Como você pode reformar o telhado sem retirar a cobertura antiga

Reformar o telhado, fazendo a remoção completa das telhas, é uma alternativa demorada, trabalhosa e que traz diversos inconvenientes aos ocupantes do imóvel. Por isso, empresas tem se empenhado em desenvolver soluções mais práticas e funcionais, que ofereçam uma excelente relação custo x benefício.

Entre essas soluções, destaca-se a sobrecobertura de telhas ecológicas. Com a técnica, é possível reformar o telhado sem retirar a cobertura antiga, evitando os transtornos, acúmulo de entulho e o alto custo gerado por esse tipo de obra.

Reformar o telhado sem retirar a cobertura antiga

Você sabe em quais casos a sobrecobertura é indicada? Para esclarecer essas e outras dúvidas, criamos o artigo de hoje. Acompanhe a leitura!

Como funciona a sobrecobertura de telhas ecológicas?

Na sobrecobertura, o novo telhado é instalado sobre o material antigo. Dessa maneira, a estrutura existente é totalmente aproveitada, o que diminui o custo total da obra e apresenta excelentes resultados estéticos.

Como a sobrecobertura pode ser utilizada para reformar o telhado?

Solução muito utilizada para sanar problemas como fissuras e rachaduras, que provocam infiltrações e goteiras, a troca completa do telhado é uma obra cara e desgastante, que gera grande quantidade de entulho e exige mudanças na rotina dos ocupantes do imóvel.

A sobrecobertura de telhas ecológicas é uma alternativa mais prática e eficiente, indicada para quem precisa remodelar coberturas de telhas onduladas ou de cerâmica antigas, que com o passar do tempo e a constante exposição às intempéries sofrem desgastes naturais, mas não quer passar pelos inconvenientes — e nem arcar com as altas despesas — de uma obra completa.

Quais são as vantagens da sobrecobertura de telhas ecológicas na reforma do telhado?

Optar pela sobrecobertura na hora de reformar o telhado traz uma série de vantagens para a sua obra. Entenda melhor cada uma delas!

Oferece maior conforto térmico

Quando a sobrecobertura é instalada, ela cria uma área entre a nova camada de telhas e a antiga, o que favorece a retenção do calor que incide no telhado, diminuindo o aquecimento interno na edificação, deixando a construção mais fresca e, consequentemente, reduzindo os custos com o uso de ar condicionado e ventilador.

Melhora o isolamento acústico

Com a sobrecobertura de telha ondulada ecológica, além de ter um imóvel muito mais fresco no verão, você melhora também o isolamento acústico da construção, diminuindo a recepção dos sons externos e garantindo mais bem-estar dentro do imóvel.

Elimina vazamentos e goteiras

Ao instalar a sobrecobertura, o imóvel ganha uma segunda cobertura, o que garante proteção extra contra eventuais intempéries e umidade, reduzindo significativamente os riscos de infiltrações, vazamentos e goteiras.

Revitaliza o telhado

Além de eficaz, a sobrecobertura de telha ondulada ecológica ainda revitaliza o telhado, já que as diversas opções de cores das telhas renovam o visual e valorizam o imóvel.

Não interfere na rotina de uso do imóvel

Quem já fez uma reforma no telhado sabe: além de complexa, a obra é bastante invasiva, já que interfere na rotina dos moradores, especialmente se for feita no período de chuvas e não houver laje.

Optando pela sobrecobertura, esses inconvenientes não acontecem. Além de evitar o quebra-quebra, toda a reforma acontece na área externa, e você não precisa sair do imóvel enquanto a instalação é feita.

É uma opção ecologicamente sustentável

Quando você opta por fazer uma sobrecobertura, está fazendo uma escolha ecologicamente responsável, já que, além desse tipo de telha ecológica ser produzido com baixo impacto ambiental, a obra não gera descarte de entulho e ainda prolonga a vida útil do material já existente.

A instalação de novas telhas sobre o telhado antigo não sobrecarrega a estrutura?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os consumidores que pensam em instalar a sobrecobertura ao reformar o telhado. No entanto, isso não acontece.

Se a sobrecobertura for instalada sobre um telhado de cerâmica, por exemplo, o peso total não aumenta. Isso acontece porque as telhas de cerâmica absorvem muita água durante a chuva, e seu peso pode aumentar em até 30%.

Sobrecobertura Onduline

As telhas de cerâmica pesam aproximadamente 40 kg por m². Durante a chuva, elas ganham mais 12 kg de água para cada m². A sobrecobertura pesa cerca de 13 kg por m², seca ou molhada, já que as telhas ecológicas têm absorção de água menor que 1%, ou seja, seu peso é praticamente o mesmo com chuva ou sem chuva.

Já, se a sobrecobertura for instalada sobre um telhado de fibrocimento, ela ganha sim algum peso extra. Uma telha de fibrocimento de 6 mm pesa cerca de 16 kg por m², chegando a 21 kg por m² durante a chuva. Ou seja, as telhas de fibrocimento ganham 5 kg por m² em peso contra os 13 kg por m² das telhas da sobrecobertura, gerando uma diferença de 8 kg.

No entanto, ainda que a estrutura ganhe algum peso adicional nesse caso, as vantagens ainda são bastante superiores já que, como você viu, a sobrecobertura elimina definitivamente goteiras e vazamentos, melhora a sensação térmica dentro do imóvel, melhora também o isolamento acústico e é uma opção mais econômica e prática.

Como você pode ver, reformar o telhado sem retirar a cobertura antiga é uma alternativa inteligente, que evita os inconvenientes provocados pela substituição completa das telhas, como a mudança na rotina do uso do imóvel, sem provocar qualquer prejuízo à estrutura do telhado.

Além disso, a sobrecobertura é uma opção econômica, que não desperdiça material, não gera entulho e renova a aparência do imóvel sem pesar no seu bolso.

Para saber mais sobre o tema, leia também o artigo “Reforma do telhado: como economizar usando telhas ecológicas”!

8 Respostas
    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Marcos. Os produtos da Onduline são vendidos em lojas de material de construção e home centers. Os preços variam de acordo com cada região do Brasil. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para encontrar as lojas mais próximas de você: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado!

Deixe um comentário