Preço de telha X custo total do telhado: 3 dicas para não estourar o orçamento

O custo do telhado corresponde de 3 a 5% do valor total de uma obra, e não é formado somente pelo preço de telha. Outros itens, como madeira, manta térmica, fixadores e mão de obra são outros fatores que fazem diferença no valor final.

Imagem ilustrativa do post sobre preço de telha

Apesar disso, é o preço de telha que costuma chamar mais atenção de quem está planejando uma nova cobertura. Não raro, o material de valor unitário mais baixo acaba sendo a opção de quem busca economizar, o que depois pode se revelar uma péssima escolha.

Isso porque, escolher a solução de cobertura mais barata pode acabar fazendo com que o custo final do seu telhado acabe sendo muito maior. Saiba mais!

Entenda o que você deve considerar além do preço de telha

1. Necessidade de madeiramento

Um dos erros mais comuns de quem está planejando uma cobertura é desconsiderar um dos gastos mais expressivos na obra: o madeiramento necessário para a construção da estrutura do telhado.

É importante lembrar que, quanto mais pesadas forem as telhas, maior será a necessidade de material e, portanto, maiores serão os custos.  Um ótimo exemplo disso são as telhas coloniais.

Uma das soluções de cobertura mais utilizadas no Brasil, elas são conhecidas pelo baixo preço de telha. O menor preço de aquisição da peça, no entanto, acaba não se refletindo em grande economia para a obra, justamente devido ao seu peso.

Em média, cada telha cerâmica pesa entre 2,5 e 3,6 quilos e seu rendimento médio é de 16 m², considerando uma inclinação mínima de 25%.

Imagem ilustrativa de estrutura de madeira do telhado

Na prática, isso significa que telhados coloniais têm baixo orçamento quando considerado o preço de telha, mas necessitam de uma estrutura bastante robusta, com alto consumo de madeira, o que aumenta o custo total do projeto. Além disso, estruturas mais reforçadas exigem um tempo maior para serem construídas, o que encarece ainda mais a obra.

Em se tratando especificamente das telhas coloniais, ainda há o inconveniente da falta de padronização do material, que gera enormes problemas de encaixe quando houver necessidade de substituição do produto.

A dificuldade em encaixar peças antigas em novas pode fazer com que você tenha que substituir mais telhas do que previa inicialmente apenas para evitar o risco de provocar goteiras e infiltrações no telhado, gerando gastos não previstos que podem superar a economia inicial.

Quando você opta por uma cobertura mais leve, a exemplo da telha de fibra vegetal, também conhecida como telha ecológica, diminui o custo total do projeto, desde a ferragem da fundação até o madeiramento da cobertura, ainda que o valor investido no material seja um pouco superior ao da telha cerâmica.

 

2. Resistência e flexibilidade do produto

A resistência e flexibilidade do material escolhido para a cobertura também são fatores importantes a serem considerados e devem ter um peso maior do que o preço de telha na sua avaliação.

Imagem ilustrativa de telha cerâmica danificada

Isso porque, alguns tipos de telhas, como as cerâmicas, apesar de serem mais baratas, estão sujeitas a trincos e quebras ao menor impacto, o que aumenta o custo total do projeto ainda que seu custo unitário seja menor.

Além disso, por serem mais frágeis, essas telhas deixam seu telhado expostos às goteiras e infiltrações que, se não detectadas rapidamente, podem comprometer a estrutura do imóvel e colocar em risco a segurança dos seus ocupantes.

Para evitar que isso aconteça, você ficará obrigado a realizar manutenções periódicas e rigorosas na cobertura, seja para substituir telhas rachadas ou trincadas ou mesmo para certificar-se de que elas estão em ordem e sua cobertura não necessita de reparos.

Também é importante estar atento ao fato de que esse tipo de cobertura, apesar de pesada, não é resistente à ação do vento. Dependendo da velocidade e da direção do vento, devido à inclinação do telhado, existe o risco de destelhamento, o que pode danificar seriamente a sua cobertura.

