Confira agora 5 dicas práticas sobre como limpar telhado

Já parou para pensar que saber limpar o telhado é um conhecimento essencial para manter os cuidados com sua casa em dia? E não é nada difícil entender o motivo! Impregnando nas telhas, o acúmulo de sujeira prejudica a estética da construção, sem contar que, em alguns casos, musgos e lodo podem tomar conta. Se essa camada não for logo removida, danos superficiais podem se tornar permanentes.

Além do mais, mesmo ficando paradinho, o telhado pode acumular lixo, especialmente em regiões onde há muito vento. E sabia que isso pode causar vários problemas? O escoamento de água pode ficar prejudicado, por exemplo, favorecendo o surgimento das temidas infiltrações. Fora que sujeira sempre atrai visitas não muito desejadas, como de baratas e escorpiões.

Nossa introdução foi motivadora o suficiente para você ler um pouquinho mais sobre como limpar telhado? Acompanhe nossas dicas e fuja dessa cilada!

Quando deve ser feita a limpeza do telhado?

O ideal é que a limpeza do telhado siga uma certa periodicidade. Você pode se organizar para fazer uma limpeza mais grossa anualmente, momento em que devem ser executadas ao menos as seguintes tarefas:

  • limpeza das calhas;
  • retirada de lixo;
  • verificação de telhas quebradas.

Sempre que se incomodar com o aspecto estético das telhas, providencie uma limpeza mais intensa, com o uso de materiais especiais e jatos de água de alta pressão.

Como limpar telhado de forma segura e eficaz?

O mais recomendado é contratar uma empresa especializada no assunto, que conte com funcionários experientes e ofereça a eles todo o equipamento de proteção necessário. Contudo, se isso não for possível, aqui vão algumas das principais dicas para que você mesmo consiga executar o processo com a maior segurança possível.

1. Posicione a escada com cuidado

A maioria dos acidentes relacionados a limpezas de telhado acontecem durante a subida ou a descida. Uma escada posicionada inadequadamente não oferece a firmeza necessária para aguentar o peso e a movimentação de uma pessoa, aumentando assim as chances de queda. 

Em relação a esse quesito, a solução não tem tanto mistério: escolha um ponto em que o piso e o apoio no telhado sejam o mais firmes possível. Além do mais, trate de usar uma escada que esteja em excelente estado de conservação, sem nenhum degrau bambo ou escorregadio.

2. Adquira produtos específicos

Há no mercado produtos específicos para a limpeza de telhados, que variam de acordo com o material da telha. São ótimas pedidas, uma vez que facilitam a remoção da sujeira sem danificar a superfície, além de reduzirem significativamente o tempo gasto com o processo.

3. Utilize equipamentos de segurança

É sempre importante portar equipamentos de segurança durante a limpeza nas alturas para que, no caso de um acidente, os danos sejam menores. Dentre os itens recomendados para a limpeza de telhados estão capacete e cordas para fixação. Sim, é um investimento a mais a fazer. Mas será que vale a pena correr o risco? Melhor não.

4. Pise em tábuas de madeira

Existem tábuas de madeira que se fixam na telha para permitir um ângulo de maior estabilidade enquanto você estiver em cima do telhado. Desse modo, a possibilidade de quedas causadas por desequilíbrio diminui bastante. Mais um investimento imprescindível para sua segurança.

5. Use uma lavadora de alta pressão

Esse tipo de máquina traz mais força para o jato de água, fazendo com que ele funcione como um excelente removedor mecânico daquelas sujeiras mais encrustadas nas telhas. O equipamento é muito eficaz para a retirada de musgos e marcas de corrosão superficiais. Não quer comprar? Sem problema! Normalmente, é possível alugar.

Além dessas medidas de segurança, também é importante cuidar do seu conforto durante todo o processo. Para isso, escolha dias frios e nublados, a fim de evitar queimaduras solares e desconforto térmico

E não se esqueça de que grande parte dos resíduos limpos serão direcionados para as calhas. Elas devem, portanto, ficar por último. 

Agora que você aprendeu como limpar telhado com segurança e eficiência, nada de esperar que surja algum defeito estético ou na estrutura para providenciar essa faxina, combinado? E que tal compartilhar nosso post em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também aprendam essas dicas essenciais? Quem sabe alguém até se voluntaria para ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Gostaria de agendar uma visita com um profissional para fazer um orçamento.Meu telefone é (11)95366-7983. Obrigado

      Olá Rene
      Nós não fazemos este tipo de serviço.
      Estamos apenas dando algumas dicas para limpar o telhado.

      Equipe Coberturas Leves

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.