Passo a passo: aprenda como planejar uma reforma em casa

O planejamento é um pré-requisito muito importante para qualquer tipo de projeto ser executado com perfeição. Entender como planejar uma reforma para a sua casa desde o início é essencial para você definir tudo que precisa ser modificado ou trocado sem quebrar o seu orçamento.

Assim, você consegue evitar gastos desnecessários com materiais, além de contar com uma obra pontual em todas as suas etapas. Pensando nisso, separamos, neste texto, um passo a passo para você planejar a sua reforma com sucesso!

Divida o projeto em etapas

Uma boa estratégia sobre como planejar uma reforma é a elaboração de um cronograma do projeto para, então, dividi-lo em etapas. Com essa medida, você consegue otimizar todo o tempo da obra, melhorando a organização e produtividade da equipe envolvida.

Essa divisão pode ser feita, por exemplo, começando em um quarto, partindo para outro, em seguida para a cozinha, depois para o banheiro e, enfim, para a sala. Esse tipo de fluxo simplifica todo o processo da obra, pois permite melhor manuseio dos suprimentos de materiais de construção e do controle de gastos durante o período.

Mesmo assim, a divisão do projeto pode ser feita de acordo com as necessidades de cada cômodo, principalmente se existir alguma prioridade. O importante é manter tudo organizado e separado em etapas.

Faça um planejamento financeiro

Uma das partes mais importantes de qualquer planejamento de reforma é a previsão dos custos e a definição dos gastos que vão ser realizados na obra. Portanto, é essencial avaliar o quanto antes as suas reais condições financeiras e, então, estipular um teto para que você não ultrapasse o seu limite.

Além disso, para se manter fiel ao seu orçamento inicial, procure pesquisar bastante, comparar os preços dos materiais encontrados no mercado e estudar as formas de pagamento encontradas. A negociação é outra etapa importante para você conseguir valores mais baixos com os vendedores durante a sua busca pelo melhor custo-benefício.

Ainda assim, imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante que você acrescente entre 10% e 20% a mais do valor planejado para os gastos excedentes.

Conheça a estrutura da casa

Antes de entender como planejar uma reforma por questões estéticas, é preciso dar atenção às questões mais profundas que podem existir em seu lar. É comum que haja vários pontos carentes de atenção em sua residência, que necessitam de reparos e que acabam sendo ignorados no dia a dia.

Portanto, anote todas as irregularidades que você encontrar na sua casa. Isso inclui infiltrações, rachaduras, azulejos ocos ou quebrados, fiações danificadas etc. Esse tipo de problema deve ser uma prioridade no seu planejamento, principalmente porque pode se tornar uma grande complicação no meio da reforma.

Por isso, aproveite esse momento de intervenção para resolver todas as falhas em sua casa de uma vez por todas.

Estabeleça um cronograma para a obra

O cronograma é uma etapa muito importante sobre como planejar uma reforma para a sua residência. É nesse momento que você vai listar os seus objetivos, atentando para todos os tipos de alterações que vão ser realizadas.

Com as atividades que vão ser feitas ao longo da reforma listadas, é possível detalhar cada uma delas, desde os custos de cada material até o tempo de entrega do serviço.

Com isso, você terá um cronograma da obra completo, que é capaz de lhe proporcionar maior controle sobre tudo que será feito e quando cada coisa ficará pronta, além de ter um registro linear sobre as etapas a serem realizadas.

Estipule o tempo de duração

Cada tipo de reforma exige um tempo específico, principalmente para que o serviço seja de qualidade. O principal problema é quando esse período se torna um verdadeiro incômodo, já que causa um aumento no fluxo de pessoas na sua residência, além da poeira e do barulho.

Estipular a duração é uma maneira de você planejar a sua rotina de acordo com a realidade, servindo, também, como uma forma de controlar o serviço de quem está trabalhando. Uma conversa com o arquiteto ou decorador pode ser um jeito efetivo de chegar a uma estimativa de prazos para a sua reforma.

A comunicação é muito importante para estipular a duração total, principalmente ao considerar imprevistos que podem atrasar a obra.

Meça os cômodos com precisão

Mesmo que a obra seja simples e você não tenha em mãos um projeto formal com todas as medidas da sua casa, utilize uma trena para medir com a maior precisão possível as dimensões de cada cômodo e escreva tudo de forma compreensível.

Esse tipo de anotação é uma etapa essencial sobre como planejar uma reforma de sucesso, facilitando as futuras consultas e evitando gastos desnecessários com materiais durante o processo.

Por isso, nunca vá a uma loja fazer um orçamento sem levar as medidas exatas das dimensões de cada cômodo que será reformado.

Pesquise os materiais

O planejamento de uma reforma deve incluir uma pesquisa detalhada sobre os custos de cada material que vai ser utilizado na reforma. Além de contar com a ajuda de profissionais da área, as buscas também podem ser realizadas em lojas de materiais ou pela própria internet.

Uma tendência no mercado, a utilização de materiais ecológicos vem crescendo a cada dia. Esse tipo de produto, além de não agredir o meio ambiente, é capaz de trazer beleza e elegância para a sua casa, além de ser uma ótima maneira de economizar dinheiro em uma obra.

Além disso, os materiais sustentáveis são bem resistentes e duráveis, sendo uma ótima escolha para quem deseja um produto de qualidade para a sua reforma.

Agora que você entende como planejar uma reforma em sua casa, não se esqueça de checar se tudo está em ordem antes de começar. Portanto, verifique o estado do piso, se o seu telhado precisa ser trocado, se a pintura está ressecada ou se é necessário trocar a fechadura das portas.

Aproveitando o seu interesse no assunto, não deixe de conferir o nosso texto sobre o que há de diferente em cada linha de telhas Onduline!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.