Manutenção de calhas: como manter em dia?

As calhas são responsáveis por captar e conduzir as águas de chuva oriundas das coberturas. O dimensionamento deve assegurar o volume de escoamento que a calha precisará suprir. Para funcionar corretamente, as calhas e tubulações devem ser mantidas livres de obstruções, por isso, a manutenção de calhas é uma etapa tão importante.

Além dos benefícios da captação adequada de água, ao utilizar calhas limpas, a água coletada pode ser reaproveitada para outros fins. Usos muito comuns da água de chuva são: limpeza de áreas comuns, cuidado com as plantas e água para vasos sanitários. Acompanhe as nossas dicas para deixar a manutenção da calha em dia!

Retire as sujeiras da calha

Caem folhas, plásticos e sujidades nas calhas, então é necessário retirar todo esse material para evitar entupimentos. É recomendável observar o entorno do telhado, pois, quanto mais árvores e impurezas na região, mais frequente deverá ser feita a remoção.

A obstrução das calhas pode resultar em muitas patologias, por isso é importante realizar a manutenção periodicamente. Outro cuidado é usar luvas e equipamentos de proteção para retirar as sujeiras da calha, este cuidado serve para evitar cortes e acidentes.

Respeite o período de manutenção

A orientação geral é limpar a calha a cada seis meses, no mínimo. Porém, é válido dizer que cada caso é um caso, em regiões com mais árvores no entorno e vento desfavorável, a limpeza deverá ser mais frequente.

Novamente vale a dica, cuide com as condições ao redor das calhas e com o comportamento dos moradores próximos. Por exemplo, em um prédio, é necessário cuidar com os objetos jogados pelos vizinhos.

Contrate uma equipe especializada para limpeza

A limpeza de calhas é um trabalho perigoso e delicado. Como é realizado em altura, é importante contratar uma empresa para realizar o serviço. Ao contratar uma empresa especializada, a equipe usará equipamentos de proteção individual, e acessórios necessários para subir no telhado com segurança!

Aproveite para verificar as condições gerais da calha

Ao subir para realizar a limpeza, é importante avaliar como estão os sistemas do telhado. Observe os seguintes pontos:

  • existência de possíveis fissuras e rachaduras;
  • condições dos rufos;
  • presença de telhas quebradas, ou mal posicionadas;
  • desnivelamento das calhas.

Se constatar qualquer problema, realize as manutenções e substituições necessárias. Ao acompanhar o funcionamento, evitam-se problemas futuros.

Conheça as etapas da limpeza

Vai terceirizar a manutenção das calhas? Saiba como o serviço deve ser realizado, para conferir o que está sendo feito! A limpeza será iniciada com a remoção dos resíduos, tire as folhas, plásticos e objetos que podem ter caído na calha. O próximo passo é higienizar a calha com produtos não abrasivos e que não deteriorem os sistemas. Por fim, utilize jatos de água para retirar os produtos de limpeza e finalizar a etapa. Outra dica interessante é usar máquinas de alta pressão para lavagem, desta forma, a limpeza será mais rápida!

Com essas dicas, a manutenção das suas calhas podem estar sempre em ordem e você já está preparado para fazer todo o trabalho. Mesmo que decida terceirizar essa função, você agora é capaz de conferir todas as etapas e certificar que o trabalho que contratou foi de qualidade. Por isso, mantenha a limpeza em dia para que não ocorra problemas com a obstrução de água.

Gostou das nossas dicas para manutenção de calhas? Lembre de fazer a limpeza periodicamente! Temos um material incrível para você, baixe o e-book e confira!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.