Entenda agora qual é a função da manta para telhado com vazamento

Você sabe qual é a importância de uma manta para telhado com vazamento? A conservação de uma casa é uma das maiores preocupações dos donos de imóveis. Garantir a segurança da estrutura é indispensável para evitar incômodos com umidades e infiltrações, que podem trazer mofos e bolores.

Esses tipos de transtorno podem acarretar problemas respiratórios em pessoas que frequentam o local, além de prejudicar a saúde dos alérgicos. Dessa forma, a manta para telhado é a melhor solução para evitar infiltrações, garantindo maior conforto para todos os moradores.

Pensando nisso, explicaremos, ao longo deste texto, qual é a função de uma manta para telhado, como escolher a melhor opção para o seu lar e os diferentes tipos existentes no mercado.

Qual é a função da manta para telhado?

Essa solução é uma forma de evitar infiltrações e goteiras. A manta para telhado com vazamento é a melhor opção para garantir maior conforto nas edificações. Existem diversos tipos desse produto no mercado, possibilitando tornar o ambiente mais confortável e livre de umidade para todos os moradores do imóvel.

Além de ser uma ótima forma de impermeabilizar a cobertura, a manta para telhado com vazamento também é uma ótima opção para fornecer conforto térmico aos ambientes internos. Isso porque, existem modelos que são capazes de reduzir até 8 ºC nos cômodos, proporcionando um local mais fresco e confortável.

Consequentemente, por ser capaz de reduzir a temperatura no imóvel, a manta para telhado é uma ótima forma de economizar dinheiro com energia elétrica. Com os cômodos mais frescos, a necessidade de ficar o dia inteiro com aparelhos, como o ar-condicionado e ventiladores, é praticamente inexistente.

As mantas para telhados têm uma função além de proteger o imóvel. Elas também são capazes de aumentar a vida útil da estrutura da cobertura, reduzindo gastos com reparo e manutenção. A sua capacidade de isolamento de ruídos e conforto acústico é uma excelente opção para uma noite de sono silenciosa e tranquila.

Como escolher a melhor manta?

Antes de comprar uma manta para telhado com vazamento, você precisa ter em mente quais são as suas necessidades em relação a esse produto. Precisa apenas de proteção contra vazamentos e goteiras? Quer um isolamento acústico? Deseja maior conforto térmico? Levantar essas questões é essencial para nortear a sua decisão sobre qual tipo de manta é o ideal para o seu lar.

Com isso em mente, você terá maior garantia de que a manta para telhado vai cumprir a sua função perfeitamente. Por isso, é ideal procurar por uma solução de qualidade, capaz de fazer diferença no isolamento térmico, do seu imóvel, além de providenciar a melhor proteção contra vazamentos na cobertura e preservar o ambiente contra goteiras e infiltrações.

Quais são os tipos de mantas para telhado?

Ao realizar um projeto de reforma ou obra em sua casa, é preciso considerar os principais fatores que um telhado de qualidade oferece para o seu lar: conforto térmico e proteção contra intempéries.

Por isso, para auxiliá-lo nessa escolha, separamos alguns principais tipos de manta para telhado para facilitar a sua decisão sobre qual é a melhor opção para o seu imóvel.

Manta asfáltica

Como o próprio nome dessa manta diz, ela é um impermeabilizante fabricado com uma base de asfalto, onde são adicionados materiais, como polímero, poliéster, alumínio ou elástico. Esse modelo é indicado para ambientes que são constantemente expostos às altas temperaturas.

Ele é capaz de proteger e impermeabilizar o telhado contra umidade e contra os raios UV, podendo até mesmo ser utilizado em piscinas para evitar infiltrações. A manta asfáltica tem um grande benefício, que é a sua alta flexibilidade.

Essa característica permite que o material consiga acompanhar a movimentação da estrutura e as suas dilatações, sem perder a sua capacidade de impermeabilização.

Manta líquida

Esse tipo de manta para telhado com vazamento é feito à base de resina acrílica e com um alto teor de sólidos. Assim, ele forma uma espécie de membrana totalmente elástica e flexível na superfície da cobertura. Essa camada conta com uma ótima resistência, tanto à luz do sol quanto à água da chuva.

A manta líquida é, geralmente, aplicada sobre o telhado ou laje como forma de providenciar a estanqueidade da vedação superior, evitando vazamentos. O seu maior benefício é a praticidade, já que é comercializada pronta para o uso — podendo realizar a sua aplicação a frio, de forma similar à de uma tinta.

O produto oferece uma ótima aderência às superfícies de concreto e argamassa, podendo ser encontrada em diversas cores.

Manta térmica

Esse é um produto composto por uma membrana de alumínio reforçado e é bastante útil, principalmente em regiões mais quentes. Isso porque, a sua principal característica é que ela é capaz de evitar que a radiação solar seja transmitida para os ambientes internos, reduzindo o calor e, consequentemente, os gastos com aparelhos de refrigeração, como ventiladores e ar condicionado.

A manta térmica Onduline Termofoil é uma ótima proteção contra o calor, reduzindo o calor do telhado em até 90% e a temperatura interna em até 8ºC. A sua proteção adicional contra goteiras e infiltrações também é uma ótima solução para evitar problemas durante períodos chuvosos. Além disso, ela não propaga fungos e mofo, evitando problemas de saúde em pessoas alérgicas.

Outra vantagem desse material é que ele ajuda a diminuir o ruído causado pela chuva nas telhas metálicas, possibilitando noites de sono mais confortáveis. Podendo ser instalada em qualquer tipo de telha, essa é a solução perfeita para proteger o seu lar de altas temperaturas, garantindo ser um produto resistente e durável.

Manta impermeabilizante

A manta impermeabilizante tem como principal função, proteger o imóvel contra goteiras e infiltrações. Acontece que a cobertura fica completamente exposta às intempéries — que podem contribuir decisivamente para o surgimento de falhas na estrutura do telhado.

Essa é uma opção extremamente útil, já que o surgimento de vazamento pode causar sérios danos na construção, trazendo prejuízos na rede elétrica, forros e laje, além de prejudicar a segurança estrutural da casa.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa saber sobre a função da manta para telhado com vazamento! Por isso, procure contar com um fornecedor de confiança e credibilidade no mercado. Dessa forma, você vai ter maior certeza da qualidade do produto e do processo de instalação, garantindo a proteção do seu imóvel.

Gostou de aprender sobre manta para telhado? Entenda então o melhor momento para você usar manta térmica no seu telhado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.