Cuidados que você deve ter na instalação de telhas Onduline

Vai construir ou reformar e quer saber qual é a melhor maneira de fazer a instalação de telhas Onduline?

Imagem de telha ecológica de fibra vegetal Onduline, na cor vermelha

As telhas ecológicas de fibra vegetal Onduline são bonitas, leves, duráveis e muito resistentes. Além disso, podem ser encontradas em diversas cores e possuem padrão de qualidade internacional. No entanto, para que uma cobertura com telhas Onduline fique perfeita é preciso seguir alguns cuidados específicos durante a instalação.

Fique atento! A montagem das telhas Onduline não é igual à das telhas de fibrocimento.

Entenda quais cuidados tomar na instalação de telhas Onduline para obter os melhores resultados do produto.

Como fazer a instalação de telhas Onduline?

As telhas Onduline oferecem garantia de impermeabilização de 15 anos. No entanto, para garantir a durabilidade do seu telhado e conseguir o melhor desempenho do material, é preciso seguir as instruções de instalação. A seguir descreveremos a instalação correta da Telha Ecológica Onduline Clássica (2,00 x 0,95 m):

1. Inclinação da estrutura

Para que a sua cobertura Onduline proporcione um bom conforto térmico em todo o imóvel é preciso que a instalação seja feita com uma inclinação recomendada de 27%. Para calcular essa inclinação, basta que a estrutura seja suspensa 27 cm a cada metro. Atenção: a inclinação mínima é de 18%, ou seja, nunca instale as telhas Onduline com inclinação menores do que 18%.

Imagem ilustrativa de inclinação recomendada da estrutura para instalação das telhas Onduline

2. Espaçamento entre as telhas

Estrutura de madeira

A estrutura de madeira do telhado deve observar uma distância de 45 cm entre os ripões e de 1 m entre os caibros. As bitolas devem ter dimensões mínimas de 5 x 6 cm no caibro e de 2,5 x 5 cm no ripão.

Imagem ilustrativa do espaçamento entre as telhas para estrutura de madeira

Como as telhas Onduline são muito leves, toda a estrutura precisa estar bem ancorada para evitar danos em dias de tempestade. Por isso, é recomendado que a instalação da cobertura seja feita por um telhadista profissional.

Estrutura metálica

Para a instalação de telhas Onduline em uma estrutura metálica, a fixação deve ser feita a cada 45 cm. Perfis metálicos também exigem que o cálculo da instalação seja realizado por um profissional experiente.

3. Montagem das telhas

O desencontro entre as telhas evita que as bordas se levantem sob a ação do vento forte. O processo de montagem deve seguir a marcação existente: o lado com a marca Onduline deve estar voltado para cima e para a cumeeira.

A telha deve ser recoberta pela próxima, de forma a cobrir o relevo Onduline. Longitudinalmente o recobrimento deve ser de 20 cm. O recobrimento transversal deve sobrepor o espaço de uma onda.

4. Fixação

Um telhado perfeito exige que as telhas estejam bem montadas e bem fixadas à estrutura. A fixação das telhas Onduline deve ser feita com 18 unidades de Prego Fácil Onduline ou 18 unidades de Speedfix específicos para madeira ou para metal, conforme o caso. Tanto o Prego Fácil quanto o Speedfix vedam o local perfurado, evitando que a água da chuva penetre na estrutura.

Imagem de parafuso autobrocante Onduline Speedfix

Os pregos devem ser fixados nas ondas altas e nunca nas baixas. A ordem da fixação deve seguir especificamente o Guia de Instalação Onduline.

 

Dicas extras para um boa instalação de telhas Onduline

Dica 1 – Beiral

O beiral pode ter qualquer medida, desde que o madeiramento seja estendido para acomodar bem as telhas Onduline. O balanço deve ter no máximo 7 cm.

Dica 2 – Cumeeira

O projeto do seu telhado pode incluir uma cumeeira, que deve ser ajustada de acordo com a ondulação de encaixe. A fixação da cumeeira exige a utilização de 18 unidades de Prego Fácil ou de 18 unidades de Speedflix, sendo 9 de cada lado. A cumeeira precisa estar bem firme para evitar que a estrutura se solte e permita a passagem da entrada de água. A Cumeeira Onduline mede 2,00 x 0,48 m.

Imagem de cumeeira Onduline na cor verde

Dica 3 – Lanternim

Para proporcionar melhor conforto térmico nos imóveis localizados em cidades quentes, que tal incluir um lanternim no projeto do seu telhado? Outra opção é utilizar a manta térmica Onduline Termofoil, já que a telha Onduline não é isolante térmica. Também é possível aumentar a inclinação do telhado, o que permite um maior fluxo de ar no interior da edificação.

Dica 4 – Acessórios para telhado

A Onduline oferece uma linha completa de acessórios para telhado como claraboia e passarinheira.

Imagem de uma claraboia Onduline

Dica 5 – Cobertura curva

O seu projeto prevê uma cobertura curva? Consulte a área técnica da Onduline para obter maiores informações sobre como construir a sua cobertura curva com telhas leves Onduline.

Dica 6 – Corte

Durante a instalação das telhas Onduline, a cobertura pode ser cortada com serra disco ou com serrote. Antes do corte, no entanto, é preciso que a serra seja lubrificada com querosene ou óleo de máquina para evitar que o betume presente na telha grude na serra e dificulte o trabalho.

Imagem ilustrativa do corte da cobertura com serra disco

Dica 7 – Manta térmica Onduline Termofoil

Regiões muito úmidas, ou localidades onde há uma grande variação de temperatura entre a noite e o dia, podem favorecer o surgimento de gotas pigmentadas na parte interna da telha Onduline. Para imóveis construídos em regiões com essas condições, é recomendável instalar a manta térmica Onduline Termofoil ou um forro para evitar o contato da umidade com a telha.

Detalhe da manta térmica Onduline Termofoil

A Onduline oferece aos seus clientes guias de instalação didáticos e bem detalhados. Lembre-se que seguir atentamente as instruções do fabricante é a garantia de uma cobertura durável, bonita e que tenha um bom desempenho.

Agora que você já sabe os cuidados necessários para a instalação de telhas Onduline, que tal descobrir como reformar o telhado sem retirar a cobertura antiga?

3 Responses
  1. Claudinei Zanderico

    Estou com projeto do telhado ser de Onduline, porém pretendo colocar vigas roliços de eucalipto no lugar de caibros, por cima placas de OSB, depois manta térmica e por fim a telha Onduline.
    Desta forma, vou eliminar os sarrafos.
    Será que a Telha com a Manta e Placa de OSB tudo junto, terá algum ploblema?

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Claudinei.

      Encaminhamos a sua dúvida para a área técnica da Onduline, que irá responder em breve.

      Obrigado!

      1. Equipe Coberturas Leves

        Olá Claudinei.

        Não há problema desde que respeite os espaçamentos indicados no Guias de Instalação, ou seja, por mais que não existam ripões por conta das placas OSB é necessário ter os 18 fixadores por telha na disposição correta descrita no Guia. Em relação à manta térmica, a Onduline tem o Termofoil que te atenderia nesse projeto sem nenhum problema.

        Obrigado.

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.