Madeira para telhado: 4 problemas comuns que você pode evitar

Quando dizemos madeira para telhado, normalmente estamos falando de todo o sistema por baixo da parte externa, o suporte das telhas. Nessa forma de entender as coberturas, podemos ver que o madeiramento é a parte mais complexa e sensível do trabalho.

Sendo assim, a madeira para telhado é o que sustenta as telhas e as mantém em posição. Para garantir uma cobertura bem acabada, que não trará problemas ou frustrações no futuro é importante cuidar da execução do madeiramento do telhado.

Alguns erros comuns nessa fase da obra podem causar problemas como goteiras, infiltrações, água danificando circuitos, telhas quebradas etc.

Madeira para telhado: 4 problemas comuns que você pode evitar

Para te ajudar a evitar esses transtornos e prejuízos, nós listamos os problemas mais comuns na instalação da madeira para telhado. Continue a leitura!

Inclinação inadequada da madeira para telhado

Esse é um dos erros mais comuns na aplicação da madeira para telhado: o cálculo errado da inclinação de acordo com o tipo de telha escolhida.

Se você vai usar as telhas no modelo colonial, seu telhado vai ter uma inclinação específica, que costuma ser maior. Se for instalar telhas ecológicas, você pode ter um telhado com uma inclinação menor. Porém, existe a inclinação mínima que determina qual é a menor porcentagem possível que o telhado deve apresentar em inclinação.

Se essa inclinação não for respeitada, a madeira para telhado não garante segurança para as telhas, que podem deslizar, voar ou quebrar com mais facilidade. Além desses danos, que por si só já são bem frustrantes, você ainda pode ter problemas com goteiras, infiltrações e calhas entupidas.

Para evitar esse erro:

  • Calcule a inclinação do telhado de acordo com o tipo de telha;
  • Peça para um profissional medir a inclinação correta;
  • Acompanhe a instalação dos caibros principais.

Carga muito pesada das telhas

Além da inclinação, o madeiramento também deve ser suficiente para aguentar o peso do telhado. Se não, os problemas podem ser bem graves, até para a segurança da família.

As telhas cerâmicas coloniais estão entre as mais pesadas, assim com as de concreto. Para aguentar o peso dessas telhas, o engradamento de madeira para telhado deve ser mais elaborado e resistente. Por isso, quanto mais pesada for a telha, mais você vai gastar com o madeiramento do telhado.

Quando a carga é pesada demais, pode haver danos na estrutura da madeira para telhado. Caibros partidos podem até mesmo ocasionar o desabamento de algumas seções da cobertura.

Entre os tipos de telhas disponíveis no mercado, é preciso fazer algumas considerações:

  • Telhas de PVC são bem leves, mas seu aspecto ainda não decolou no Brasil;
  • As telhas de fibrocimento esquentam mais e são mais frágeis;
  • As telhas ecológicas são uma boa saída, já que são leves e exigem menos madeira para telhado, proporcionando muito mais economia.

Para evitar esse erro:

  • Avalie bem o peso das telhas por metro quadrado;
  • Monte seu madeiramento de acordo com o peso das telhas;
  • Invista em telhas mais leves.

Madeiramento torto

Um problema que também é bastante comum na madeira para telhado é ela se deformar com o tempo e acabar entortando. Com isso, o telhado inteiro parece ficar torto, o que acaba prejudicando a sua estética e torna cobertura da casa perigosa.

As telhas também quebram mais facilmente, além de surgirem infiltrações e goteiras nos vãos criados pelo deslocamento das telhas.

Se a madeira para telhado entortou, o mais provável é que o madeiramento não estava no esquadro. É como construir uma parede torta, só que com um material muito mais maleável do que o concreto e os tijolos.

Para evitar esse erro:

  • Conte com um profissional especializado para fazer o madeiramento do telhado;
  • Invista em materiais de qualidade na madeira para telhado;
  • Evite peças envergadas ou que apresentem algum curvamento.

Madeira apodrecida

Esse problema normalmente é consequência de outras situações que já estão ocorrendo. A água entra por alguma telha quebrada e vai acumulando umidade na madeira para telhado, que por ser matéria orgânica, acaba apodrecendo.

Quando isso acontece, é preciso trocar toda a madeira comprometida para garantir a segurança da estrutura.

Usando bons materiais você consegue maior aproveitamento da estrutura e garante a segurança da cobertura. É bom lembrar que modelos de telhas mais leves exigem menos madeira na estrutura, o que ajuda na prevenção de reformas generalizadas devido ao apodrecimento do madeiramento.

Para evitar esse erro:

  • Opte por modelos de telhados que exijam menos madeira;
  • Escolha madeiras de qualidade para o telhado;
  • Capriche na instalação do madeiramento.

Os erros na madeira para telhado podem causar muitos prejuízos, além de colocar toda a construção em risco. Conhecendo os erros mais comuns nessa fase da obra, fica mais fácil garantir uma cobertura segura, bonita e durável para o seu projeto. De forma geral, o investimento em materiais de qualidade e a contratação de bons profissionais são a melhor estratégia para um bom telhado.

Gostou desse artigo sobre os erros comuns na madeira para telhado? Aproveite para ler também nosso artigo sobre reforma de telhado com telhas ecológicas.  

2 Respostas
  1. Marcello Garcia

    olá, como faço para evitar o apodrecimento da Madeira quando o telhado já está instalado e a umidade das telhas estão passando para as madeiras. Marcello Garcia SãoPaulo

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Marcello.

      A melhor solução é aplicar verniz marítimo. Esse produto aumenta a resistência da madeira contra a umidade e, por consequência, impede o seu apodrecimento.

      Este verniz, além de incolor, tem algumas outras cores disponíveis como Imbuia e Mogno. Todos eles nas versões, alto brilho, acetinado e fosco.

      Esperamos ter ajudado. Obrigado!

Deixe um comentário