Imagem de telhado de cerâmica com telha pesada danificado

Por que telha pesada não é sinônimo de telhado resistente?

Um telhado resistente é uma das prioridades de quem está construindo ou reformando. Afinal de contas, uma cobertura bem feita protege a construção de goteiras, infiltrações e vazamentos, aumentando a segurança dos ocupantes e da estrutura do imóvel. Mas e a telha pesada? Como fica nesse cenário?

Imagem de telhado de cerâmica danificado

É bastante comum imaginar que, quanto mais pesada for a telha, maior a garantia de um telhado resistente, e que telhas feitas de materiais mais leves podem não oferecer a durabilidade de que você necessita.

Na verdade, não é bem assim. A segurança do telhado está mais ligada à boa fixação e à qualidade do material do que ao seu peso. Quer entender melhor? Continue lendo!

5 motivos pelos quais telha pesada não é sinônimo de telhado resistente

1. Retém muita umidade

Embora sejam mais pesadas, tanto as telhas de cerâmica quanto as telhas de concreto possuem alta porosidade, o que faz com que retenham muita água quando expostas à chuva.

Dessa maneira, além de aumentar as chances de proliferação de fungos, o material quebra e trinca como muito mais facilidade, especialmente quando alguém sobe na cobertura para realizar uma inspeção ou manutenção.

Imagem de telha pesada de cerâmica coberta por fungos

as coberturas mais leves, como as feitas de telha ecológica, por exemplo, podem receber manutenção e inspeção sem risco de trincos e quebras. Por se tratar de um material com ótima resistência, basta usar tábuas que distribuam a carga concentrada sobre o telhado para poder caminhar sobre elas.

 

Além disso, o excesso de água nas telhas de cerâmica aumenta o peso do telhado, o que pode comprometer seriamente a estrutura da cobertura e causar uma série de gastos imprevistos.

Mesmo que isso não aconteça, a simples necessidade de substituir uma telha cerâmica já pode configurar um problema, uma vez que é comum que peças novas e antigas não se encaixem corretamente, exigindo a substituição de mais telhas do que o previsto inicialmente.

Já as telhas mais leves, como a telha ecológica ou telha de fibra vegetal, são ideais para quem busca um telhado resistente, pois elas se curvam sem quebrar. As telhas confeccionadas nesse material se encaixam perfeitamente, podem receber uma carga de até 90 kg/m² e não trincam nem quebram ao caírem ou serem lançadas ao solo.

Imagem de telha ecológica Onduline

Além disso, como são revestidas por uma camada de resina e betume que as torna impermeáveis, as telhas ecológicas resistem bem às chuvas mesmo após muitos anos após a sua instalação, desde que sejam instaladas corretamente.

2. Telha pesada exige amarração reforçada para não voar

Parece razoável pensar que telhas mais pesadas tornam o telhado resistente porque não saem voando com tanta facilidade, correto? No entanto, essa ideia está bem longe da verdade.

Imagem de telhado de cerâmica danificado pela ação do vento

Isso porque, algumas telhas bem pesadas como as telhas de cerâmica e as telhas de barro, exigem amarrações reforçadas para evitar que elas se despreguem ou deslizem quando expostas ao vento e outras intempéries.

Já as coberturas mais leves, como a telha ecológica, contam com um sistema de fixação próprio, com pregos e anilhas especiais que impedem que elas voem ou se desloquem com facilidade, aumentando a segurança da sua cobertura contra infiltrações e vazamentos.Imagem de fixação de telha ecológica Onduline

A segurança do telhado está mais relacionada à maneira com que o material é fixado do que com o seu peso. As telhas de fibra vegetal, apesar de leves, apresentam alta resistência nesse quesito.

No teste de túnel de vento, coberturas com esse material permaneceram estáveis mesmo quando submetidas a ventos de até 290 km/h — fixadas sobre estruturas de madeira — e de até 318 km/h sobre estruturas metálicas.

3. Necessita de estrutura robusta

Ao contrário do que acontece com coberturas leves, uma telha mais pesada como a telha italiana, a telha colonial e a telha de concreto, exige estrutura de madeira muito mais robusta para obtenção de um telhado resistente.

Imagem de estrutura robusta de madeira para suportar telha pesada

A construção desse tipo de estrutura leva mais tempo e exige uma quantidade de madeira maior quando comparada com a estrutura que sustenta telhas mais leves como a telha de fibra vegetal, o que acaba aumentando consideravelmente os custos do projeto.

4. Pode deformar ou amassar

Algumas telhas mais pesadas como as telhas metálicas de perfil trapezoidal, apesar de parecerem mais resistentes, podem deformar ou entortar quando expostas a ventos mais fortes ou outras intempéries.

Imagem de telhado de metal velho e oxidado

Além disso, alguns tipos de telha de metal estão sujeitos à oxidação e corrosão e oferecem péssimo isolamento acústico, especialmente em dias de chuvas fortes ou ventos, o que pode se tornar um inconveniente para os ocupantes do imóvel.

Já telhas mais leves como as telhas ecológicas, quando instaladas na inclinação adequada e fixadas seguindo fielmente as instruções do fabricante, não sofrem com deformações nem mesmo quando expostas à ação constante dos raios ultravioletas e oferecem melhor isolamento acústico quando comparadas às telhas de metal.

5. Pode desbotar, descascar ou manchar

Não é incomum que certos tipos de telha pesada, que tenham passado por um processo de pintura, desbotem, manchem ou descasquem com o passar do tempo, comprometendo a estética e a durabilidade da cobertura e exigindo manutenção frequente.

Imagem de telhado de cerâmica desbotado e sujo

Já as telhas de fibra vegetal, por exemplo, são pigmentadas com a aplicação de uma camada de tinta em pó, fixada com posterior exposição do produto às altas temperaturas. Dessa maneira, a cor adere totalmente ao material, aumentando sua durabilidade e evitando a descamação ou desbotamento da cobertura por muito mais tempo.

Como você pode ver, telha pesada nem de longe é sinônimo de telhado resistente! Optar por um material mais leve, mas de alta qualidade e durabilidade, é a solução para uma cobertura que ofereça segurança ao imóvel e aos seus ocupantes, e não traga dores de cabeça e gastos imprevistos.

Agora que você já entendeu porque telha pesada nem sempre se traduz em um telhado resistente, aproveite para saber quais são os 5 mitos comuns sobre a telha ecológica de fibra vegetal que você deve esquecer!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Moro em Ananindeua, PA. Onde posso encontrar para fazer um orçamento?

      Olá Roseni.

      Nossos produtos são vendidos em home centers e lojas de materiais de construção em todo o Brasil e os preços variam de acordo com cada região do país. Para descobrir o local de venda mais próximo da sua casa e consultar os preços por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.