolha desse material é o que vai definir seus gastos com o restante dos itens para a obra, como o madeiramento? 

Isso acontece principalmente porque o peso das telhas interfere diretamente na quantidade de vigas que deverão sustentá-las. Por isso, como forma de economizar durante o processo de reforma de telhados, é indispensável contar com um produto de qualidade, resistente e acima de tudo leve, a fim de garantir uma obra mais tranquila e efetiva. 

Feitas de materiais recicláveis, as telhas ecológicas não perdem em nenhum aspecto em relação aos demais modelos encontrados no mercado. São a solução ideal para quem quer contar com um visual mais moderno e bonito na cobertura de casa, além de garantir benefícios como maior conforto e segurança para os moradores. Continue atento para entender melhor!

O que exatamente são as telhas ecológicas?

As telhas ecológicas são feitas a partir de um processo de reciclagem de papel e asfalto. Por isso, apresentam um índice bastante elevado de impermeabilidade, além de serem flexíveis. Acredite se quiser, elas conseguem ao mesmo tempo ser mais leves e mais resistentes que as telhas comuns.

Revolução na reforma de telhados

Os telhados das casas brasileiras apresentam um padrão bem característico: ou são utilizadas as telhas coloniais de cerâmica, aquelas vermelhas de encaixe, ou as de fibrocimento, alternativa às telhas de amianto, proibidas em 2017 pelo STF devido aos riscos que ofereciam para a saúde. 

Assim, sempre que pensamos em reforma de telhado, imediatamente nos lembramos desses 2 tipos de telha. Mesmo que eficientes, porém, esses modelos apresentam alguns pontos fracos consideráveis: as telhas coloniais de cerâmica são caras e pesadas, enquanto as de fibrocimento não oferecem uma estética muito agradável, além de serem mais frágeis.

Nesse cenário, as telhas ecológicas surgem como alternativa na reforma de telhado, oferecendo algumas vantagens significativas. Ao mesmo tempo em que são leves, são bastante resistentes. Fora que são versáteis, podendo ser fabricadas em diferentes estilos e permitindo personalização em diversas cores, tudo para deixar os telhados modernos e lindíssimos.

Quais os benefícios da telha ecológica durante a reforma?

Como dissemos anteriormente, contar com produtos de qualidade é a maneira mais eficiente de economizar. Apresentando uma série de vantagens em relação aos demais modelos encontrados no mercado, as telhas ecológicas são a solução ideal para unir economia e eficiência. Entenda o porquê!

Economia nas manutenções

Dentre os diversos motivos que tornam as telhas ecológicas atraentes para a reforma de telhados, precisamos deixar um ponto bem claro: a economia que elas podem trazer não está relacionada apenas com seu preço unitário. Na verdade, os ganhos durante a construção e em manutenções futuras são pontos fortes da reforma com telhas ecológicas.

É fato: com os modelos tradicionais de cobertura, a manutenção do telhado é uma preocupação constante para quem mora em casa. As telhas coloniais de cerâmica não apenas se quebram frequentemente como vira e mexe precisam de impermeabilizantes, as de fibrocimento não duram muito, as de zinco requerem isolamento térmico extra e por aí vai. Mas o cenário muda de figura com as telhas ecológicas!

Necessidade de menos madeira

A questão do madeiramento do telhado é um detalhe importante que muita gente acaba não se dando conta ao reformar. Lembre-se: por baixo de todas as telhas há um padrão bem complexo de vigas necessárias para sustentar a estrutura. Quanto a isso, quanto mais pesado for o telhado, mais madeira ele deverá ter. E é claro que quanto mais madeira sua cobertura tiver que usar, mais caro ficará seu projeto! 

A saída, então, é usar telhas mais leves, que demandem menos madeiramento, barateando assim o projeto. Como as telhas ecológicas são drasticamente mais leves, reduzem bem o custo total tanto da instalação como da reforma do telhado.

Resistência garantida pela boa instalação

A produção a partir de materiais derivados do asfalto e fibras de celulose faz com que a resistência das telhas ecológicas seja bem alta. Para aproveitar essa resistência na cobertura da casa, só é necessário fazer a instalação de forma adequada! Quando bem montada, essa cobertura não apresenta problemas relacionados à variação de temperatura, por exemplo, contratempo comum com as telhas de fibrocimento e as telhas coloniais de cerâmica, que podem até se partir no caso de choque térmico.

As telhas ecológicas também são maleáveis, o que contribui (e muito) para sua resistência. Essa composição flexível as torna levíssimas e, ao mesmo tempo, resistentes a ventos fortes. Para você ter uma ideia, seu uso mais difundido inclui países como Estados Unidos e Rússia, locais com invernos mais rigorosos e um clima menos ameno quando comparado ao brasileiro.

Menor carga sobre a estrutura

Além do baixo peso das telhas ecológicas, o que ajuda a aliviar a carga sobre a estrutura do telhado, elas contam com outra característica essencial para minimizar a necessidade de reparos em sua cobertura: por serem impermeabilizadas, absorvem muito menos água que os demais modelos, consequentemente não aumentando de peso por causa das chuvas. Isso garante que a estrutura do seu telhado não sofrerá danos constantes ao longo do tempo, reduzindo a frequência de manutenções e ajudando a economizar no processo.

Fim dos problemas com goteiras

Pela alta resistência e impermeabilidade da telha ecológica, você não terá que se preocupar com fissuras e rachaduras na cobertura. Nada de água invadindo o imóvel por infiltrações e goteiras! Essas vilãs silenciosas são capazes de deixar a casa com um aspecto nada agradável, além de poderem danificar instalações elétricas, revestimento de paredes, móveis e eletrodomésticos com o decorrer do tempo.

Escolha para médio e longo prazos

O foco na economia em curto prazo pode trazer sérios problemas. Como já bem diz o ditado, o barato pode sair caro. E não duvide, porque muitas vezes acaba saindo caro mesmo! Antes de tomar qualquer decisão em relação à reforma de telhado, pense bem. Trate o assunto com a seriedade que merece, afinal, um problema nas telhas ou na execução da reforma pode gerar outros custos.

Em regiões chuvosas, a escolha imediatista pela opção mais barata de cobertura é ainda mais problemática. Nesse caso, é preciso comprar impermeabilizantes e contratar pessoal qualificado para aplicá-lo praticamente todo ano, tarefa que não sai barato. Sem esse esforço, você corre o risco de não ter o resultado estético que imaginava e ainda sofrer com manutenções frequentes. Então não se esqueça: na hora da reforma de telhado, pensar a longo prazo é economizar.

Viu só como é simples economizar na reforma de telhados usando as telhas ecológicas? Pensando por esse lado, fica fácil perceber que a sustentabilidade é um bônus muito interessante, mas a praticidade e a durabilidade são as principais vantagens desse tipo de telha, certo?

Agora que você aprendeu como é possível economizar na reforma de telhados, aproveite para nos seguir nas redes sociais para acompanhar em primeira mão mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.