3 dicas de como cuidar bem do seu telhado

Na reforma de uma casa, costumamos pensar em tudo: cores, móveis, acabamentos etc. A casa nova se torna o reflexo de nossos esforços e sonhos. Mas é comum esquecermos questões básicas, como o telhado.

Seja em uma casa adquirida recentemente, seja na repaginação da casa onde você vive há anos, o telhado merece atenção. Afinal, é ele que vai proteger seu lar das intempéries que podem deixar uma bela casa com muitos problemas.

Confira, neste artigo, 3 dicas de como cuidar do telhado e saiba, também, quando está na hora de trocá-lo por um novo. Boa leitura!

Entenda por que é importante cuidar do telhado

O telhado protege toda a estrutura da casa. Além disso, interfere na temperatura do ambiente. Quando um telhado apresenta problemas, você perceberá alguns sintomas, como:

  • infiltração nas paredes;
  • manchas nas paredes;
  • pintura descascando;
  • estufamento;
  • mofo;
  • goteiras.

As causas podem ser diversas e vão exigir investigação e possíveis reformas. Mas, antes de chegar a esse ponto, você pode tomar algumas precauções para cuidar do telhado.

Veja 3 dicas essenciais de como cuidar do telhado

Tudo na vida tem prazo de validade — e com o telhado não seria diferente. Contudo, é possível tomar algumas precauções para que não seja necessário fazer uma reforma completa. Basta prestar atenção e cuidar do telhado em aspectos principais.

1. Verifique se as telhas estão fixadas corretamente

As telhas são essenciais na estrutura. O primeiro ponto em relação a elas é conferir se estão bem encaixadas. Seu deslocamento pode acontecer por causa do vento, da chuva ou até pelo fato de alguém subir no telhado.

Portanto, a cada 6 meses, aproximadamente, verifique se alguma telha está fora do lugar ou se o telhado está precisando de um reforço. Assim, você evita que a água entre no forro e faça grandes estragos.

2. Faça a manutenção periódica das telhas

A manutenção evita problemas. No caso das telhas, as que estão quebradas ou rachadas devem ser substituídas. Além disso, é importante checar se estão na validade — especialmente em uma casa recém-adquirida.

Também é fundamental manter o telhado e as calhas limpas, pois sujeira faz com que a água não corra pelo lugar adequado, o que gera um peso extra na estrutura.

Outro aspecto importante é ver o que há ao redor. Se você tem uma árvore por perto, mantenha-a podada para que galhos ou frutos não danifiquem o telhado.

3. Verifique o madeiramento do telhado

A base do telhado geralmente é de madeira. Nesse caso, é importante saber se essa base foi instalada conforme as normas de cobertura exigidas. Confira se está em boas condições, se o grau de inclinação é adequado e se as ripas, vigas e caibros não estão comprometidos por insetos ou deterioração.

Outro aspecto fundamental é que esteja isolada. Por isso, é normal que se tenha uma subcobertura entre o madeiramento e as telhas. Com essa parte bem-feita, dificilmente será necessário trocar esse madeiramento.

Saiba quando é necessário trocar o telhado

Se as telhas estão comprometidas, é preciso substituí-las. É essencial seguir o mesmo modelo para que fiquem corretamente encaixadas. Agora, se a casa apresentar sinais de um telhado com problemas pode ser necessária uma troca no telhado todo ou em alguns de seus elementos.

Se as telhas estão íntegras, é possível que a questão esteja na estrutura. Você pode resolver com a substituição de algumas partes, mas é essencial consultar alguém que entende — para não trocar mais do que o necessário.

Já se você tem vontade de trocar o telhado para deixar sua casa mais estilizada e bonita, é importante tomar alguns cuidados:

  • consulte um especialista, pois escolher outro material pode exigir mudança na estrutura;
  • considere a região em que vive e compre materiais adequados;
  • adquira materiais de qualidade e durabilidade, assim, seu telhado durará anos.

Saber como cuidar do telhado é uma maneira de manter a casa bonita e segura. Nem sempre algum problema precisa de grandes reformas. Mas se ela for necessária, é preciso fazê-la com segurança para garantir o melhor telhado por um longo tempo.

Se você vai reformar o seu telhado e quer economizar, confira mais um de nossos posts e saiba como calcular essa reforma e fazer boas escolhas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.