Onduline: tudo o que você precisa saber sobre a fabricante de telhas ecológicas

Sustentabilidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente são a espinha dorsal da Onduline. A empresa, líder no mercado mundial no segmento de coberturas leves, foi fundada na França, em 1944, e está presente em mais de 100 países. Atualmente, a Onduline produz mais de 150 milhões de m² de telhas leves por ano.

Imagem aérea da fábrica da Onduline em Juiz de Fora, Minas Gerais

No Brasil, a empresa conta com uma fábrica na cidade mineira de Juiz de Fora, responsável por abastecer o mercado nacional e alguns países da América Latina como o Chile, Peru e Colômbia.

Vários projetos arquitetônicos relevantes usam a cobertura leve Onduline, uma escolha ecológica, inovadora e sustentável, entre eles podemos citar a Vila Galé e o Centro de Cultura Max Feffer, esse último localizado em Pardinho, São Paulo.

Prêmios e certificações internacionais

As coberturas leves Onduline são fabricadas de acordo com o padrão de qualidade europeu. As fábricas da empresa atendem aos rigorosos critérios de qualidade ISO 9001 e ISO 14000.

Imagem ilustrativa de uma da fábrica da Onduline em Juiz de Fora, Minas Gerais | Padrão europeu

A sustentabilidade também é uma preocupação constante da empresa, a única fabricante de coberturas leves do país a exibir a certificação EPD – Third Party Verified – uma garantia de que seus produtos são fabricados com material totalmente reciclado, em um processo sustentável e de baixo impacto ambiental.

O EPD foi emitido pelo prestigiado instituto de certificação alemão Institut Bauen und Umwelt e.V – IBU – que, por meio de uma auditoria realizada na fábrica da Onduline, mediu o impacto ambiental de todas as etapas do processo de fabricação da sua linha de coberturas leves.

A certificação foi obtida depois que se verificou que a fábrica emite 3 vezes menos CO² por m² do que soluções tradicionais de cobertura como a cerâmica, o concreto e o fibrocimento.

ICC – ISC

A Onduline também ostenta o certificado ICC – ISC. Emitido pelo International Code Council nos Estados Unidos, o selo garante que foram usados um mínimo de 50% de material reciclado na composição dos produtos da empresa.

Além disso, a Onduline é a única empresa a oferecer no mercado nacional um sistema de cobertura que forneça pontos para quem deseja obter a certificação LEED.

Desde a escolha da matéria-prima, incluindo todas as etapas da linha de produção até a estocagem do produto – tudo é pensado e realizado de modo sustentável e altamente tecnológico.

Tecnologia e design

Todo o processo de fabricação das telhas leves conta com alta tecnologia, o que garante a qualidade superior do produto.

O corpo de uma telha Onduline é produzido com celulose, estrutura abundante nas células vegetais. A durabilidade desse polímero natural pode ser comprovada pela resistência demonstrada por materiais naturais como a madeira e o bambu, muito utilizados como materiais de construção e para a fabricação de mobiliário. A essa massa de celulose são acrescentadas aparas de papel selecionadas e testadas por meio de provas de laboratório para garantir a qualidade final do produto.

Imagem ilustrativa de telha Onduline modelo Onduvilla

Em seguida a cobertura é cortada em sua forma fina, ondulada. Já colorida, passa por um processo de impermeabilização com o mesmo material usado para pavimentar rodovias, o asfalto. O asfalto impregnado confere à telha três características importantes: impermeabilidade, resistência e isolamento acústico.

Por fim, o produto final passa pelo teste do túnel de vento, capaz de verificar a sua resistência mecânica. O resultado garante a uniformidade e a durabilidade superior da cobertura.

Soluções para as mais diversas aplicações

A Onduline oferece aos construtores e arquitetos diversas opções de produtos para cobertura, capazes de atender aos mais variados gostos e aplicações. Tudo pensando para tornar o seu projeto bonito, moderno e sofisticado.

