Precisa fazer uma reforma com pouco dinheiro? Saiba como planejá-la!

Nem sempre um imóvel precisa estar em más condições para ser reformado, só que, muitas vezes, pode existir a necessidade de dar uma repaginada no visual da casa, principalmente por causa de problemas com infiltrações e fiações elétricas, por exemplo.

Acontece que esse tipo de obra pode sair mais caro e demorado que o necessário, principalmente por causa de desperdícios. Mas, afinal, é possível fazer uma reforma com pouco dinheiro?

Pensando nisso, separamos algumas informações valiosas ao longo deste texto para que você consiga fazer uma obra em seu lar gastando o mínimo de dinheiro possível. Portanto, não deixe de conferir e aprenda como economizar durante a sua reforma!

Crie um limite de gastos

Limitar os gastos que você vai ter é uma ótima forma de realizar uma reforma com pouco dinheiro em seu lar. Assim, é possível evitar que os custos da obra saiam de controle, gerando mais tranquilidade para você e sua família.

Por isso, é muito importante que você pesquise os preços de materiais e dos profissionais envolvidos durante o processo. Essa é uma etapa em que você deve fazer orçamentos e negociar sempre pelo melhor valor.

Além disso, você também deve levar em conta os gastos extras, como luz e água. Isso porque, dependendo do tipo de reforma, é provável que o consumo de água e energia aumente.

Portanto, avalie até onde você pode pagar sem gerar dívidas ou ficar com o orçamento mensal muito apertado. O ideal é que você faça uma reserva antecipada para a reforma, para evitar prejuízos em relação aos seus gastos pessoais.

Escolha profissionais capacitados

A escolha de um profissional que vai conduzir a sua reforma pode impactar diretamente os gastos que você vai ter durante a obra. Acontece que qualquer tipo de serviço barato pode sair muito caro para o seu bolso.

É importante lembrar que nem sempre um profissional qualificado vai cobrar preços exorbitantes, sendo possível encontrar pessoas de talento oferecendo serviços de qualidade por um preço acessível para o seu orçamento. Por isso, procure boas indicações por meio de amigos ou conhecidos e contrate alguém de confiança para a sua reforma.

Observe as formas de pagamento

Os custos com uma reforma podem variar bastante. Isso porque há os materiais, a mão de obra e os imprevistos. Durante a negociação para obter os melhores preços para o seu orçamento e sabendo qual profissional vai fazer o serviço, é possível combinar as formas de pagamento com ele.

Assim, você vai negociar se o pagamento vai ser diário ou semanal, se deve pagar uma entrada para ele começar o serviço e por aí vai. Busque chegar a um acordo que seja benéfico para ambos os lados.

Além disso, outra maneira eficiente de manter o seu orçamento livre de gastos desnecessários é durante a escolha de uma boa linha de crédito, caso você necessite de uma. Existem opções específicas para quem vai reformar a casa ou comprar um novo imóvel, sem juros abusivos.

Priorize o custo-benefício dos materiais

Economizar durante a aquisição de materiais nem sempre é uma boa ideia. Contar com produtos de baixa qualidade pode comprometer toda a obra, exigindo que você recomece do zero. Para quem quer fazer uma reforma com pouco dinheiro, esse tipo de prejuízo pode atrapalhar todo o orçamento planejado, atrasando o processo.

Mas isso não significa que você deva sempre optar pelos materiais mais caros. Na verdade, basta que você analise o custo-benefício do que é preciso adquirir, mantendo-se fiel ao orçamento inicial sobre o que foi planejado para gastar durante a obra. Por isso, a melhor estratégia é pesquisar bem os preços antes de sair comprando, sempre tentando negociar por descontos.

Pense em alternativas mais em conta

Para conseguir fazer uma reforma com pouco dinheiro, pode ser preciso pensar em algumas alternativas mais baratas para concluir a obra com um serviço de qualidade e que, ainda assim, caiba dentro do seu bolso. Um exemplo disso pode ser visto na troca do vidro pelo policarbonato, que é um material que tem uma boa resistência e é flexível e superadequado para diversos ambientes na casa.

Também é possível considerar o uso de materiais sustentáveis na sua reforma. Eles, além de serem mais econômicos, também são muito resistentes e ajudam a preservar os recursos naturais no planeta.

Mantenha a limpeza e organização

Se você não quer ter gastos desnecessários, manter a limpeza e a organização da obra deve ser uma prioridade em sua casa. A bagunça é muito comum durante as reformas; por isso, o sumiço de materiais e ferramentas como martelo, pregos e parafusos é quase uma rotina — sem contar os desperdícios que sempre ocorrem devido à desorganização.

Manter o ambiente organizado e limpo é essencial. Além disso, garantir que as ferramentas e os materiais sejam guardados corretamente após o uso é uma ótima forma de evitar os desperdícios durante a obra, maximizando a economia no seu orçamento.

Faça um planejamento

Antes de começar qualquer coisa, é preciso saber exatamente o que você pretende reformar. Acontece que é muito comum as pessoas começarem uma obra sem saber tudo que precisam fazer. Um planejamento bem detalhado, com todas as necessidades listadas, é uma ótima maneira de fazer uma reforma com pouco dinheiro, evitando desperdícios e atrasos.

Acontece que, ao planejar a obra em sua casa, é possível dividir o processo em etapas. Com isso, você tem maior controle sobre os seus gastos de tempo e dinheiro para cada momento da reforma. Ainda, se algo ocorrer fora do planejado, você consegue identificar o erro e mudar as coisas de acordo com as suas necessidades.

Como mostramos, é possível fazer uma reforma com pouco dinheiro. Por isso, reforçamos a importância de considerar a ideia de comprar produtos ecológicos e sustentáveis como um ótimo jeito de economizar. Além disso, com eles, você consegue melhorar a qualidade da sua obra, contando com materiais resistentes e que contribuem para o meio ambiente e para a saúde da sua família!

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este em primeira mão. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram

Leave a Reply

Posts mais populares

Confira agora 5 dicas práticas sobre como limpar telhado
18/11/2019
Veja como funciona a captação de água da chuva
14/11/2019
Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.