Passo a passo: aprenda agora mesmo como fazer uma horta em casa

Você sabia que ter uma horta em casa é muito importante na hora de providenciar alimentos saudáveis para a sua família, além de ajudar o meio ambiente no processo? Acontece que dessa forma você consegue ter um estilo de vida sustentável, podendo colher produtos fresquinhos e sem a presença de agrotóxicos!

 Além disso, é possível reutilizar o lixo para produzir adubo para a suas plantas, e, no processo, reduzindo o acumulo de despejo no meio ambiente.

Pensando nisso, separamos neste texto, algumas dicas sobre como você pode fazer uma horta de sucesso em sua casa começando hoje mesmo!

Defina o local da casa

Antes de começar a montar uma horta em casa, é muito importante definir o local ideal para que as plantas cresçam saudáveis. Por isso, o lugar mais adequado para a sua instalação precisa ser aberto à luz do sol.

Por isso, os locais onde há sol pleno — desde o amanhecer até o fim da tarde —são ideais para deixar a sua horta. Acontece que para quem mora em apartamento, por exemplo, é preciso buscar os pontos com sol médio —com uma duração entre quatro a seis horas por dia.

Além disso, é possível ter em sua casa um local com telhas transparentes que possibilita a passagem da luz solar. Esse tipo de insolação é ótimo para quase todos os tipos de verduras, temperos, pimentas, ervas medicinais e frutas.

Escolha vasos ou canteiros

As hortaliças podem ser divididas em dois grupos: as que podem ser plantadas em um local definitivo e as que exigem transplante. No caso do segundo grupo, elas devem ser semeadas primeiramente em uma sementeira, para depois serem levadas para um canteiro definitivo.

O cultivo também pode ser feito em algumas opções alternativas, como uma caixa de leite. Esse tipo de material serve como recipiente para plantar couve ou brócolis ou várias cenouras. Caso haja espaço no seu quintal, coloque o vaso em qualquer lugar onde ele possa receber luz do sol.

Compre as ferramentas necessárias

Mesmo que a sua horta em casa seja pequena, você precisará de algumas ferramentas básicas para facilitar as suas tarefas ao cuidar das suas plantas. Os utensílios para plantações são muito simples, mesmo que você ainda não tenha se familiarizado com o hábito de cuidar de uma horta.

Entre as ferramentas básicas necessárias para começar uma horta estão o ancinho —que serve para pentear o solo para receber as sementes — e a enxada, grande ou pequena, para cavar.

Escolha as plantas

Antes de escolher as hortaliças que serão plantadas, é muito importante optar por espécies que se adaptem melhor às condições climáticas e estações do ano para ter uma horta de sucesso. No Brasil, por exemplo, por causa do clima quase sempre quente, é aconselhável escolher plantas mais resistentes ao calor.

Use adubo

O uso de adubo em sua horta é indispensável para repor os nutrientes do solo. Portanto, aproveite restos de legumes, cascas de frutas, verduras e até mesmo ovos. Eles podem ser reutilizados na compostagem para se tornar um excelente adubo para a sua horta!

Para ter uma horta em casa, existem alguns cuidados básicos indispensáveis para que as plantas cresçam fortes e saudáveis. Portanto, procure deixá-las em locais arejados e com bastante luz solar, além de adubá-las e, também, regá-las com frequência.

Gostou do nosso passo a passo? Aproveite o seu interesse no assunto e não deixe de conferir o nosso texto sobre construção sustentável!

Deixe um comentário