Obra sustentável: 3 dicas para escolher o escritório de arquitetura

Uma obra sustentável exige a atuação de profissionais bem qualificados tecnicamente, com bom apuro estético e criatividade para utilizar os novos recursos disponíveis na área de arquitetura e interiores, como os materiais de construção sustentável.

Um projeto arquitetônico é parte do custo de uma construção e, geralmente, consome em torno de 10% do orçamento total de uma obra. Apesar do pequeno valor investido, esse item se destina a solucionar diferentes aspectos de uma construção, como as necessidades do proprietário, as restrições espaciais, o cronograma e o custo da obra, por meio do olhar profissional.

Obra sustentável: 3 dicas para escolher o escritório de arquitetura

Neste artigo, você encontra dicas para escolher o escritório de arquitetura ideal para desenvolver e executar o seu projeto. Confira!

Avalie o portfólio do profissional

Conhecer o trabalho que já foi realizado pelo profissional que vai conduzir a reforma ou a construção da sua casa é fundamental para identificar o estilo criativo e a capacidade técnica do arquiteto para criar espaços funcionais e aconchegantes, com projetos inteligentes que contribuam para economia e qualidade de vida, sem abrir mão da sustentabilidade.

Estas são algumas formas de encontrar possíveis prestadores de serviço para a sua obra:

  • Referências de outros arquitetos ou decoradores;
  • Referências em revistas de design e arquitetura;
  • Referências boca a boca;
  • Pesquisas online.

Independentemente do quão renomado o profissional seja, ou da origem do seu contato com ele, não negligencie a avaliação do seu portfólio.

Analise fotos dos trabalhos recentes e faça visitas a alguns dos projetos concluídos e em andamento, para ter uma ideia do senso estético e do estilo do arquiteto. Questione o motivo da escolha de determinadas técnicas, soluções ou acabamentos que tenham chamado a sua atenção.

Para obras sustentáveis, é prudente também verificar a experiência do profissional no tipo de projeto que você deseja realizar e se ele já trabalhou com certificações verdes.

Se identificar com os trabalhos anteriores de um escritório de arquitetura, em particular, pode ser um bom indício de que você achou o profissional ideal para o seu projeto.

Combine os detalhes da obra sustentável

O arquiteto escolhido deve entender bem as suas necessidades e as características do espaço idealizado para desenvolver o seu projeto. Particularidades da planta, como ambientes integrados, uma cozinha com sistema de ventilação natural ou um telhado com painéis solares, por exemplo, exigem alinhamento de expectativas, com bastante detalhamento do que se espera e do que é possível ser feito.

Você deve fornecer ao arquiteto todas as informações a esse respeito, em uma reunião preliminar, pré-fechamento de contrato.  Assim, as suas necessidades e desejos poderão ser transformados em um imóvel, por meio da sensibilidade e do processo criativo do arquiteto. É recomendável formalizar uma ata dessa reunião.

Durante a fase de planejamento, o arquiteto deverá fazer uma inspeção na propriedade e investigar os regulamentos e requisitos técnicos necessários para a construção. Assim, ele poderá elaborar o direcionamento do projeto baseando-se nessas informações iniciais.

Ainda na fase preliminar devem lhe ser apresentados esboços de como o espaço será criado ou transformado. Uma renderização precisa do produto final, por exemplo, permite que você saiba se a sua visão do projeto e a do arquiteto estão realmente alinhadas.

A partir desses primeiros passos, já é possível contar com um orçamento bem definido.

 

Verifique se o arquiteto gerencia a obra

Como tendência no mercado de construção, a arquitetura sustentável visa promover a perfeita integração entre projeto, ambiente e novas tecnologias. Ao aceitar gerenciar uma construção sustentável, o arquiteto deve ajudá-lo a escolher os materiais e acabamentos mais adequados, como a telha ecológica, que além de visualmente interessante, é tecnicamente viável e tem longa durabilidade.

Uma obra sustentável vai além das práticas de uma construção verde – as estruturas são projetadas para ter um impacto ambiental menor durante toda a sua vida útil, enquanto fornecem um nível extra de conforto e funcionalidade para os usuários do ambiente. Por isso, o arquiteto escolhido deve seguir algumas diretrizes no projeto:

Benefícios para o meio ambiente

O projeto de construção de edificações sustentáveis deve minimizar o uso de água, matérias-primas e energia. Também deve reduzir as emissões de gases nocivos e o desperdício de materiais durante o processo construtivo, além de garantir a melhoria da saúde dos usuários do imóvel.

Economia de água

As práticas tradicionais de construção levam ao risco de escassez de água. Um projeto de construção verde deve apresentar sistemas sustentáveis quanto ao consumo desse recurso natural.

Uso de matérias-primas

Em vez de colaborar para o esgotamento dos recursos naturais limitados do planeta, uma obra sustentável deve usar menos matéria-prima e mais produtos ambientalmente responsáveis, como materiais reciclados ou renováveis, do que os modelos tradicionais de construção.

Por fim, a preocupação ambiental também fará com que os resíduos da construção sejam reciclados para reduzir a quantidade de materiais destinados aos aterros sanitários. Outro ponto que deve ser observado pelo arquiteto é que essas edificações devem ser construídas em áreas onde haverá a menor degradação possível, promovendo, ao mesmo tempo, um paisagismo saudável.

Energia

Uma obra sustentável também deve incluir o uso de aparelhos inteligentes, que reduzem as emissões de carbono e a dependência de combustíveis fósseis. O planejamento e execução de uma obra sustentável também devem considerar alternativas de climatização, para aquecimento e refrigeração dos ambientes, visando o conforto térmico na edificação.

Optar por uma obra sustentável é bom para você, e pode beneficiar tanto as comunidades locais quanto a sociedade como um todo.

 

Vale lembrar que o arquiteto é o profissional que possibilitará o sucesso de um projeto verde. Em outras palavras, esse profissional garantirá que a sua obra sustentável seja executada de acordo com o planejado, dentro do orçamento e no prazo necessário para atender aos seus objetivos. Discuta esses aspectos com os candidatos para a sua obra e escolha o melhor profissional.

Que tal saber um pouco mais? Conheça alguns materiais de construção sustentável para sua obra!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.