Quais os principais fatores que influenciam o preço das telhas?

Você sabe quais são os principais fatores que influenciam o preço de telhas durante o planejamento de uma obra? Ter conhecimento sobre os diferentes tipos de materiais existentes no mercado e como eles podem impactar o resultado de uma construção é essencial para garantir uma cobertura de qualidade. Por isso, inicialmente, você deve realizar uma pesquisa para analisar qual é o melhor custo-benefício para o seu bolso e para o seu lar.

Com isso, as chances de você alcançar um resultado que atenda às suas expectativas são muito maiores. Assim, você vai ter maior certeza de que fez a escolha certa e, o melhor de tudo, que pagou um preço justo para conseguir a estética de telhado dos seus sonhos.

Pensando nisso, separamos, neste texto, os principais aspectos que podem interferir no preço de telhas em uma obra!

Material da telha

O material das telhas escolhidas é um dos principais fatores que interferem diretamente nos custos que uma pode ter reforma ou uma obra. Por isso, é importante ficar atento ao modelo escolhido, principalmente pelo fato de que cada um conta com características distintas e, por isso, devem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades.

Por isso, para conseguir um preço de telhas mais em conta para o seu bolso e que não comprometa a integridade do seu lar, é essencial conhecer ao menos os melhores tipos para fazer a escolha certa. Um exemplo de material bastante popular é a cerâmica, que é comum na grande maioria das casas. Elas são capazes de providenciar um ótimo conforto térmico, além de ser bastante resistente e durável.

Também, existem as telhas translúcidas, que oferecem uma ótima proteção contra intempéries e são um ótimo investimento para projetos que valorizam a iluminação natural. Assim, é possível reduzir gastos com energia elétrica, além de providenciar ambientes internos mais aconchegantes para os moradores.

Outro ótimo investimento para quem quer um projeto moderno e ecologicamente correto são as telhas ecológicas. Esse produto é composto por materiais recicláveis e fibra vegetal, reduzindo os impactos ambientais e providenciando um ambiente encantador. Além disso, esse tipo de telha traz diversos benefícios para os projetos que aderem ao seu uso, como redução de custos com mão de obra e gastos com madeiramento.

Estilo e cores da telha

Quando for optar por uma telha com ótimo custo-benefício para o seu projeto, é muito importante considerar o estilo e as cores do produto. Elas podem vir em diversos estilos diferentes, podendo interferir diretamente em sua instalação e, consequentemente, alavancando os custos finais.

Além disso, dependendo da forma como as telhas são pigmentadas, as cores podem acabar desbotando com o tempo. Por isso, em produtos que contam com uma tecnologia mais eficiente, eles são capazes de ter uma durabilidade mais prolongada. O preço dessas telhas pode ser um pouco mais alto, mas isso não chega a ser um problema, já que esse processo mais avançado é capaz de garantir a estética planejada em seu projeto por muito mais tempo.

Finalidade da obra

Ao projetar uma obra do zero, existem diversos custos que você deve levar em conta além das telhas. Isso acaba interferindo diretamente no preço final que você vai investir, já que é preciso considerar diversos gastos, como com materiais e profissionais que vão conduzir o processo.

Assim, durante o planejamento, é necessário considerar uma série de fatores que vão determinar o preço de telhas que você vai gastar no final da obra. O peso do material é um deles, já que é necessário investir em uma estrutura mais robusta para suportar um produto mais pesado.

Além disso, em caso de reforma, é preciso certificar as condições atuais da estrutura do seu telhado. Caso ela esteja comprometida, pode ser necessário substituir partes da sua cobertura para que ela seja capaz de suportar as novas telhas que você adquiriu para o seu lar.

Em muitos casos, por causa da incidência de vazamentos no telhado, o madeiramento pode apodrecer, encarecendo ainda mais uma reforma.

Praticidade na hora de instalar as telhas

No mercado, existem uma série de modelos de telhas que prometem resistência e durabilidade para o lar. O grande problema é que a grande maioria, apesar de cumprir com o prometido, não são tão práticas de manusear, podendo sair mais caro do que o normal.

Por isso, pesquisar por materiais que proporcionem maior praticidade de manuseio é a melhor forma de economizar, além de proporcionar segurança e proteção para as edificações.

Um ótimo exemplo sobre um modelo leve e resistente são as telhas ecológicas. Elas são leves, chegando a ter o seu peso 12 vezes inferior aos tipos de cerâmica e 4 vezes a menos que as telhas de fibrocimento.

Elas são resistentes a quedas de objetos, proporcionando uma vida útil muito mais longa, e evitando infiltrações e goteiras no interior das edificações. Assim, por causa do seu peso, a instalação desse tipo de produto é muito mais prática, podendo até mesmo ser realizada apenas por uma pessoa, por exemplo.

Isso acaba barateando a mão de obra durante uma obra, resultando em um telhado encantador, resistente e no final das contas, mais barato do que o esperado.

Modelo do telhado

Existem diversos tipos de telhados que podem se adequar aos diferentes projetos arquitetônicos. Por isso, na hora que você for planejar a sua obra, considere um estilo que caiba no seu bolso e que esteja dentro das suas expectativas. Acontece que essa decisão pode impactar diretamente no preço de telhas que você for escolher.

O telhado embutido, por exemplo, tem um baixo custo e garante maior facilidade na sua execução. Como ele fica oculto por meio das platibandas, ele traz um visual contemporâneo para as edificações, possibilitando um lar moderno e sofisticado.

Ele usa bem menos madeiramento que os demais modelos, sendo mais leve e demandando menos tempo para a sua construção. Além dele, existe também o modelo em águas, que são as superfícies inclinadas usadas nas coberturas. Dependendo do número de águas que você optar em seu projeto, o volume de telhas e os custos com madeiramento vão ser muito maiores, alavancando o preço final da sua obra.

Por isso, ao planejar uma obra no seu imóvel, procure pesquisar sobre os diferentes modelos de telhado para entender melhor sobre como eles podem impactar os custos do seu projeto.

Pronto! Agora você já sabe os principais fatores que interferem no preço de telhas em sua obra! Durante o seu planejamento, é muito importante você considerar o custo-benefício dos materiais usados para a construção da sua cobertura. Às vezes, o barato pode sair caro, principalmente ao impactar no conforto e segurança que o telhado do seu lar pode proporcionar para a sua família.

Gostou de conhecer os fatores que podem encarecer o preço das telhas? Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e conheça o nosso portfólio de produtos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.