Novidade para o telhado: você conhece as telhas com pintura 3D?

As telhas com pintura 3D são um tipo de material de construção novo, que abre caminho para a criação de projetos com design inovador.

Imagem ilustrativa de telhas com pintura 3D

A arquitetura contemporânea é particularmente fascinante, especialmente, em relação às possibilidades de uso das cores.  Em muitos projetos, esses elementos são utilizados para oferecer vivacidade aos ambientes e para renovar espaços. Além disso, as cores conferem identidade aos projetos arquitetônicos.

O uso correto das cores, com seus tons e matizes, é de fundamental importância estética quando se projeta a cobertura de uma casa.

As telhas com pintura 3D são a solução para tornar o telhado da sua casa mais colorido e atraente. Quer conhecer outros benefícios desse material? Continue a leitura!

Características das telhas com pintura 3D 

As telhas com pintura 3D ocupam um lugar de destaque na construção de imóveis residenciais. Elas possibilitam a customização do projeto, tornando-o mais bonito e sofisticado.

Esse material de construção possui um design inovador. Visualmente, as telhas com pintura 3D são muito semelhantes às telhas cerâmicas, mas possuem a vantagem de serem mais práticas de instalar, duráveis e resistentes.

Detalhe de telhas com pintura 3D na cor vermelha

Além disso, o material é muito mais leve do que os outros materiais tradicionalmente utilizados na construção de telhados, como a telha cerâmica, a telha de ardósia e a telha de concreto. A leveza do material permite uma construção menos robusta, com menor quantidade de ferragem na fundação e menor quantidade de madeira na estrutura do telhado.

A leveza do material também facilita o transporte, a estocagem, o manuseio e a instalação, o que torna a construção mais rápida.

Além de deixar o telhado mais bonito e moderno, as telhas com pintura 3D garantem um bom desempenho térmico do projeto, uma vez que acumulam menos calor – o material é dois 2 graus mais frio do que as telhas de fibrocimento de 5 mm. Outra vantagem aparece durante a noite, pois essas telhas esfriam rapidamente, proporcionando um ambiente bem mais fresco logo após o por do sol.

Essas características se refletem na redução dos gastos com ar condicionado e na consequente economia de energia.

As telhas ecológicas com pintura 3D são consideradas materiais de construção “ecofriendly”. Elas possuem certificações de sustentabilidade EDP, que garantem que o seu processo de fabricação emite um quantidade de CO²/m² muito menor do que as telhas de fibrocimento ou de cerâmica.

Essas telhas são feitas de fibras vegetais e aparas de papel, material reciclado que garante pontos para projetos de construção sustentáveis (Green Building Ratings).

Acabamento das telhas com pintura 3D

As telhas com pintura 3D Onduline são fabricadas com exclusiva tecnologia de pigmentação, que garante a perfeita coloração do material, que exibe a mesma tonalidade em toda a superfície. Outra vantagem desse processo de fabricação é que o material permanece como novo durante muitos anos, uma vez que a pintura não descasca e não desbota.

Telhas com pintura 3D modelo Onduvilla by Onduline, na cor Fiorentino

A maioria das telhas coloridas disponíveis no mercado, como as telhas de ferro e as telhas de alumínio, recebem pintura eletrostática. Esse processo resulta na fixação de uma película de polímero termo-endurecível na telha. No entanto, a tintura eletrostática se fixa apenas de um lado da telha.

Com o passar do tempo a pintura desbota e descasca, formando pontos de oxidação que acabam por danificar a telha.

 

Possibilidades criativas

Muitos projetos arquitetônicos já utilizam as cores como um componente chave do design do telhado. Isso significa que as cores têm se tornado um recurso para transformar o imóvel, seja forjando laços com a cultura local ou alterando percepções da forma.

Assim como outros elementos que compõem um projeto arquitetônico, como as pilastras, as portas e as janelas, as cores utilizadas nas superfícies também influenciam na experiência do morador e dos usuários de um ambiente.

Paredes claras, por exemplo, podem destacar os detalhes de uma cobertura de telhas com pintura 3D verde, causando sensação de amplitude. Já um projeto arquitetônico com paredes em cores cítricas pode obter diferentes efeitos visuais em conjunto com telhas com pintura 3D na cor vermelha.

Em projetos com paredes laterais e telhas nas mesmas cores, é possível criar a percepção de estreitamento no ambiente. Da mesma forma, ao pintar as paredes externas da casa no mesmo tom das telhas com pintura 3D, é possível expandir o espaço percebido.

Aproveite a beleza das telhas com pintura 3D para criar projetos únicos e incríveis.

Um telhado moderno é um elemento arquitetônico capaz de tornar o projeto único, atraindo muitos olhares. O uso estratégico da cor pode ressaltar as características únicas de um projeto, criando uma percepção estética muito positiva.

Vista aérea de telhado com telhas com pintura 3D

Além disso, é possível usar a cor como um recurso para manipular espaços e mudar o “clima” do imóvel, tornando a casa mais aconchegante ou com mood moderno. O limite é a sua imaginação.

Agora que você já conhece as telhas com pintura 3D, veja 6 modelos de telhas coloridas que podem dar um toque especial ao seu telhado.

6 Responses
  1. Gostaria de saber com relação à resistência, em canoas em 2015 houve chuva de granizo e quebrou as telhas quase de um bairro inteiro!!!

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Carmen.

      As telhas Onduline tem boa resistência contra quedas de objetivos e granizo.

      Obrigado pelo interesse!

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.