Inspiração: 10 projetos de arquitetura com telhado embutido

Projetos residenciais com um estilo mais moderno são tendência. Por isso, cada vez mais, arquitetos e projetistas apostam no telhado embutido como cobertura. E o que não faltam são ideias e propostas para usar esse tipo de telhado! Dos sobrados às residências de alto padrão, esse tipo de cobertura pode deixar o seu projeto muito mais contemporâneo.

Imagem ilustrativa de casa com telhado embutido

Separamos 10 projetos com telhados embutidos incríveis para te inspirar. Acompanhe!

Telhado embutido: coisas que você precisa saber

O telhado embutido é uma espécie de cobertura na qual as telhas ficam ocultas, escondidas atrás de uma espécie de “parede”. Chamadas de platibandas, essas “paredes” podem ter alturas variadas, conferindo ao projeto um aspecto muito semelhante ao de um caixote.

Como o telhado embutido não demanda estruturas robustas e pode ser construído com telhas mais acessíveis, esse tipo de cobertura pode custar menos. No entanto, esse é um ponto que deve ser avaliado com atenção. Afinal, esse tipo de cobertura demanda alguns cuidados em relação ao escoamento de água e também à umidade.

Para quem opta por esse tipo de cobertura, um sistema eficiente de calhas e rufos se faz necessário. Além disso, é preciso investir em impermeabilização e instalar uma manta térmica no telhado para que o conforto térmico seja garantido.

Como a inclinação desse tipo de telhado é pequena, não existe aproveitamento da laje. Assim, alguns aspectos, como a manutenção elétrica que, geralmente, passa pela laje, podem ser mais complicados.

Os projetos com telhado embutido têm um estilo bem característico, interessante para casas de alto padrão ou em condomínio fechado.

Inspirações

1. Projetos modernos

Uma marca dos projetos com telhado embutido é justamente a modernidade. Para quem busca um projeto com arquitetura mais contemporânea, certamente essa cobertura pode trazer bons resultados!

15 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

2. Planta térrea e telhado embutido

Este tipo de cobertura combina muito bem com projetos térreos. Além de conferir um visual mais “clean” para a fachada, a composição de materiais diferentes (madeira e concreto) e o uso de cores claras é bastante interessante, resultando em uma fachada harmônica e ao mesmo tempo contemporânea.

projeto de arquitetura telhado embutido casa térrea

3. Telhado embutido, vidro e metal: a combinação do futuro!

O telhado embutido combina muito bem com projetos que levam vidro e metal na fachada. Como esses materiais tendem a um estilo mais contemporâneo, a combinação entre esses materiais e esse tipo de cobertura é bem-sucedida.

10 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

4. Formas diferenciadas

Quem disse que os projetos residenciais precisam se basear apenas no formato retangular? O uso de cubos, ou mesmo retângulos sobrepostos, pode ser bastante interessante. Para esses estilos, o telhado embutido é quase uma condição.

10 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

 

5. Mescla de estilos

Para quem quer investir em um projeto moderno, mas ao mesmo tempo, nem tão ousado, é possível mesclar o telhado embutido com outros estilos de cobertura. A casa fica com “cara” de casa, mas com um toque contemporâneo.

10 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

6. Paisagismo e iluminação

Tanto o paisagismo quanto a iluminação merecem atenção especial em projetos que usam telhado embutido. Isso porque, esses detalhes trazem mais aconchego e valorizam o design. Com um bom projeto de iluminação e paisagismo é possível tornar o visual dos imóveis com telhado embutido mais harmônico e interessante.

10 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

7. Terraços e varandas

Para quem adora terraços e varandas, projetos com telhado embutido são uma ótima alternativa. Isso porque, como eles têm um estilo mais quadrado, como o de um caixote, algumas áreas podem ser aproveitadas tanto como terraços, quanto como varandas.

10 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

8. Casas de madeira

A madeira é um material rústico que pode funcionar muito bem em projetos contemporâneos. Projetos que combinam telhado embutido e madeira reúnem conforto e modernidade, com um resultado surpreendente!

10 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

9. Tijolo a vista e telhado embutido

A mescla de materiais é sempre interessante nos projetos com este tipo de cobertura. O uso do tijolinho a vista em uma fachada clara pode ter um resultado bem harmônico e interessante.

10 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

10. Paredes de madeira e telhado embutido

Paredes de madeira também combinam bastante com a proposta do telhado embutido. Como projetos com esse tipo de cobertura tem um ar mais quadrado, uma parede de madeira não pesa tanto e pode ter um resultado espetacular!

10 projetos de arquitetura com telhado embutido para te inspirar

Os telhados embutidos são muito versáteis e podem ser uma boa opção de cobertura para diferentes estilos de projetos. Com um projeto bem feito e os materiais certos é possível ter excelentes resultados!

Agora que você já viu algumas inspirações para a cobertura do seu projeto, saiba como comparar o preço das telhas.

2 Respostas

Deixe um comentário