Sistemas de Coberturas Leves

Onduvilla: Extremamente leve e com perfil inspirado na arquitetura mediterrânea, essa telha possui um formato que é único no mercado brasileiro, com peças de tamanho 1,07 m x 0,4 m e 1,3 kg de peso. Está disponível em sete cores e por ser muito resistente, não quebra durante o transporte ou manuseio.

Imagem ilustrativa de casa com telha ecológica OnduvillaOnduline Stilo: A Onduline Stilo conta com um perfil ondulado bonito e moderno. Essa cobertura leve tem marcas que servem de guia para a instalação, o que permite montar um telhado perfeito, livre de erros. Assim como a Onduvilla, a Stilo pode ser encontrada em diversas cores como vermelha, verde, marrom e preta.Imagem ilustrativa de casa com telha ecológica Onduline Stillo

Onduline Stilo 3D: Também inspirada no estilo mediterrâneo e com as mesmas marcas que guiam a instalação, a Stilo 3D confere um design único ao projeto arquitetônico, com pintura 3D que oferece um visual de telhas cerâmicas, mas usufruindo da economia, tecnologia e facilidade de instalação das telhas com formatos maiores.

Imagem ilustrativa de casa com telha ecológica Onduline Stilo 3D

Onduline Clássica: A telha ecológica Clássica possui ondulação tradicional e é a solução ideal de cobertura para projetos residenciais ou comerciais, que não abrem mão da economia, da beleza e da preocupação com o meio ambiente.

Imagem ilustrativa de casa com telha ecológica Onduline Clássica

Onduline Clássica FIT: Ideal para pequenas coberturas e reparos, a Clássica FIT é leve e colorida. Pesa 3,4 kg por metro quadrado e é vendida em kits para montagem de coberturas em espaços reduzidos.

Imagem ilustrativa de casa com telha ecológica Clássica FIT

Onduclair: Telha de policarbonato ideal para áreas que precisam de iluminação constante ou para criar pontos de iluminação em ambientes como corredores ou salas de jantar. Além de leve e muito resistente, suporta alta exposição aos raios UV, tornando o ambiente mais seguro para os ocupantes. Pode ser encontrada nas cores leitosa, fumê ou transparente.

Imagem ilustrativa de casa com telha de policarbonato Onduclair

Onduline Termofoil: É uma membrana isolante de alumínio capaz de proporcionar proteção adicional ao telhado. Pode ser utilizada com qualquer tipo de cobertura leve.

Imagem ilustrativa de casa com manta térmica Onduline Termofoil

Onduline Fondaline: É uma membrana drenante que protege da umidade as estruturas em contato com a terra. Pode ser utilizada em qualquer tipo de construção e tem longa durabilidade.

Além disso, a empresa conta com inúmeros acessórios para cobertura, como cumeeiras, cantoneiras, rufos, passarinheiras, fitas de vedação, claraboias, roscas e parafusos.

A Onduline é uma fabricante de telhas ecológicas que investe na qualidade e na tecnologia dos seus produtos, e tem em rigorosos processos de fabricação e controle de qualidade. Uma empresa ecológica de verdade.

Conheça a linha completa de produtos Onduline.

4 Respostas
  1. Davi Macedo

    Gostaria de saber os revendedores de vocês no município do Rio de Janeiro, achei os produtos na Leroy Merlin, mas o preço do metro quadrado do produto de vocês se assemelha a todos os outros tipos de telha que pesquisei, passando até o valor das telhas em alguns casos. Sim, há a economia no madeiramento e há a facilidade na instalação, isso é realmente bem interessante, mas se o valor for o que vi, torna a solução não tão atrativa assim.
    Grato desde já 😉

  2. Em 1999 construímos um prédio para abrigar o Centro de Educação Ambiental da ONG Onda Verde em Nova Iguaçu e recebemos uma doação de telhas da empresa, nosso muito obrigado pela visão no campo da sustentabilidade.

Deixe um comentário