Para evitar que isso aconteça, você precisará investir em amarrações no telhado. Essa medida, geralmente, ajuda a garantir a segurança, mas exige investimento em mão de obra e material, que também precisam ser contabilizados no custo total da obra para que você tenha uma noção clara do preço do seu projeto e não estoure o orçamento.

Já a telha ecológica de fibra vegetal, por exemplo, apesar de ser leve, é extremamente resistente: o material pode receber cargas de até 150 kg/m² e não trinca nem quebra quando cai ou é lançado ao chão, diminuindo as chances de danos provocados por impactos, chuvas ou intempéries.

Além de resistente, esse tipo de telha é impermeável, o que deixa seu telhado livre das goteiras e infiltrações evitando gastos extras de manutenção.

Flexíveis, as telhas de fibra vegetal podem resistir a ventos de até 290 km/h quando instaladas sobre uma estrutura de madeira, o que garante menores custos para o seu projeto sem deixar de lado a segurança dos moradores.

3. Facilidade de manuseio, transporte e instalação

Se você focar apenas no preço de telha na hora de escolher o material para a sua cobertura, pode se arrepender ainda na loja de material de construção.

Isso porque, alguns materiais, apesar de mais baratos, oferecem  dificuldades no manuseio, transporte e instalação, como as telhas de fibrocimento e cerâmica. Sensíveis, elas quebram com muita facilidade, gerando desperdício de material durante a obra.

Além da necessidade de maior cuidado no manuseio do material, alguns tipos de telha ainda exigem um espaço maior para armazenamento, o que torna a obra mais demorada e, consequentemente, mais cara.

Se o imóvel for comercial, o tempo de paralisação ou readequação das atividades pode resultar em prejuízos ainda maiores devido ao tempo necessário para a instalação das telhas.

Com a telha ecológica, por exemplo, isso não acontece. Por ser leve e flexível, ela é facilmente manuseável e seu transporte é feito sem complicações.

A instalação também é feita com muita praticidade: em pequenos trechos de telhado, você mesmo pode fixar as telhas de maneira prática e segura.

Como você pode ver, considerar apenas o preço de telha na hora de fazer a estimativa de gastos do seu projeto de cobertura não é uma boa ideia e pode acabar, inclusive, aumentando o custo total da obra. Levar em conta fatores como a leveza, durabilidade e facilidade de instalação ajudará você a fazer uma escolha sensata  para um telhado mais resistente e seguro!

Agora que você entendeu o que observar ao analisar o preço de telha para não estourar o orçamento da obra, aproveite para descobrir se a telha ecológica é realmente uma opção segura para a sua cobertura.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

    Estou fazendo reforma meu AP e pretendo substituir completamente o telhado (telhas e madeiramento). Profissional sugeriu uso telhas fibrocimento. Que aqui na Bahia, salvo engano chamamos Eternit. Associação comum produto/marca. Segundo ele, com telhas cerâmicas, gastaria mais com telhas e madeiras. Além maior peso sobre estrutura do prédio , que é muito antigo. Mais 30 anos. Telhado aproximadamente 70 m2. Orçou 8/10 mil telha cerâmica. E 5mil (mão obra e material) com telhas Fibrocimento Eternit.
    Gostaria sua avaliação.

      Olá Jess Lopes

      Recomendamos o uso da Telha Ecológica Onduline.
      Por ser mais leve e não absorver quase nenhuma água, a Telha Ecológica Onduline Clássica® requer estrutura de madeira ou metal menos robusta, o que significa mais economia com essa parte do projeto de um telhado.
      https://br.onduline.com/pt-br/consumidor/produtos/telha-ecologica-onduline-classica

      Você poderá comprar na loja mais próxima a vocês: https://br.onduline.com/pt-br/consumidor/onde-comprar

      Atenciosamente,
      Equipe Coberturas Leves

    Sou de Belo Horizonte MG porém vou construir em Catas Altas da Noruega, gostaria de saber onde posso encontrar um revendedor de suas telhas para que possa fazer um orçamento. Obrigada

      Olá Alcione.

      Os produtos da Onduline são vendidos em home centers e lojas de material de construção em diversas regiões do Brasil. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para descobrir a revenda mais próxima de você e consultar os preços.

      https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.