Como NÃO instalar a telha de fibra vegetal Onduline

De alta durabilidade e resistência, a telha de fibra vegetal Onduline destaca-se no mercado de construção por ser um produto leve e versátil, que diminui os custos e o tempo de execução da obra.

Detalhe de uma telha de fibra vegetal Onduline na cor verde

No entanto, para obter o máximo desempenho do produto e garantir que o seu projeto de cobertura seja executado em total segurança, é fundamental que a instalação seja realizada adequadamente.

Cada modelo de telha ecológica Onduline possui peculiaridades que precisam ser observadas atentamente no momento da instalação para evitar o encurtamento da vida útil do material. Entenda melhor!

Erros comuns na instalação da telha de fibra vegetal Onduline

Embora seja conhecida pela praticidade na montagem, a telha de fibra vegetal Onduline é um produto com características próprias. Portanto, tentar instalá-la como suas similares em cerâmica, PVC ou fibrocimento é um dos maiores erros que você pode cometer. Conheça alguns outros equívocos importantes que devem ser evitados:

1. Utilizar pregos telheiros

A telha de fibra vegetal Onduline deve ser fixada exclusivamente com os seguintes materiais:

  • SpeedFix, parafuso 1/4 x 68 mm autobrocante com cabeça Philips e anilha embutida, utilizado em estrutura de madeira ou metálica.

  • Prego Fácil, prego 3,4 x 65 mm, com anilha embutida, utilizado em estrutura de madeira.

Esses fixadores podem ser encontrados nas cores vermelho/marrom, verde e terracota, garantindo assim a unidade visual da sua cobertura.

É importante que você use sempre os 18 fixadores para cada telha Onduline Clássica ou Onduline Stilo e 5 fixadores para cada telha Onduvilla.

A utilização de pregos do tipo telheiro no lugar dos fixadores recomendados diminui a vida útil do produto e provoca a perda de garantia de 15 anos de impermeabilização.

Pelo mesmo motivo, jamais substitua as anilhas Onduline por borrachinhas com arruelas. Com o passar do tempo, elas ressecam e causam infiltrações que podem comprometer a segurança da sua cobertura.

2. Não checar a estrutura do telhado

Um dos erros mais importantes que você deve evitar ao instalar a telha de fibra vegetal Onduline é não dar a devida atenção à estrutura do telhado.

Quando a base da cobertura é de má qualidade, está em péssimo estado de conservação ou fora das especificações mínimas para a instalação, ainda que as telhas escolhidas sejam de excelente qualidade, fica impossível obter um bom resultado.

Além disso, madeiramentos mal executados ou danificados podem comprometer a segurança de toda a edificação e, consequentemente, de seus ocupantes. Por isso, conheça alguns aspectos importantes a serem considerados para obter o máximo desempenho das telhas ecológicas Onduline:

Inclinação mínima

Para os modelos de telhas ecológicas Onduline Clássica, a inclinação mínima necessária do telhado é de 18%. No caso dos modelos Onduvilla e Onduline Stilo, a inclinação mínima é de 27%.

Em todos os casos, não há inclinação máxima permitida. As telhas ecológicas Onduline podem ser instaladas até mesmo em posição vertical.

No entanto, fixar as telhas com inclinação abaixo da recomendada, além da perda da garantia, pode provocar danos que comprometem o desempenho do produto.

Espaçamento

Se a estrutura do telhado onde você pretende instalar a telha de fibra vegetal Onduline for de madeira, é essencial que os caibros tenham bitola mínima de 5 cm X 6 cm e os ripões tenham de 2,5 cm X 5 cm.

A distância entre os ripões precisa ser de 45 cm do eixo para os modelos Onduline Clássica com balanço de beiral de 7 cm. Para o modelo Onduline Stilo é necessário 46 cm, com balanço de beiral de 5 cm. No caso da telha ecológica Onduvilla, a distância entre a primeira e a segunda ripa deve ser reduzida na primeira fiada de telhas de 32 cm para 27 cm, devido ao balanço de beiral máximo de 5 cm.

Caso a estrutura seja metálica, é fundamental contratar um engenheiro ou calculista estrutural para a realização dos cálculos. Nesse caso, o profissional também deverá respeitar o espaçamento de acordo com o modelo da telha. A largura do perfil metálico onde a telha será apoiada, deverá ter pelo menos 5 cm.

 

3. Instalar as telhas ao contrário ou fora de ordem

O desencontro adequado das telhas é fundamental para garantir um bom aproveitamento do material, pois evita que o fixador fique curto demais e acabe não alcançando o ripão.

Também é importante ficar atento para não instalar as telhas ao contrário. Para não errar, anote a dica: a marca Onduline precisa estar sempre para cima e no sentido da cumeeira.

A montagem das telhas deve ser iniciada sempre pela parte inferior do telhado. Para não errar na ordem das demais, consulte o diagrama que vem no guia de instalação de cada modelo.

4. Fazer a sobreposição de maneira inadequada

Para obter o máximo desempenho da telha de fibra vegetal Onduline, é fundamental que você esteja bastante atento às instruções de sobreposição do material.

Realizar a sobreposição de maneira inadequada pode causar danos na cobertura provocados pelo vento e por infiltrações, além de diminuir a vida útil do material e implicar na perda de garantia do produto.

Um dos cuidados mais importantes a serem tomados é verificar a direção do vento no local da instalação e fazer a sobreposição das telhas sempre na direção contrária, o que aumenta a durabilidade do material.

Para a instalação da telha de fibra vegetal Onduline, a sobreposição deve atender aos seguintes critérios:

  • Longitudinal, no sentido do comprimento, por 20 cm para Onduline Clássica; 16 cm para Onduline Stilo; 12 cm para Onduline Stilo 3D e 8 cm para Onduvila

  • Transversal, no sentido da largura, por uma onda

Como as telhas ecológicas Onduline são leves, é muito importante  que se faça a ancoragem adequada do telhado à estrutura da edificação, evitando assim danos causados pelo vento.

A leveza do produto, no entanto, não implica em menor durabilidade. A telha de fibra vegetal Onduline é a melhor opção para sua cobertura, pois passa por rigorosos controles e é fabricada segundo padrões europeus de qualidade. Sua resistência foi comprovada em testes de Túnel de Vento, em que suportou ventos de até 290 km/h  quando instalada sobre estruturas de madeira e de até 318 km/h sobre estruturas metálicas.

Agora que você já sabe como NÃO instalar a telha de fibra vegetal Onduline, descubra como encontrar arquitetos que trabalham com sustentabilidade para tocar o seu projeto.

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.