Reforma de telhado: como economizar usando telhas ecológicas

Close-up de telhas ecológicas coloridas Onduline

Ao fazer uma reforma de telhado, é importante escolher muito bem o material que será usado na cobertura, pois um telhado de qualidade, resistente e durável é fundamental para a segurança do imóvel.

Um dos materiais de construção que mais tem se destacado nesse sentido, é a telha ecológica.

A partir de novas técnicas de fabricação, que incluem o uso de material reciclado e o respeito ao meio ambiente já no processo de manufatura, as telhas ecológicas representam a possibilidade de trazer sustentabilidade, segurança e economia para a reforma do telhado.

Será que é possível economizar com o uso de telhas ecológicas na reforma de telhado? Neste artigo nós vamos mostrar que é tão possível, quanto provável gastar menos em médio prazo e também durante a sua vida no lar usando esse tipo de cobertura para a casa.

O que são exatamente as telhas ecológicas?

As telhas ecológicas são feitas a partir de um processo de reciclagem de papel e asfalto. Por isso, elas possuem um índice bastante elevado de impermeabilidade e são flexíveis. Além de serem mais leves do que as telhas comuns, a telha ecológica é bastante resistente.

Revolução na reforma de telhado

Os telhados das casas brasileiras têm um padrão bem característico: ou são utilizadas as telhas coloniais de cerâmica, aquelas vermelhas de encaixe, ou as de fibrocimento, que são a alternativa às telhas de amianto, proibidas em 2017 pelo STF devido aos riscos para a saúde.

Assim, sempre que pensamos em reforma de telhado, imediatamente nos lembramos desses dois tipos de telha. Porém, mesmo que eficientes, eles apresentam alguns pontos fracos: as telhas coloniais de cerâmica são caras e pesadas, enquanto que as de fibrocimento não oferecem uma estética muito agradável, além de serem mais frágeis.

Nesse cenário, as telhas ecológicas surgem como alternativa na reforma de telhado, oferecendo algumas vantagens. Ao mesmo tempo em que são leves, são resistentes. Elas são versáteis, podem ser de diferentes estilos e permitem personalização em diversas cores, para deixar o telhado moderno e belíssimo.

Economia na reforma de telhado

Entre os motivos que tornam as telhas ecológicas atraentes para a reforma de telhado, precisamos deixar algo bem claro: a economia que elas podem trazer não está relacionada apenas com o seu preço unitário.

Na verdade, os ganhos durante a construção e em manutenções futuras são os pontos fortes da reforma de telhado com telhas ecológicas.

A manutenção do telhado é uma constante para quem mora em casa. As telhas coloniais de cerâmica se quebram frequentemente e precisam de impermeabilizantes, as de fibrocimento não duram muito, as de zinco requerem isolamento térmico extra e por aí vai.

Menos peso, menos madeira

Algo que muita gente não se dá conta ao reformar, é a questão do madeiramento do telhado. Por baixo de todas as telhas, há um padrão bem complexo de vigas sustentando a estrutura inteira, sendo que quanto mais pesado for o telhado, mais madeira ele terá.

E é claro: quanto mais madeira sua cobertura tiver que usar, mais caro ficará o seu projeto. A saída, então, é usar telhas mais leves, que vão precisar de menos madeiramento e, portanto, tornarão o projeto mais barato.

As telhas ecológicas são telhas mais leves e, por conta disso, reduzem o custo total da reforma do telhado.

Instalar e esquecer

A resistência das telhas ecológicas é bem alta, já que elas são produzidas a partir de materiais derivados do asfalto e fibras de celulose. Para aproveitar essa resistência na cobertura da casa é necessário, apenas, fazer a sua instalação de forma adequada.

Quando bem colocadas, essas telhas não apresentam problemas com a variação de temperatura, algo comum nas telhas de fibrocimento e nas telhas coloniais de cerâmica, que podem até se partir quando há choque térmico.

As telhas ecológicas também são maleáveis, o que contribui, e muito, para a sua resistência. Sua composição flexível as torna levíssimas e, ao mesmo tempo, resistentes a vento fortes. Seu uso mais difundido, inclusive, inclui países como os Estados Unidos e a Rússia, locais com invernos mais rigorosos e um clima menos ameno, quando comparado ao brasileiro.

Sem goteiras

Com a alta resistência e impermeabilidade da telha ecológica, não ocorrem fissuras e rachaduras na cobertura, evitando que a água invada o imóvel através de infiltrações e goteiras.

Essas vilãs silenciosas são capazes de deixar a casa com um aspecto nada agradável e, com o tempo, podem acabar danificando instalações elétricas, revestimento de paredes, móveis e eletrodomésticos.

Escolha para médio e longo prazo

O foco na economia em curto prazo pode trazer sérios problemas, como já diz o ditado “o barato sai caro”.

E não duvide, ele sai mesmo. A reforma de telhado é um assunto sério, pois um problema nas telhas ou na execução da reforma pode acarretar outros custos.

Em regiões chuvosas, a escolha imediatista pela opção mais barata de cobertura é ainda mais problemática. Há a necessidade de comprar impermeabilizantes e contratar pessoal qualificado para aplicá-lo praticamente todo ano, tarefa que não sai barato. Sem esse esforço, você corre o risco de não ter o resultado estético que você imaginava e ainda sofrer com a manutenção necessária.

Então, na hora da reforma de telhado, não se esqueça: pensar em longo prazo é economizar no futuro.

 

Viu só como é simples economizar na reforma de telhado usando as telhas ecológicas? Pensando por esse lado, fica fácil perceber que a sustentabilidade é um bônus muito interessante, mas a praticidade e a durabilidade são as principais vantagens desse tipo de telha.

Acompanhe o nosso blog para saber mais sobre as questões de sustentabilidade e muitos outros aspectos que envolvem as telhas ecológicas.

4 Respostas
  1. Josefina

    Preciso reformar o telhado de uma antiga sede de fazenda. Essas telhas seriam a solução? E a mão de obra para colocação é um problema a mais e sem uma mão de obra especializada fica inviavel

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Josefina. Em princípio sim, as telhas ecológicas podem ser utilizadas em praticamente qualquer tipo de edificação. Mas tudo depende de uma análise mais específica do seu caso. Qual é a metragem da sede que você pretende reformar?

      Obrigado!

  2. Karina

    Estou na dúvida qual mais resistente e durável? Telha ecológica feita de asfalto e celulose OU feitas de tetrapak?

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Karina.

      As telhas ecológicas Onduline, produzidas com aparas de papel reciclado e impermeabilizadas com betume são produzidas segundo rigorosos padrões europeus de qualidade e possuem 15 anos de garantia.

      As telhas feitas com caixinhas recicladas de Tetra Pak são feitas em um processo um pouco diferente, o que faz com que o produto não siga um padrão tão uniforme quanto as telhas ecológicas Onduline.

      Obrigado.

Deixe um comentário