Marketing sustentável na arquitetura: como usá-lo para conseguir mais clientes?

Atualmente, ter uma estratégia de negócio baseada apenas em preços mais baixos e qualidade dos produtos já não é um diferencial — e muito menos garantia de sucesso no mercado. Os consumidores estão em busca de algo a mais: sustentabilidade nos produtos e serviços que eles adquirem. Diante disso, surge uma nova prática empresarial: o marketing sustentável.

Esse conceito não permeia apenas a postura sustentável para se ter uma boa imagem perante os clientes. É preciso adotar, verdadeiramente, condutas responsáveis e amigáveis ao meio ambiente. Essa rotina abrange desde a economia de energia até a conscientização dos colaboradores do escritório em relação à rotina que têm. Por sua vez, também é relevante investir em um bom modo de divulgação desses hábitos.

Quer saber mais sobre o que é marketing sustentável e de que maneira ele pode beneficiar o crescimento do seu negócio? Confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é marketing sustentável?

Os escritórios que têm um marketing sustentável adotam algumas práticas alternativas na execução dos seus projetos e serviços. Além do respeito à natureza, essas ações também oferecem um bom retorno financeiro — seja pela redução e reciclagem de materiais, seja pela preferência dos clientes por projetos focados na sustentabilidade.

Quando é feito da maneira correta, o marketing sustentável pode ser um ótimo meio para aumentar o reconhecimento do seu negócio no mercado. Com isso, seu trabalho se torna referência no assunto, reafirmando a imagem ecológica que desenvolve, a preocupação com a pegada ecológica e, consequentemente, atraindo mais clientes devido a esse posicionamento.

Qual a diferença entre o marketing sustentável e o marketing tradicional?

Os profissionais de marketing desenvolvem produtos e serviços de acordo com os clientes de uma empresa, oferecendo-os a preços acessíveis e divulgando as maiores vantagens da sua marca em relação a outra.

Contudo, o marketing sustentável trabalha de maneira diferente. Com consumidores mais conscientes, é preciso adotar algumas estratégias que não são tão tradicionais assim. Trabalhar com a sustentabilidade envolve mudanças psicológicas e sociológicas. Portanto, oferecer projetos sustentáveis exige novos processos empresariais — além de produtos e serviços de alta qualidade.

Ao adotar iniciativas verdes, é preciso ter cuidado para não ser apelativo ou usar informações falsas e exageradas. O greenwashing (em tradução livre, como “banho verde”) é o tempo do mundo empresarial para definir a maneira como determinadas empresas aparentam desenvolver atividades focadas no meio ambiente por puro marketing. Na realidade, trata-se de um oportunismo em relação à temática ecológica.

Por isso, deve haver realmente a consciência ambiental, social e cultural por parte dos prestadores de serviço e também dos consumidores. A transparência em relação ao planejamento e execução de projetos genuinamente sustentáveis é fundamental para ter credibilidade perante os clientes e, por conseguinte, se tornar top of mind no seu mercado.

Clientes bem informados e comprometidos com a sustentabilidade preferem serviços e materiais que tenham pouco ou nenhum impacto no meio ambiente e na sociedade, pois, dessa forma, eles se sentem responsáveis pela preservação do planeta.

Como inserir o marketing sustentável em seus projetos?

Para começar a inserir as estratégias do marketing sustentável no seu escritório, é preciso alinhar os objetivos do negócio com a redução dos impactos ambientais e a preservação do meio ambiente. Com a incorporação desses valores na cultura organizacional, a inclusão desse mindset às atividades e aos projetos do negócio serão facilitados.

Depois de concretizada essa transformação dentro do escritório, a nova filosofia sustentável pode ser divulgada para os clientes. Assim, suas estratégias proporcionarão novos valores à sua marca, além de gerar simpatia no público e aumentar o número de cliente à sua procura.

A seguir, confira algumas maneiras de adotar o marketing sustentável na hora de entrar em contato com os clientes.

Atenda às legislações ambientais

Existem diversas leis e normas que estruturam as questões relacionadas à arquitetura sustentável. Essas diretrizes estão relacionadas à contenção de desperdícios, diminuição ou eliminação de impactos ambientais e formas alternativas que possam substituir métodos tradicionais. Além de ajudar o meio ambiente, você evitará penalizações ao cumprir com essas legislações.

Reaproveite materiais

Encontre uma maneira de reutilizar e reciclar materiais que não serão mais úteis para o desenvolvimento do seu projeto. Além disso, a mudança em pequenos hábitos no dia a dia do escritório reafirmam o seu compromisso com o meio ambiente.

Um grande exemplo disso é utilizar os papéis de impressões erradas como folhas de rascunho ou blocos para anotações. Outra boa prática é separar o lixo reciclável do orgânico.

Substitua produtos poluentes

Tenha certeza de que seus projetos utilizarão produtos que não vão contra as práticas sustentáveis, como é o caso dos biodegradáveis.

Prefira recursos eco-friendly

Reduza o uso de materiais que poluem o meio ambiente no dia a dia do escritório, assim como nas operações diárias relacionadas ao desenvolvimento de obras. Existem diversos recursos de inovação e sustentabilidade que podem ser incluídos na construção civil.

Divulgue as práticas sustentáveis adotadas

O marketing sustentável não é válido se não é demonstrado de forma estratégica e efetiva aos seus clientes. Tenha certeza de que suas práticas são eficientes e visíveis para eles, mas tenha cuidado com exageros e promessas falsas que possam manchar a imagem do seu escritório e descredibilizar todo o trabalho já desenvolvido.

Quais são as vantagens do marketing sustentável?

Um dos principais benefícios do marketing sustentável é atrair consumidores que têm uma consciência ecológica da mesma forma que o seu escritório. Eles vão optar por um negócio que preza pela preservação do meio ambiente em vez de adquirir produtos e serviços de um empreendimento sem tais práticas. Alguns deles até preferem pagar mais para ter certeza de que estão colaborando com um futuro sustentável.

Além disso, você pode economizar muitos recursos ao implantar esses novos comportamentos no seu negócio e ainda aumentar a produtividade e a felicidade dos colaboradores. Existem também alguns incentivos fiscais oferecidos pelo governo para as empresas que têm condutas sustentáveis, como a facilitação de créditos e a isenção de alguns impostos.

Adaptar-se à realidade do marketing sustentável se tornou necessário para a boa imagem dos escritórios de arquitetura. Os consumidores atuais prezam por profissionais que se preocupam com o meio ambiente, o futuro do planeta e com as próximas gerações.

Os arquitetos que conseguem captar e implementar a sustentabilidade em seus projetos ganham uma vantagem competitiva em relação os demais profissionais no mercado. Por isso, considere a adoção dessas práticas no seu escritório a fim de agregar valor aos seus serviços e projetos.

Agora que você já sabe como utilizar o marketing sustentável para conseguir mais clientes, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam entender melhor sobre essa prática empresarial!

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