O que analisar antes de comprar telha de policarbonato?

telha de policarbonato  é um dos materiais mais versáteis para cobertura de telhados.

Utilizado para muitas finalidades, desde equipamentos médicos até o processamento de alimentos, o policarbonato traz uma série de aplicações em diversos setores, inclusive na construção civil.

Foto de um telhado com telha de policarbonato da Onduline

Folhas de policarbonato podem ser projetadas tanto para coberturas domésticas quanto comerciais, o que tem aumentado a popularidade do material em telhados.

Se você tem interesse em usar a telha de policarbonato na sua obra, é preciso ficar atento a alguns aspectos para fazer a escolha do produto certo. Confira nossas dicas!

O que é a telha de policarbonato?

O policarbonato é um material transparente, forte e resistente. Ele também é muito leve e capaz de suportar temperaturas extremas, quentes ou frias. Graças a essas qualidades ele é um material de cobertura eficaz para muitas aplicações.

Embora telhados de policarbonato não sejam a melhor opção para usar na cobertura do imóvel todo, eles são ideais para certos espaços, como decks, garagens, pátios e galpões.

Frequentemente, o policarbonato também é utilizado para coberturas de piscinas ou em armazéns industriais que precisam de muita iluminação e podem se beneficiar do aproveitamento da luz natural.

O policarbonato é praticamente inquebrável, superando em 250 vezes a resistência ao impacto do vidro e 30 vezes a do acrílico.

Como escolher a telha de policarbonato?

Com uma grande variedade de opções disponíveis, antes de escolher a telha de policarbonato para o seu projeto, você precisa conhecer as diferenças entre os produtos oferecidos no mercado.  É preciso considerar vários aspectos antes de comprar uma telha de policarbonato:

Cor

O policarbonato está disponível em uma ampla gama de cores, variando de transparente ao fumê. Contudo, as mais comuns são as telhas transparentes, brancas ou leitosas.

Telha Transparente de Policarbonato Onduclair, da Onduline, na cor fumê

A cor da folha determina a capacidade de transparência e passagem de luz da estrutura a ser construída. Lembrando que, quanto mais luz solar entra na estrutura, mais quente ela é. Os policarbonatos transparentes permitem que a maior parte da luz passe, o que é considerado uma vantagem para ambientes que precisam de muita iluminação.

Outras cores reduzem a claridade no ambiente, já que quanto mais escura é a cor da telha, menor é a porcentagem de transmissão de luz.

 

Proteção UV

O policarbonato é projetado de forma a proteger a estrutura contra as radiações UV do Sol. No entanto, com o passar do tempo e a deterioração do produto, essa proteção pode diminuir.

Por isso, é recomendável optar por marcas que adicionem uma camada de proteção extra ao policarbonato, a fim de proteger o material contra intempéries e raios UV e aumentar a vida útil da telha. Isso também evitará que a telha de policarbonato perca sua coloração original, mantendo sua aparência por muito mais tempo.

Isolamento

Para imóveis localizados em regiões mais frias o policarbonato de parede múltipla é mais indicado, pois ele aumenta o isolamento térmico.

Um nível mais alto de isolamento garante que a temperatura não fique muito alta durante o verão, ou caia muito durante o inverno. Isso melhora o conforto térmico e permite reduzir os gastos com climatização, evitando ouso de ar condicionado nos dias mais quentes ou aquecedores nos dias frios.

Estilos de policarbonato

  • Policarbonato multifolha: proporciona o mais alto nível de isolamento quando comparado com as chapas de parede simples e dupla. Essas folhas estão disponíveis em até seis camadas. Embora essas chapas exijam um grande investimento inicial, elas resultam em economia na conta de energia ao longo do tempo;
  • Folha de policarbonato de parede dupla: as paredes duplas proporcionam excelente isolamento e proteção contra a luz direta do Sol em comparação com os telhados de paredes simples. Quanto mais espessa a folha, maior o nível de isolamento. Camadas duplas difundem a luz que entra, resultando em distribuição uniforme de calor e luz, o que é altamente benéfico;
  • Folha de policarbonato ondulado: é forte e requer menor suporte em comparação com outros tipos de policarbonato. Isso diminui a quantidade de estruturas necessárias, reduzindo assim os custos de instalação. Essas folhas aumentam a difusão da luz para uma distribuição uniforme;
  • Folha de policarbonato de camada única: esse tipo de folha oferece o mais alto nível de transmissão de luz, mas muito pouco isolamento. Proporciona a claridade do vidro, sendo mais forte, durável e leve.

Instalação

Foto ilustrativa da instalação da telha de policarbonato

As telhas de policarbonato são mais leves e não exigem uma estrutura tão reforçada para a base do telhado. Além disso, os modelos ondulados são mais fáceis de instalar, já que são estruturas fixadas por meio de parafusos específicos para tal função.

Dicas e informações úteis sobre a telha de policarbonato

As coberturas de policarbonato transparentes, brancas ou leitosas são opções versáteis, não apenas porque são extremamente duráveis, mas também têm uma aparência moderna e sofisticada.

Detalhe da Telha de Policarbonato

Antes de escolher a melhor telha para o seu telhado de policarbonato, considere essas dicas e informações úteis:

  • A melhor maneira de remover detritos e sujeira da telha de policarbonato é usar água e sabão e uma escova macia. Não use ferramentas abrasivas ou produtos químicos, pois eles podem danificar a cobertura;
  • Ao cortar as chapas de policarbonato, evite usar rodas de corte de alta velocidade, pois elas podem derreter as chapas. Prefira tesouras afiadas ou serra elétrica equipada com lâminas de dentes finos;
  • Ao comprar mais telhas, depois do telhado pronto, verifique a cor exata do produto para evitar incompatibilidades;
  • Se for usar vedante, verifique se o produto é compatível com as folhas de policarbonato;
  • É normal ocorrer condensação nas telhas de policarbonato durante os meses mais frios;
  • As coberturas de policarbonato são protegidas apenas contra UV apenas de um lado.

Ao escolher a telha para o telhado, é preciso analisar diversos aspectos sobre o produto, incluindo sua procedência, durabilidade e relação custo-benefício.

Agora que você sabe o que analisar antes de comprar telha de policarbonato, entenda como esse tipo de telhado melhora a eficiência energética do projeto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Bom dia.
    Gostaria de saber medidas e preços.
    Abraços
    Obrigado

      Olá Carlos.

      Os produtos da Onduline são vendidos em home centers e lojas de materiais de construção em todo o Brasil e os preços variam de acordo com cada região do país. Para descobrir o local de venda mais próximo da sua casa e consultar os preços e as medidas por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.