Veja como fazer uma lista de material de construção para sua obra!

Você faz uma lista de material de construção quando vai construir ou reformar? Elencar os produtos com antecedência barateia os custos de uma obra e permite que você não se esqueça de nenhum item necessário.

Com a lista de materiais em mãos, é possível reduzir o desperdício, entender quais são itens essenciais e quais não são, evitar esquecimentos e controlar a quantidade do que será utilizado em cada etapa do projeto. Além disso, é possível manter a obra dentro do orçamento e de negociar os preços com os fornecedores com mais facilidade.

Neste post, nós mostramos como fazer uma lista de materiais de construção de forma eficiente para que isso seja refletido no seu serviço. Acompanhe!

Tenha ciência do quanto pretende gastar com a obra

O primeiro passo para criar uma lista de material de construção é decidir o orçamento para a obra. Nessa etapa, é preciso analisar os gastos e o quanto dos seus rendimentos você está disposto a investir.

Quando um planejamento de gastos é feito e um teto é definido, é possível estabelecer o que será priorizado na construção ou reforma e quais os itens necessários devem conter na lista. Assim, você não inclui gastos supérfluos no orçamento e não gasta com grandes quantidades de material.

Saiba quais os itens essenciais para a reforma de coberturas

Uma boa forma de fazer uma lista de material de construção eficiente é dividir a obra por etapas. Assim, você consegue ter várias listas menores dentro da principal e otimiza o tempo do projeto. É possível fazer a divisão entre a estrutura, da alvenaria, da cobertura e do acabamento.

Vamos supor que tenha chegado a hora de planejar a etapa da cobertura. O telhado e o sistema de captação da água da chuva são o foco do trabalho. Para auxiliá-lo nesta tarefa, listamos os principais itens e uma pequena descrição de cada um logo abaixo. Confira!

Telhas

Maior parte exposta de um telhado, investir em telhas de qualidade é de extrema importância. Isso porque são elas que impedem que haja infiltrações e goteiras causadas pela chuva no forro.

Com isso em mente, é preciso conhecer os tipos diferentes de telhas para identificar qual delas se encaixa melhor na sua obra. São elas:

É importante ressaltar que, por possuírem características distintas, cada uma possui um tipo de instalação diferente. Leve isso em consideração ao pesquisar os itens necessários para instalar a que você escolher e não esqueça de incluí-los na lista.

Manta térmica

A função deste item é proteger a construção da temperatura — seja frio ou calor —, de goteiras e da chuva. Quando a manta para telhado produzida em alumínio, é possível conseguir altos níveis de redução térmica, que pode chegar até 95%. Já as espumas possuem uma eficiência mais inferior nesse quesito.

Caixa d’água

Também conhecido como reservatório residencial, esse item é o que leva a água da rua para dentro da construção. Instalada, geralmente, no telhado, a caixa d’água é produzida em diversos materiais — entre eles o polietileno, o poliéster e a fibra de vidro — e pode ser encontrada em diversos tamanhos com capacidades diferentes, que variam de 500 a 5 mil litros, geralmente.

Calhas e rufos

A calha é uma estrutura que tem como função coletar a chuva que cai do telhado e conduzi-la até um reservatório. Elas servem para evitar que a água caia direto e atinja a estrutura da construção — o que pode provocar a erosão da terra.

Os materiais mais comuns em que uma calha é fabricada são o PVC e o alumínio. Cada uma delas possui uma função específica e, para escolher a ideal para a obra, é preciso considerar, além do material, o tipo da telha instalada, o comprimento e a inclinação do telhado e outros detalhes.

Já os rufos são peças moldadas e fixadas em locais específicos da cobertura da construção. Eles servem para impedir que a água que cai do telhado infiltre nas paredes e, assim, também evita a infiltração.

Disponíveis em dois modelos, o primeiro é de encosto e é aplicado diretamente no encontro da alvenaria com o telhado. O segundo, de capa, é aplicado na junção entre as águas do telhado. Em ambos casos, a instalação é feita por meio de buchas para a fixação e silicone para a vedação.

Estime a quantidade de itens

Depois de decidir quais itens farão parte da lista de material de construção da sua obra ou reforma, é preciso prestar atenção na quantidade de cada um deles. Fazer esse cálculo evita a compra demasiada ou a menos dos itens necessários.

Uma boa ideia é calcular a quantidade por etapas ou dividir o que será feito por período — diário ou semanal, por exemplo — para simplificar o processo. Dessa forma, você consegue evitar o desperdício de material porque terá mais controle do que será usado. Não se esqueça de que é sempre possível conversar com o responsável pela obra sobre qualquer dúvida sobre esse assunto.

Organize toda a lista em uma planilha

Contar com a tecnologia para otimizar processos em uma obra ou reforma pode ser bastante eficaz. Ao criar uma planilha, é possível detalhar todas as etapas do processo e o que será feito em cada uma delas, além de otimizar a organização da lista de material de construção. Se você não sabe como criar, procure por modelos prontos on-line disponíveis para download. Será de grande ajuda!

Além de poder especificar quantidade de materiais e os preços correspondentes, é possível dividi-la de acordo com cada fase do projeto. Mais uma vez, ao fazer isso, é possível evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Pesquise por preços em mais de um fornecedor

Com a lista concluída com os itens e a quantidade necessária de cada um deles, o próximo passo é realizar um orçamento para conseguir comprar com o melhor custo-benefício. Uma boa dica é pesquisar em mais de uma loja, pois os preços podem variar entre uma e outra.

Procure optar por preços que não sejam muito elevados, mas não compre se notar que o preço está muito abaixo da média do mercado. Itens assim, geralmente, possuem baixa qualidade e, caso você os compre, pode ter prejuízo a médio prazo porque precisará trocá-los.

Como você pode perceber, criar uma lista de material de construção para sua construção ou reforma é extremamente importante pois agiliza o processo e o torna mais fácil. Esperamos que, com as dicas listadas aqui, você consiga realizar uma obra eficiente!

Gostou do assunto do post? Então nos siga nas redes sociais para sempre ficar por dentro dos conteúdos novos! Estamos no Facebook, no Instagram e no Linkedin

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.