Durabilidade da Telha Onduline: 4 fatos que você precisa saber

Nem toda telha ecológica oferece uma boa vida útil para o telhado. Por isso, a durabilidade da Telha Onduline merece destaque no mercado. Ela é fruto da combinação de tecnologia de ponta com matérias-primas diferenciadas, o que resulta em um produto de excelente desempenho.

Casa com Telha Onduline no telhado

No entanto, para garantir que a cobertura se mantenha bonita e segura por muitos anos, é essencial seguir fielmente as instruções de instalação e uso oferecidas pelo fabricante.

Não observar essas informações e instalar a Telha Onduline como se instala qualquer outro tipo de telha pode acarretar na perda de garantia do produto e causar a necessidade de manutenção do telhado. Saiba mais!

Erros que podem comprometer a durabilidade da Telha Onduline

1. Espaçamento inadequado entre os ripões

Para garantir a durabilidade da Telha Onduline e manter seu telhado sempre seguro e livre de vazamentos e goteiras, é fundamental estar atento ao espaçamento recomendado entre os ripões e caibros, cujas bitolas mínimas devem ser 2,5 cm X 5 cm e de 5 cm X 6 cm, respectivamente.

Cada modelo de telha pede um distanciamento diferente. Veja:

  • Clássica e Clássica Fit: a distância para os ripões deve ser de 45 cm do eixo e 1 metro entre os caibros;

  • Onduvilla: distância entre os ripões de 32 cm entre eixos;

  • Stilo e Stilo 3D: distância entre os ripões de 46 cm entre eixos;

Na hora de fazer o cálculo da estrutura, leve em consideração que o espaçamento máximo só deverá ser diferente dos valores acima mencionados na primeira fiada de telhas. Nesse caso, ele deve ser de, no máximo, 27 cm, já que há o balanço de beiral máximo de 5 cm.

Quando você não respeita o espaçamento máximo e instala as Telhas Onduline em estruturas de madeira com medidas diferentes das especificadas, além de perder a garantia do produto, você excede o esforço previsto para a telha, o que pode provocar deformações e desgastes que diminuem a resistência e podem resultar em furos, quebras e rachaduras.

Ao contrário do que se imagina, o balanço de beiral maior do que o recomendado também interfere significativamente na durabilidade da Telha Onduline, já que pode provocar uma deformação que impacta negativamente na capacidade de resistência do produto.

2. Inclinação menor do que a recomendada para a Telha Onduline

Outro ponto importante a considerar na hora da instalação e que ajuda a garantir a durabilidade da Telha Onduline diz respeito à inclinação mínima recomendada do telhado.

Para a Telha Onduline Clássica, é preciso manter a inclinação mínima em 18%. Se possível, é recomendada a inclinação de 27%, o que garante mais conforto térmico para o projeto. Já para as telhas Onduvilla e Stilo, a inclinação mínima é de 27%.

Foto ilustrativa da inclinação da Telha Onduline

Fazer a instalação da cobertura com a inclinação recomendada possibilita que a água da chuva escoe adequadamente sobre o telhado, evitando empoçamentos e o consequente surgimento de vazamentos e goteiras.

Não há qualquer limitação na instalação das Telhas Onduline no que diz respeito à inclinação máxima. O material pode ser instalado, inclusive, na vertical sem qualquer prejuízo à sua durabilidade.

 

3. Uso de menos fixadores do que o recomendado

Para garantir a durabilidade e a segurança da Telha Onduline por muitos anos, é essencial utilizar a quantidade de fixadores recomendada no manual de instalação, o que evita gastos desnecessários com substituições e reposições.

Caso essa recomendação não seja seguida à risca, além da chance de destelhamento provocado por ventos e outras intempéries, o produto ainda sofre um esforço mecânico para o qual não foi projetado, o que pode deformar a telha e provocar vazamentos.

É essencial fixar todas as ondas nas sobreposições e instalar os fixadores sempre na parte alta da onda. Para as Telhas Onduline Clássica e Stilo são necessários 18 fixadores por peça. Para a Telha Onduvilla são necessários 5 fixadores.

Ainda que pareça que as telhas estão bem fixadas, usar quantidades menores de fixadores que a recomendada aumenta a trabalhabilidade, ou seja, o esforço mecânico do produto durante a dilatação e contração normais, reduzindo a sua resistência.

Utilizar o número de fixadores adequado também contribui para a manutenção da geometria das ondas, evitando a sua deformação e, consequentemente, diminuindo as chances de rachaduras, furos e quebras que podem causar goteiras e infiltrações.

Parafuso para telha Onduline Speedfix

A Telha Onduline possui seus próprios fixadores, que não devem ser substituídos por outros produtos em nenhum caso. Fazer a instalação com outro tipo de material, como pregos telheiros ou borrachas com arruelas, pode provocar rachaduras que possibilitam a passagem da água e podem comprometer a segurança do imóvel.

Da mesma maneira, jamais reboque a cumeeira com cimento na tentativa de aumentar a fixação. Isso pode provocar corrosão nas telhas, o que retira a proteção contra raios ultravioleta e diminui a resistência do material.

4. Madeiramento mal projetado ou em mau estado de conservação

A durabilidade da Telha Onduline é alta. No entanto, por maior que seja a qualidade do material, não é possível garantir um bom desempenho se a estrutura na qual o produto está instalado está mal projetada ou em mau estado de conservação.

Estruturas malfeitas ou calculadas por pessoas não especializadas colocam em risco não só a durabilidade da Telha Onduline, mas a funcionalidade e até mesmo a segurança de todo o projeto.

Por isso, antes de realizar a instalação do produto, verifique se a estrutura de madeira do telhado foi feita por mão de obra com experiência no assunto.

Madeiramento do telhado em mau estado de conservação

Além da adequação estrutural do madeiramento, também é essencial averiguar seu estado de conservação. Caso a madeira utilizada apresente focos de infestação de cupins e outras pragas, esteja podre, úmida ou fragilizada, invista na remodelação ou mesmo na substituição total do madeiramento antes de iniciar a instalação.

A Telha Onduline é a alternativa ideal para quem busca produtos de qualidade, desenvolvidos sob preceitos altamente tecnológicos e ecológicos. No entanto, para evitar qualquer tipo de problema, faça a instalação corretamente!

Agora que você já sabe quais são os fatores que podem influenciar a durabilidade da Telha Onduline, conheça 5 diferenciais incríveis da Telha Onduline para o seu telhado!

1 Response

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.