Reforma de casas antigas: como fazer sem mudar a rotina?

Você sabia que é possível realizar a reforma de casas antigas sem precisar mudar a sua rotina? Com um planejamento correto, é possível renovar o seu lar, possibilitando criar memórias e ainda contar com um ambiente decorado de acordo com o seu gosto.

Por isso, é preciso tomar algumas atitudes fundamentais para administrar o período da reforma, permitindo que você e a sua família permaneçam no local durante o processo. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você reformar o seu lar sem precisar sair de lá!

Defina as prioridades

Para realizar uma reforma em sua casa sem mudar a sua rotina, é muito importante começar definindo quais vão ser as prioridades em sua obra. Obviamente, algumas coisas não poderão ser feitas com os moradores dentro da residência, como a troca de pisos, por exemplo.

Por isso, coloque no papel tudo que deve ser feito inicialmente e, nessa mesma lista, o que pode acabar alterando o dia a dia de sua família. Desse modo, é possível administrar uma reforma em casas antigas sem abalar a rotina diária dos moradores.

Reforme um ambiente por vez

Um modo de realizar uma obra em sua residência sem atrapalhar a rotina dos moradores é ao planejar a reforma em um ambiente da casa por vez. Assim, é possível garantir que o restante da residência permaneça transitável por você e sua família, evitando transtornos durante todo o processo.

Crie um cronograma

Elaborar um cronograma para a sua obra é muito importante para evitar alterações de última hora que podem prolongar a duração de todo o processo. Além disso, com essa ação é possível economizar dinheiro, já que os gastos de materiais serão controlados de acordo com as etapas da reforma.

Tome cuidado com a estrutura da casa

Caso a estrutura da sua casa esteja boa, evite realizar grandes alterações ou fazer reformas que podem causar danos. Por isso, antes de quebrar alguma parede para reparar ou instalar algo, procure sempre consultar um profissional para determinar se esse procedimento será seguro.

Além disso, caso você planeje derrubar alguma parede ou trocar o forro de sua casa, é preciso ter em mãos um projeto detalhado para evitar afetar a sustentação de sua casa. Acontece que a maioria das casas antigas têm tetos de madeira ou gesso, o que acabam impossibilitando a sua substituição.

Conte com profissionais capacitados

Em uma reforma de casas antigas, é essencial que você tenha o auxílio de profissionais capacitados na hora de realizar a sua obra. Ter um acompanhamento de um arquiteto especializado em construções mais velhas é fundamental para criar um projeto coerente e viável para a reforma, além de ser mais adequado ao seu gosto e o seu orçamento, mantendo a essência do seu lar!

Os custos de uma reforma de casas antigas envolvem vários fatores, desde a localização da residência, o seu tamanho, a quantidade de itens que vão ser incluídos na obra, os materiais e a mão de obra. Os pisos e azulejos, por exemplo, muitas vezes são raros de encontrar no mercado, o que pode elevar o preço desse tipo de material. Portanto, estabeleça uma verba adicional capaz de cobrir qualquer tipo de imprevisto em sua obra!

Aproveite o seu interesse no assunto e confira o nosso texto sobre construção sustentável e entenda como é possível embelezar a sua casa com materiais sustentáveis!

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.