Já ouviu falar em design biofílico? Conheça melhor essa tendência

Você sabe o que é design biofílico e para que ele serve? O termo biofilia significa amor à vida, cunhado pelo psicólogo e filósofo, Erich Fromm, em 1964. Acontece que, como vivemos maior parte do nosso tempo em ambientes internos, as decisões relacionadas ao ambiente em que permanecemos maior parte do nosso dia é tão importante quando uma visita para checar a sua saúde.

Por isso, o design biofílico é uma maneira inovadora de aproveitar a afinidade com a natureza, criando ambientes agradáveis para que as pessoas possam trabalhar, aprender e viver com mais saúde. Além disso, esse tipo de projeto traz diversos benefícios, como desempenho melhorado e relaxamento.

Pensando nisso, separamos neste texto algumas informações valiosas para que você entenda melhor o que é essa tendência e quais as suas vantagens!

Quais as diferenças entre o design biofílico direto e indireto?

O contato direto com a natureza é responsável pela nossa capacidade de respirar, enxergar e de todo o desenvolvimento das nossas funções corporais. Por causa da rápida urbanização e da popularização da tecnologia, essa ligação essencial acaba muitas vezes sendo perdida pelas pessoas. Acontece que como o habitat do ser humano mudou com o passar do tempo, é preciso achar soluções para criar um ambiente saudável no mundo moderno.

Portanto, compreender a importância de um contato direto com a natureza de forma científica foi o que fez surgir o conceito de design biofílico, que envolve a aplicação de várias estratégias de projetos às quais são referenciadas como uma nova experiência para as pessoas.

O design biofílico pode ser planejado de forma direta ou indireta nos ambientes. No primeiro caso, o planejamento é pensado de uma maneira para proporcionar uma experiência direta com a natureza para as pessoas. Acontece que a presença das plantas é essencial para reduzir o estresse, contribuindo para a saúde física dos indivíduos que transitam esse tipo de ambiente.

Já no contato indireto, o planejamento é realizado pensando na projeção de imagens de padrões e processos naturais, causando uma transformação no ambiente. No Hospital infantil The Royal, em Melbourne, Austrália, foi pintado painéis com características específicas, como aquários, que foram associadas à redução de níveis de ansiedade nos pacientes, por exemplo.

Quais os benefícios do design biofílico?

O design biofílico é um campo de estudo em desenvolvimento que realiza análises sobre a conexão das pessoas com a natureza aplicado ao ambiente de trabalho e os demais lugares. Acontece que essa relação entre os indivíduos e seus espaços de convívio acaba afetando diretamente vários aspectos do ser humano, como o seu desempenho e sua concentração, por exemplo.

Por isso, o design biofílico é uma resposta às necessidades humanas de se conectar com a natureza, trabalhando para restabelecer esse contato em um ambiente planejado. Portanto, contar com um ambiente planejado com ele é um meio de trazer diversos benefícios para quem convive neles.

Melhora o bem-estar

Muitos espaços onde as pessoas convivem acabam contando com elementos que são capazes de trazer sensações negativas, prejudicando o bem-estar de todos ali presentes. Por isso, é indispensável em pensar em meios efetivos para melhorar a qualidade de vida e que seja sustentável.

Ao planejar um design biofílico para os espaços de trabalho e os demais ambientes, é possível melhorar o bem-estar de todos os envolvidos no ambiente. Acontece que as cores acentuadas são capazes de impactar positivamente os escritórios, remetendo à natureza com verde-azul e marrom.

Também, para potencializar a qualidade de vida das pessoas, os locais devem ser bem iluminados e espaçosos, favorecendo para que elas se sintam mais confortáveis. O ideai é que esses ambientes contem com a presença de luz natural, plantas vivas, vegetação e água.

Aumenta a produtividade

Para todos os negócios no mercado, encontrar um meio efetivo de aumentar a produtividade dos colaboradores é essencial para otimizar os resultados dos negócios. Por isso, a conexão das pessoas com a natureza em um ambiente de trabalho é essencial.

Ao proporcionar um ambiente mais tranquilo com elementos naturais como plantas, água, flora, luz solar etc. Foi comprovado que os colaboradores conseguem ser até 6% mais produtivos quando realizam o seu trabalho com esse tipo de contato.

Promove o relaxamento

Um meio que muitas pessoas encontram para aliviar a pressão do dia a dia é passar a maior parte do seu tempo ao ar livre. Por isso, a popularidade de atividades como camping e trilhas se dá pelo relaxamento que elas trazem para os participantes.

O design biofílico é capaz de incorporar no espaço de trabalho esse tipo de sensação, promovendo maior relaxamento para todos que convivem na empresa, fazendo com que eles se sintam melhor ao realizar as suas tarefas diárias.

Reduz o estresse

O acúmulo de estresse devido à rotina acelerada dos tempos modernos é muito comum. Ele é responsável pela ansiedade e pode causar diversos problemas de saúde, como pressão alta. Por isso, contar com um design biofílico é indispensável para reduzir o nervosismo causado nos espaços de trabalho ou em demais locais.

Acontece que os ambientes ricos em imagens e paisagens naturais são capazes de reduzir o estresse. Por isso, o planejamento desse tipo de projeto deve contar com vistas para vegetações e água, além de fornecer luz natural.

Aprimora a concentração

Existem diversas tarefas que demandam maior concentração para que elas sejam realizadas com êxito. O grande problema é que existem muitos fatores externos que podem causar sensações de perturbação nas pessoas, reduzindo a concentração.

Portanto, a adoção de elementos naturais e recursos arquitetônicos são essenciais para trazer maior tranquilidade para todos que convivem nesse espaço de trabalho, aprimorando o desempenho e a inspiração de todos.

O design biofílico se destaca dos modelos tradicionais ao incorporar elementos da natureza em ambientes internos e externos com a finalidade de proporcionar a melhor experiência possível para as pessoas que convivem neles. Portanto, busque sempre objetos e móveis com texturas que remetam a elementos naturais, além de cores que sejam capazes de aproximar a natureza.

Aproveite o seu interesse no assunto e não deixe de nos curtir no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este diretamente do seu feed de notícias!

Deixe um comentário