O que é claraboia e qual sua importância para a iluminação da casa?

Você por acaso sabe o que é claraboia e para que exatamente esse recurso serve? Pois vai descobrir tudo isso (e muito mais) aqui e agora!

Em um imóvel, uma claraboia nada mais é que uma abertura no teto usada para trazer a iluminação natural de fora para os ambientes internos, além de proporcionar uma maior ventilação. Como dá para imaginar, o combo iluminação + ventilação garante espaços bem mais confortáveis para quem os frequenta. É uma ótima opção para melhorar o valor do seu imóvel, ainda trazendo diversos benefícios ao longo do caminho.

Preparamos para o post de hoje um breve guia sobre o que é claraboia, quais são os principais tipos existentes, quais os melhores lugares para sua instalação e, claro, quais os maiores benefícios de optar por esse recurso. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de claraboia?

Não tem jeito: para entender direitinho o que é claraboia para telhado, é preciso conhecer os principais tipos existentes no mercado. Só assim será possível escolher a funcionalidade mais adequada para o tipo de telhado e para suas necessidades. Veja só!

Claraboia fixa

Temos aqui um dos modelos mais populares de claraboia para telhado. Como o próprio nome já indica, a claraboia fixa é estática, o que impossibilita sua abertura para a passagem de ventilação. Basicamente, portanto, ela é completamente selada no teto. Seu uso é muito comum em áreas pouco iluminadas, como sótãos e escadas. É quase toda feita de vidro, apresentando apenas estrutura de aço, alumínio ou madeira.

Claraboia tubular

As claraboias tubulares são excelentes opções para fornecer luz natural aos ambientes internos de edificações residenciais e comerciais. Esse modelo é formado por 3 componentes principais:

  1. um coletor, que normalmente consiste em uma lente parabólica que possibilita a coleta de luz ao longo do dia;
  2. um tubo altamente reflexivo que direciona a luz para o equipamento interno com uma lente difusora;
  3. um acessório interno que pode também fornecer luz elétrica como forma de apoio para dias mais nublados ou durante a noite.

Trata-se basicamente de um tubo que conecta telhado (fora) e teto (dentro) para levar luz natural aos ambientes internos. É uma ótima saída para quando não há espaço suficiente para acomodar os modelos fixo e ventilado.

Claraboia cúpula

Como o próprio nome já sugere, o formato dessa claraboia se assemelha a uma redoma, possibilitando que a luz solar se espalhe pelo ambiente. Composto de plásticos robustos e altamente flexíveis, esse modelo é capaz de iluminar todo o cômodo mesmo só com um pequeno fluxo de luz. Geralmente, as claraboias em forma de cúpula vêm em 2 camadas, para proteção e isolamento. Com visual diferenciado, são ótimas para embelezar as edificações.

Claraboia ventilada

A claraboia ventilada consegue servir a vários propósitos: funciona como fonte de ventilação de ar e como entrada para a luz natural nos ambientes internos. O modelo é ideal para cozinhas e banheiros, pois permite a redução do excesso de umidade, mantendo um fluxo constante de ar fresco. Além disso, a claraboia ventilada consegue iluminar eficientemente os espaços, servindo como uma adição de janela para o telhado.

Onde é melhor colocar uma claraboia?

Agora que você já sabe o que é claraboia e quais são os principais modelos existentes, que tal pensarmos sobre os melhores ambientes para colocá-las a fim de aproveitar todos os seus benefícios?

Cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais certeiros para a instalação de uma claraboia. Com esse recurso, é possível fornecer quantidades perfeitas de iluminação natural, possibilitando a perfeita realização das atividades que ali tomam forma. Além disso, uma claraboia consegue liberar mais espaço nas paredes para a colocação de armários e prateleiras, já que, recebendo luz natural por cima, não será preciso ter tantas janelas no ambiente.

Banheiro

Os banheiros também se beneficiam bastante da instalação de claraboias, viu? Pense bem: quando esse ambiente não conta com uma boa circulação de ar, a umidade tende a se acumular, o que pode causar sérios danos, como mofo, bolor e deterioração em geral. O modelo ventilado é, portanto, a opção perfeita, providenciando uma circulação de ar efetiva sem para isso prejudicar a privacidade dos usuários.

Sótão

Conseguir fazer com que o sótão passe de um mero espaço para armazenamento a uma área realmente útil é um feito e tanto, uma forma incrível de ampliar as possibilidades da casa para você e sua família. O que acontece nesse caso é que, por causa do telhado e sua inclinação, geralmente não é possível instalar janelas. Entra aí a claraboia, opção perfeita para fornecer luz natural para o ambiente.

Quais os maiores benefícios da claraboia?

Agora que você já tem uma noção melhor sobre o que é claraboia para telhados e quais são os melhores ambientes para sua instalação, vamos recapitular os benefícios que esse recurso pode trazer?

Maior aproveitamento da luz natural

Sem dúvida, o maior benefício que as claraboias proporcionam é a entrada de luz natural nos ambientes internos, o que ajuda bastante no desempenho das tarefas domésticas e de trabalho, quando se faz home office, por exemplo. Aliás, sabia que a luz solar é capaz até de melhorar o humor?

Redução de gastos com energia

Outro ponto importante que deve ser destacado é que a instalação de claraboias é uma ótima maneira de reduzir gastos com energia elétrica. Além de ajudar com a iluminação dos ambientes, a entrada de luz solar também funciona como uma ótima fonte de calor, aquecendo os cômodos em dias mais frios. Sem falar que a entrada de ar também refresca, possibilitando a redução de gastos com aquecedores ou ar-condicionado. É uma alternativa sustentável para garantir um ambiente mais confortável.

Efeito estético incrível

Por fim, mas nem por isso menos importante, a instalação da claraboia para telhado é uma ótima forma de melhorar a estética da edificação, consequentemente agregando valor à casa. Assim, você e sua família vão usufruir de uma série de benefícios enquanto o imóvel ainda valoriza!

Prontinho! Agora você entende perfeitamente o que é claraboia para telhado e não tem mais dúvidas sobre suas funcionalidades e seus benefícios, certo? Se gostou de aprender sobre o assunto, aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.