Quando é melhor usar telhas grandes na cobertura do imóvel?

Para que um imóvel tenha longa vida útil, é prudente investir em materiais de construção com boa durabilidade. As telhas grandes, sejam elas ecológicas, translúcidas ou metálicas, podem durar por muitos e muitos anos, desde que tenham manutenção adequada.

Imagem ilustrativa de telhas grandes ecológicas Onduline

Como item de grande destaque do exterior de uma casa, a cobertura de um imóvel pode afetar drasticamente o visual de um projeto. Por isso, é preciso escolher bem o tipo, o modelo, o tamanho e a cor das telhas do telhado, pois elas complementarão o estilo arquitetônico da sua casa.

As telhas grandes do tipo ecológica, especificamente, oferecem um baixo custo do ciclo de vida – o que gera economia em um projeto de cobertura.

Felizmente, alguns materiais utilizados para a construção de telhados, como a telha ecológica de fibra vegetal, são projetados para garantir a qualidade e a beleza de uma casa, ocupando papel de destaque em um projeto de arquitetura. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

Vantagens das telhas grandes para o seu projeto arquitetônico

As telhas grandes oferecem muitas vantagens ao projeto arquitetônico de uma casa. A primeira e mais conhecida é a sua relação custo-benefício. Do ponto de vista do usuário final, as telhas grandes são uma opção financeiramente viável – esse material de construção dura por longos períodos, sem a necessidade de troca ou reforma do telhado.

Algumas telhas grandes, como a telha ecológica de fibra vegetal, são sustentáveis e não causam impactos negativos ao meio ambiente durante o seu processo de fabricação.

O efeito das telhas grandes no processo de construção de um telhado também é positivo – como o material possui grandes dimensões é possível construir o telhado usando menos telhas por metro quadrado. Além disso, alguns tipos de telhas grandes, como as metálicas e as de fibra vegetal,  são montadas lado a lado, o que significa que menos madeira é utilizada na estrutura da cobertura e a obra demanda menos tempo, o que permite reduzir custos com a mão de obra.

Por fim, outra vantagem desse material de construção é a sua versatilidade. Telhas grandes podem ser aplicadas em diferentes estilos de telhado, tanto planos, como inclinados, oferecendo beleza e praticidade.

Tipos de telhas grandes

Existem diferentes tipos de telhas grandes disponíveis no mercado, entre os principais podemos citar:

Telhas ecológicas

As telhas ecológicas surgiram, entre outros motivos, como uma alternativa para quem busca produtos de construção sustentável, que não utilizam materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente, como é o caso das telhas de fibrocimento, que usam amianto em sua composição, um produto extremamente tóxico.

Imagem ilustrativa de telha grande ecológica Onduline

As telhas ecológicas são leves, bonitas e coloridas – podem ser encontradas em diversas cores como o vermelho, o grafite, o vinho e o verde –, o que contribui para tornar um projeto mais moderno e atraente.

As telhas grandes de fibra vegetal também podem valorizar o imóvel, já que os  projetos de construção sustentável são tendência no país.

Um outro aspecto positivo das telhas ecológicas de fibra vegetal é que elas contribuem para a redução das contas de energia do imóvel: uma vez que o isolamento térmico do ambiente é melhorado, diminuindo os custos com o aquecimento no inverno e as despesas com o ar-condicionado durante o verão. Além disso, é sabido que um bom isolamento térmico contribui para o bem-estar e o conforto dos ocupantes de um imóvel.

A telha vegetal tem maior durabilidade do que outros tipos de telha, como a telha de fibrocimento e, como é muito resistente às intempéries, seu uso aumenta substancialmente a vida útil estimada de uma casa.

As telhas ecológicas têm boa qualidade acústica, isolando bem os ambientes tanto do som externo, quanto do ruído interno, o que pode ser principalmente benéfico para a construção de casas próximas a locais de muita movimentação, como escolas, avenidas, restaurantes ou aeroportos.

 

Telhas metálicas

As telhas metálicas são um tipo de material de cobertura muito popular, principalmente, para projetos de construção que envolvem espaços amplos, como garagens, galpões ou depósitos.

Imagem ilustrativa de telha grande metálica

A principal vantagem de um telhado metálico é a sua durabilidade. Projetada para resistir até mesmo às mais severas condições climáticas, essa cobertura é uma ótima opção para imóveis em regiões de climas severos.

No entanto, é importante observar que telhas metálicas não são eficientes do ponto de vista acústico, uma vez que não isolam adequadamente o ruído entre os diferentes espaços de uma casa. Além disso, são muito barulhentas em dias de chuva e o granizo pode danificar esse tipo de cobertura.

As opções mais comuns de telhas metálicas são as telhas galvanizadas e as telhas galvalume (telhas de aço, zinco e alumínio).

Telhas translúcidas

As telhas translúcidas são uma boa opção de cobertura para varandas, corredores, cozinhas e outros ambientes que podem se beneficiar do uso constante da luz natural.

Imagem ilustrativa de telha grande translúcida

Essa cobertura transparente é fabricada de policarbonato, um termoplástico capaz de resistir a grandes oscilações de temperatura. O bloqueio ultravioleta é outra grande vantagem do policarbonato, qualidade que torna o material a melhor escolha para a construção de coberturas para espaços de recreação, por exemplo.

Telhas grandes translúcidas são muito leves quando comparadas às telhas de vidro, acrílico ou aos outros plásticos, como o polipropileno. Isso resulta em fácil transporte, instalação facilitada e mão de obra mais simples  – três grandes bônus ao considerar os custos de um projeto de construção.

A escolha da telha ideal para a cobertura de uma edificação deve levar em consideração as necessidades do projeto e as características específicas de cada telhado. Telhas grandes combinam com diferentes estilos arquitetônicos, desde o clássico até o moderno, o que pode tornar o projeto visualmente mais atraente.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as telhas grandes, que tal descobrir 3 segredos para evitar goteiras e infiltrações no seu telhado?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

10 Comentários

    PaRabens!!! Me esclareceu muito. Meu rancho fica em local muito alto, onde a corrente de ar circula entre montanhas e represas bem abaixo do rancho de 8x4x5 mts com 3 mts de h. Venta demais.

    Grata, feliz 2019

      Muito obrigado pelo elogio Maria.

      Feliz 2019! Volte sempre.

    Bom dia, gostatia de saber se vcs tem representamnte GV Minas Gerais?

      Olá Carlos.

      Os produtos da Onduline são vendidos em home centers e lojas de material de construção em diversas regiões do Brasil. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para descobrir a revenda mais próxima de você e consultar os preços.

      https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

    Em Brotas-SP tem loja que vende a telha ecológica de vocês?

      Olá Vera.

      A revenda mais próxima de Brotas ficam em São Carlos:

      Tarana
      Avenida Getúlio Vargas, 2325, São Judas
      São Carlos, SP 13571-272
      Fone: 16 3368-2249

      Obrigado pelo interesse em nossos produtos!

    Estou reformando minha casa e estou pensando na 3d.,porém não encontro na minha região.

      Olá Carlos Alberto.

      Em qual região você está localizado? Podemos pedir para um representante entrar em contato com você para ajudá-lo a encontrar uma maneira de adquirir as telhas Onduline.

      Obrigado.

      Olá Hilda.

      Muito obrigado pelo elogio.

      Volte sempre para ver nossos conteúdos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.